[Resenha] O Teste

O Teste
Título Original: The Testing (The Testing #1)
Autor(a): Joelle Charbonneau
Editora: Única                      Páginas: 320
Lançamento: 2014               ISBN: 9788567028231
Sem título-2 ||Compare & Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?
O Teste, publicado no Brasil pela Única Editora, é o primeiro livro da trilogia distópica de mesmo nome da autora Joelle Charbonneau. Neste livro, o mundo foi vitimado pelos “Sete Estágios de Guerra” e o pouco da humanidade que sobrou, foi organizado em colônias. É um universo árido e que sofre os efeitos de uma guerra químico-radioativa, falta água limpa, energia, solo fértil para cultivo (o que gera escassez de alimentos), as plantas e animais sofreram mutações e educação em uma universidade é sinônimo de estudos direcionados para recuperação do planeta, contudo poucos têm esta oportunidade. Ao final do que seria equivalente ao segundo grau, os estudantes formados podem ou não ser selecionados para o Teste e aqueles que forem aprovados irão seguir com os estudos, mas há muito sigilo ao redor desta prova, ninguém sabe direito como é realizada e aqueles que passaram por isso não guardam memórias desta época. Quando a colônia mais pobre da Comunidade das Nações Unificadas, Cinco Lagos, tem quatro de seus membros escolhidos para o Teste a comoção é grande e a jovem Malencia Vale (Cia), vê seu sonho da universidade revelar-se uma questão de vida e morte, seu maior pesadelo.

O que mais gosto quando leio uma distopia é sentir medo, não aquele de quando vemos um filme de terror, mas aquele sentimento aflitivo em relação ao nosso futuro, de ver o mundo que conhecemos destruído e a humanidade quase extinta, foi assim que me senti com este livro e achei isso bem positivo.

A história dá seus primeiros passos mostrando a jovem Cia e sua ansiedade em ser ou não escolhida para fazer o teste, seus sentimentos são palpáveis e você se sente parte da realidade da garota, a narrativa em primeira pessoa por sua voz ajuda na aproximação, é um texto que flui bem e envolve do começo ao fim, as descrições são ricas em detalhes, o cenário apresentado é um soco no estômago, tal o grau de destruição e mudanças. Os animais mutantes e também os seres humanos nesta condição geram sentimentos controversos. Pena, repulsa, nojo, medo, tristeza, caminham lado a lado.

A história não é entregue logo de início, vai sendo revelada aos poucos, pelas experiências de Cia, que nos insere em seu universo enquanto vive uma experiência única e perigosa; os capítulos vão ficando mais e mais angustiantes conforme se avança na leitura, percebemos o quanto o Teste é intrigante, perigoso e imprevisível.

Cia é cheia de princípios, pode até ser uma qualidade louvável, mas que me deixou muito nervosa, ela confiava demais nas pessoas, via bondade onde não existia e eu sentia que uma grande traição estava se aproximando. É uma garota generosa e cheia de esperança, que surpreende o governo com sua atitudes e a nós também, preparem-se para uma protagonista que não abandona suas convicções, mesmo discordando de muitas de suas atitudes, no final Cia me deixou feliz com sua atuação. É madura, reluta em matar, mas é bem fria em outros aspectos, possui habilidades incríveis em mecânica e botânica, o que caracteriza bem a formação dos jovens nesta nova realidade, que busca acima de tudo, sobreviver.

E não pensem que é só caos, nossa garota vive um romance com Thomas, um jovem que veio com ela de Cinco Lagos, mas eu não me rendi, embora seja meigo, minha desconfiança dominou, não acreditei no amor do mocinho, contudo, há um outro rapaz na trama, Michal, que me conquistou, queria que Cia e ele se aproximassem.

E claro que há um jogo político por trás de tudo isso, a prova é o surgimento de rebeldes que mostram para Cia que ela não está só em sua empreitada, que muitos têm fé em sua honestidade e desejam que ela passe no Teste. Conspiração, traição, esperança. Pode estar o futuro da humanidade nas mãos de Malencia Vale? É uma pergunta que vai prevalecer com você, pois o final é conclusivo para a questão do Teste, mas abre portas para Cia em algo, que ouso dizer, será ainda pior. Senti uma enorme frustração ao chegar nas última páginas, eu não conseguia acreditar que Cia estava em determinada situação, mas mais uma vez sua engenhosidade me surpreendeu. Preciso de Estudo Independente.







2leep.com

50 comentários:

  1. Oi!!

    Eu tenho uma quedinha (ou um barranco, como diz o meu irmão) por distopias. Sempre procuro ler quando são lançadas, mas minha pilha tá tão grande que nem sei. Essa parece realmente ser uma história boa, fiquei curiosa. Cia parece o tipo de personagem que eu gosto, apesar de eu ficar com o pé atrás com pessoas que confiam nas outras logo de cara...

    Beijos!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, tudo bem?
    Nossa, sem fôlego com essa história. Todo mundo está elogiando. Um roteiro digno de Hollywood!!! Gostei muito do caráter da protagonista, eu sei que acreditar na bondade de todo mundo pode parecer inocência, mas é assim que nós deveríamos ser. Infelizmente o mundo não é cor de rosa, então, entendo sua apreensão com o comportamento dela.
    Adorei e no meu caso, preciso de O Teste também, além do Estudo independente.
    parabéns pela resenha, adorei como sempre.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou participando de um Top Comentarista e LOUCA pra conseguir esse livro! Estou precisando de uma trilogia das boas, não, das épicas, que me faça sentir o que só consegui com Jogos Vorazes! <3

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. eu também fico assim Cida, apreensiva porque penso que isso pode ser uma realidade e ai o medo bate!
    não sei se leria, ando em uma fase em que os romances são meus preferidos!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila! Sei bem que sua praia são os romances, mas se decidir apostar nas distopias, esta é bem legal.

      Excluir
  5. Oie, tudo bom?
    Nossa, essa distopia é sensacional e me surpreendeu muito. Cheia de mortes, tensões e situações de apreensão. Também estou louca para começar a ler Estudo Independente, principalmente depois daquele final. Eu também ficava com raiva da Malencia e seu excesso de confiança nas pessoas.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não tinha de forma alguma me atentado para esse livro,ele não despertou nenhum pouquinho de interesse em mim,mas amo distopias e essa parece ser uma daquelas impactantes que nos fazem pensar sobre o futuro da humanidade.... Vai correndo para a minha lista....

    Resenha perfeita...

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  7. Eu confesso estou um pouco saturada com as distopias, mas andam elogiando tanto esse livro e depois de ler sua resenha eu vou dar mais uma chance, afinal, ao que parece ainda temos um pouco de romance! rs

    Bjs, Michele

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida,
    estou bem curiosa para ler este livro.
    Só vejo resenhas falando muito bem, e a sua me convenceu que vou gostar bastante dele rssrsrs

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei a história do livro, Cida, e gosto bastante de jogos políticos envolvendo. Parece um incrível livro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é mais um daqueles unanimes que todo mundo curto. Tb adoro distopias, então estou bem animada para ler O Teste. Adorei a resenha

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie Cida =)

    Estou lendo várias resenhas positivas desse livro e confesso que ele vem me chamando bastante atenção. Amo distopias e essa pelo visto é uma que vale a pena =D

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  12. Oi Cida, tudo bem?
    Esse livro parece ser bem intenso. Fiquei agoniada só em ler a resenha. Dica mais do que anotada, pois gosto de distopias que causem impacto.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  13. Gosto do tema que é levantado com o livro. Tenho visto muitos elogios, e você também gostou muito. Fico feliz.
    Gostaria de ler um dia.
    Costumo ficar nervosa também com algumas personagens.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. oie Cida
    eu tive uma relação amor/ódio com esse livro rs
    Tá até difícil formular a resenha. Mas apesar de não ter caído de amores, quero ler o segundo.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacque! Quero saber o que te irritou. Bjos!!!

      Excluir
  15. Oi Cida!
    Não sei se realmente quero ler esse livro.
    A premissa não me atrai, mas você elogiou tanto que fiquei curioso. O que me deixa receoso é que, dificilmente, uma distopia me agrada. Por isso, quase nunca arrisco-me a ler alguma. Mas acredito que darei uma chance em breve. Parece ser bom mesmo.
    Parabéns pela ótima e animadora resenha! :D
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Le! É um livro para quem gosta do gênero, eu curto bastante, se você ler espero que seja uma boa experiência.

      Excluir
  16. Oi Cida, este livro me chamou atenção primeiramente pela capa. É a primeira vez que li uma resenha sobre ele e adorei. Amo distopias, e sou assim como você, gosto de ficar tensa quando leio sobre mundos destruídos e a desesperança de um mundo melhor. Gosto também de imaginar como seria caso isso acontecesse e como os humanos se movimentariam para reconstruir seus futuros. Adorei a dica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina? A cada uma que leio me pego pensando no caso, e não duvido que algumas situações poderiam mesmo acontecer.

      Excluir
  17. Oie Cida
    Eu li O Teste recentemente é amei, agora quero Estudo Independente. Adorei a Cia, ela é muito esperta e inteligente. Sério que você não gostou do Thomas? Eu gostei, sim.. tem algumas coisas que ele precisa revelar, mas eu gostei dele. Aquele final acabou comigo.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  18. Olaaa!
    Eu sou apaixonada por distopias! Estou namorando o Teste a muuuito tempo! Li em uma resenha "Se sentir nos campos de Jogos Vorazes com a força de um Audácia" Me deixou suuuper animada!
    Adorei a resenha me fez querer ainda mais! :)

    um beeijo Lara
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Já tinha ouvido falar sobre esse livro e fiquei super interessada, principalmente porque AMO distopias. Desde Jogos Vorazes se tornou um dos meus gêneros literários favoritos. Sua resenha me fez ter ainda mais vontade de ler essa série e espero fazer isso logo *-*

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Depois da resenha fiquei curiosa para ler esse livro queroo mto ler ele

    ResponderExcluir
  21. Um tema distópico é sempre bom de ler. E este pelo que vejo nas resenhas é muito bom. Não vejo a hora de poder conferir cada detalhe mencionado na resenha. Ansiosa por isso. Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Estou querendo ler esse livro desde o seu lançamento, mas como gosto de ler a série toda, fiquei esperando o lançamento dos outros. Finalmente o terceiro sai agora em outubro. Vou colocar a leitura em dia. Gostei da sua resenha.

    ResponderExcluir
  23. Histórias perfeitas precisam ser compartilhadas. Essa história... é... sensacional! Comentei no meu facebook que é uma mistura de jogos vorazes e divergente e a pesonagem principal, cia, é bem parecida com a Tris de Divergente. Li em epub e vou querer os livros físicos. preciso que eles estejam na minha estante :)

    ResponderExcluir
  24. Esse livro tem uma capa incrível e uma premissa maravilhosa, que chama o leitor a história. Fiquei muito curiosa desde que li a sinopse pela primeira vez, e realmente não vejo a hora de lê-lo. Como amo distopias, sempre procuro alguma para ler, e essa parece ser uma das boas.

    ResponderExcluir
  25. Nunca li distopias mas li esse livro por acaso e me apaixonei não so da história em si, que nos remete como o mundo pode ficar se caso haja alguma guerra no mundo e como nós como sendo jovens precisamos estar preparados para ser líderes, desejo ler todos da trilogia ! amei a resenha

    ResponderExcluir
  26. Love distopias, e O Teste é maravilhoso, muito bom mesmo, me lembrou muito 1984 de George Orwell, muito interessante, muito suspense, muita aventura

    ResponderExcluir
  27. Distopias podem parecer situações impossíveis, porem não vejo assim, o Teste é um exemplo de um futuro eminente, pelo que li nessa resenha e em outras, a realidade que Cia encontra é provavelmente a que nossos netos e bisnetos encontrarão se a degradação do meio ambiente continuar no ritmo em que se encontra. Nós já enfrentamos situações parecidas, falta de água em alguns lugares do mundo, perigos de exposição a radiação em outros, guerras com finais previsíveis e toda a questão de uma sociedade autoritária e perigosa em demasia. Vejo distopias como O Teste como um alerta e não mera ficção.

    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  28. Gostei muito desse livro, é ótimo, curto muito distopia, estou super ansiosa pra ler a continuação Estudo Independente.

    ResponderExcluir
  29. Deve ser otimooo, tenho ele mas ainda não li!

    ResponderExcluir
  30. O livro já me chamou a atenção só por ser uma distopia. E no decorrer da resenha, vários dos pontos ressaltados me fizeram ter mais certeza ainda de que preciso ler este livro. Foi pra listinha! Otima resenha!

    ResponderExcluir
  31. Também tenho esse mesmo medo seu quando leio distopias: como será o futuro da humanidade?
    Tenho muita vontade de ler essa série, parece ser muito boa! Só não gostei do fato da Cia sair acreditando em todo mundo, odeio personagens assim! Gosto dos bem desconfiados, sabe?
    Ótima resenha! Bjs <3

    ResponderExcluir
  32. Oi Cida, eu simplesmente amo distopias e tenho que concordar com você, em relação ao que algumas delas no fazem sentir, como o fato da aflição sobre o futuro do mundo em que vivemos, e pelo o que você citou desse mundo distópico de "O Teste" me lembrei bastante de "Estilhaça-me", há diferenças é claro mas em relação ao solo fértil, animais etc me lembrou bastante.
    Acho que vou curtir muito a leitura, Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Olá Cida,

    Gostei muito desse livro, é ótimo, curto muito distopia, estou super ansiosa pra ler a continuação Estudo Independente

    ResponderExcluir
  34. Enredo muito interessante, daqueles que prende a atenção do leitor até a última página, vale a pena conferir, essa bela obra.

    ResponderExcluir
  35. Oi, parece ser ótimo, preciso me arriscar a livros como esse :)

    ResponderExcluir
  36. Oiii Cida!..

    Bom, vejo uma baita mistura ai de a seleção (pelo fato de eles serem escolhidos) divergente + jogos vorazes.. Tudo junto e misturado. Parece ser algo interessante. A sua resenha foi a primeira que eu entendi sobre o que realmente se trata essa distopia. Parece ser legal. Faz uma visita! http://milleguas.blogspot.com TAMBÉM TEM SORTEIO! :)

    ResponderExcluir
  37. É massa ver protagonistas femininas em distopias que sabem muito de muita coisa e se virem bem. Uma pena que tenha essa quase obrigatoriedade de um romance, mas estou com muita vontade de ler a série para saber como essa(s) história(s) se desenrola(m).

    ResponderExcluir
  38. Geralmente, a distopia é um dos gêneros que gosto de ficar aflito quando leio. Entendo claramente quando você fala dessa aflição em relação ao futuro da humanidade. É isso que eu espero de uma bela distopia. Além disso, a autora acertou em cheio com essa protagonista. Já em tornei fã dela, sem nem conhecê-la ainda.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  39. Eu gostei da resenha, me chamou a atenção, esse livro tem tudo para ser muito interessante, estou ansiosa para ler...

    ResponderExcluir
  40. Como eu amo distopias, eu queria muito poder ler esta, já que dizem que ela é muito parecida com outras mais conhecidas... Estou participando da promoção para ganhar a trilogia!

    ResponderExcluir
  41. Eu preciso desse livro..resenha diva

    ResponderExcluir
  42. Bela obra, uma excelente pedida, para quem gosta de uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  43. Oi Cida, tudo bom?? menina, essa triloigia está dando o que falar...só leio comentários mais que positivos, e vendo sua resenha percebo que vou adorar acompanhar a tragertória de Cia pelos testes, conhecer mais sobre os outros personagens.Estou louca pra ter e ler esse livro... Parabéns pela resenha, ficou sensacional.

    bjs

    ResponderExcluir
  44. Oiee
    Por um momento eu achava que eu era a única a querer que rolasse algo entre a Cia e o Michal,confio mais nele do que no Thomas.Adorei o livro e estou curiosa com o próximo,a história me surpreendeu já que eu não esperava muito da trilogia e a leitura fluiu muito rápido.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!