[Resenha] No Terceiro Dia, a Geada

No Terceiro Dia a Geada (Amanhã #3)
Título Original: A Killing Frost (Tomorrow #3)
Autor(a): John Marsden 
Editora: Fundamento           Páginas: 240
Lançamento: 2011               ISBN: 9788576762782

amanha_3 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads|
Quando sua terra é invadida, seu povo é aprisionado e toda a liberdade e os sonhos de um futuro maravilhoso caem por terra, você tem duas escolhas: render-se ou... lutar. Mesmo sendo um pequeno grupo de adolescentes sozinhos e despreparados, Ellie e seus amigos continuam a resistir à perseguição cruel que tomou conta do país deles. Ao escolher um alvo tão grandioso quanto difícil de ser atingido, esses heróis modernos têm um desafio superarriscado que pode mudar o curso da guerra. E torná-los inimigos número 1 dos invasores. Uma história de muito suspense, ação e explosões, em que, a qualquer momento, tudo pode mudar. AMANHÃ, NO TERCEIRO DIA, A GEADA é o terceiro volume da série que foi escolhida como a mais fascinante pelos jovens leitores nos EUA, na Suécia e Austrália. Uma história que prende o leitor do início ao fim. Este livro vai ficar na sua memória para sempre.

Este é o terceiro livro da Série Amanhã de John Marsden, publicada no Brasil pela Editora Fundamento. Está série, ambientada na Austrália, conta a história de um grupo de jovens que teve seu país invadido e graças a estarem em um acampamento no momento deste ataque, conseguiram ficar em liberdade. Desde então, Ellie, Corrie, Kevin, Hommer, FiLeeRobyn e Chris lutam contra o exército inimigo diariamente, embora pareça impossível vencer. Alguns de nossos amigos têm se saído bem até o momento, outros… nem tanto. 

Seis meses se passaram desde a invasão, mas já aconteceram tantas coisas, que a sensação é de que tenha sido uma vida. Após o horrível acontecimento nos momentos finais de O Silêncio na Noite, nossos amigos que já deram uma pausa por causa das perdas, agora estão congelados e sem ação, tentando dar um novo passo, mas sem forças para isso. As novas ideias de ataque que surgem, não parecem mais tão atraentes e acabam sendo deixadas de lado. Contudo, as desavenças surgidas após lerem os relatos de Ellie sobre suas aventuras, acabaram, outra vez estão unidos e em clima de amizade, arriscando até mesmo sonhar com um futuro de paz e tranquilidade. 

A cada novo livro esta trama fica mais forte e os personagens mais reflexivos, crescendo gradativamente. Eles encaram bem a situação atual, mas pagam pelas marcas que esta guerra está deixando em seu corpo e em suas almas,  podem até ser adolescentes saídos da escola, ou melhor dizendo, eram adolescentes, pois depois de sujar as mãos com o sangue de outros, isso precipita a maturidade e te leva direto para uma vida sem ilusões, mais dura e real, uma vida adulta e nada fácil, embora bem lá no fundo, ainda sejam apenas um bando de garotos assustados.

Nossa narradora e protagonista, Ellie, continua contando como está sendo sua luta ao lado dos amigos, e pela primeira vez se mostra muito fragilizada e sem vontade de seguir em frente, ela chega mesmo a torcer para que os planos não saiam como previsto e eles possam desistir de novos ataques. No entanto, após a fase de letargia, o grupo elabora o ataque mais arriscado executado até agora, que poderá ser um sucesso ou um total fracasso, qualquer que seja o resultado, a vida deles vai estar em um perigo ainda maior.

Ellie pode até parecer covarde em um primeiro momento, mas o que teme mesmo, é a perda, não quer ver seus amigos morrerem, já que não tem certeza que verá os pais outra vez, não pode ficar sozinha, mas isso é com ela, pois os demais estão doidos para executar o tal plano destemido, custe o que custar.  Aqui temos uma grande inversão de papéis, Ellie quieta, ao passo que os demais parecem ter absorvido sua energia e audácia.

Sabem, eu amo ação e emoção, até senti falta disso no livro anterior, que não é tão agitado quanto o primeiro, mas o desenrolar da trama acabou me deixando com sentimentos diferentes e confusos, ao mesmo tempo que quero que eles vençam, não quero perder mais nenhum personagem querido e acabei dividindo com Ellie seu ponto de vista cauteloso, embora tenha desejado muito que ela tivesse exposto aos outros seus medos com mais veemência, ela guardou demais o que sentia, perdendo a oportunidade de evitar o que viria a seguir.

Eu fiquei maluca com o resultado das ações de Ellie e seus amigos, foi mil vezes pior do que temi, pois o que eu via era eles dando voltas sem chegar em lugar nenhum e se pondo em perigo desnecessário, isso provou ser a pura verdade, já que nada de bom aconteceu e eles sofreram muito.

Este foi o livro mais sofrido até agora, para os personagens e para mim, em cada página eu pensava que a morte estava garantida e o fim iminente, sei que a série tem sete livros, mas não dava para imaginar ninguém vivo depois deste terceiro volume, é tanta falta de esperança que não dá para largar o livro antes de saber se vai acontecer algo bom. Em algumas partes o ritmo foi mais lento, em outras mais sangrento e no final veio uma reviravolta e tanto, até chorei desta vez.

O autor está de parabéns por sua ousadia, não só por criar uma trama que nos deixa tensos todo o tempo, mas por ter coragem de não poupar seus jovens personagens e colocá-los em cenas sangrentas e violentas, de guerra mesmo, com direito até a torturas, isso dá uma intensidade e realidade para a história, pois sabemos que em épocas de guerra, ninguém sofre menos por ser jovem, todos estão expostos ao perigo em igual medida.

O final, tal como nos outros dois livros, é um fechamento de ciclo, o novo livro vai vir com uma nova fase e ainda na guerra, mas com certeza com muitas outras emoções. A minha pergunta permanece... Quem vai sobrar para ver o amanhã?


Série Amanhã







2leep.com

16 comentários:

  1. Oi Cida,
    tenho curiosidade para ler esta série, mas confesso que nem li o primeiro ainda rsrsrs
    Bom saber que a história continua boa

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Suas resenhas tem me convencido de que estou perdendo tempo em não ler essa série. Cada vez mais curiosa pra conhecer a história desse grupo de jovens.

    Bjok

    ResponderExcluir
  3. oi Cida, como tinha te dito na resenha anterior os livros dessa saga, principalmente o anterior, tem uma capa bem sinistra rsrsr
    não é o gênero preferido, mas até que tenho curiosidade por que você comenta tão bem da evolução da história!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Cida,
    Concordo que foi o livro mais sofrido até agora!! Eu acabei com minhas unhas com tanta reviravolta na estória!! Muito bom quando uma série vai crescendo e se desenvolvendo. Que venha o quarto livro!! bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati! Menina, sofri tanto que dei uma pausa, só volto a ler em julho agora, assim me recupero.

      Excluir
  5. Olá.
    Ótima resenha. Eu ainda não li nenhum dos livros dessa série, mas tenho muita vontade, sempre vejo comentários super positivos. Espero poder ler logo.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho muita curiosidade com essa série, já vi vários comentários positivos, mas são muito volumes, o que me desanima muito :/
    Mesmo assim, pretendo dar uma chance mais pra frente.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogpost.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vantagem é que temos todos publicados já, assim não sofremos com a espera.

      Excluir
  7. Oi
    gostei da sinopse e da capa do livro, parece ser legal pelo que vi na sua resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida,

    Afff!! Até sofri com sua resenha e fico imaginando como seria com a leitura dos livos. Sabe, sou daqueles seres que se envolvem muito com a leitura ou mesmo com filmes e sofre tanto que chega a sentir dor no peito, então acho que estes livros não são para mim,. mas com certeza entrou na lista de presentes que darei no Natal, pois tenho sobrinhos e amigo que amarão a leitura.

    Parabéns pela resenha!

    Bjs
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem indicado mesmo para a sobrinhada, os meus logos vão para casa dos meus jovens pequenos leitores de 15 anos.

      Excluir
  9. Oi Cida,

    Adorei a resenha, estou louca para ler essa série e não consigo encontrar em nenhum lugar para comprar...se puder por favor me indique

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na loja da editora você encontra todos os volumes disponíveis, http://migre.me/jN4to.

      Excluir
  10. Eu nem li o livro e já o adoro! Preciso começar a ler urgentemente. Preciso de mais horas no meu dia :(

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. OI Cida, tudo bem?
    Eu descobri esse livro esse semana. Mas não conhecia nada da história ainda. Você me deixou com o coração apertado, fiquei emocionada só com suas palavras, acho que quando for ler o livro, vou chorar o tempo todo!!! Que vontade de falar chega!!!!!! De acabar logo com o sofrimento deles. As guerras são tão cruéis, juro, que até hoje, não sei porque elas existem. Amei sua resenha e essa série também.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. São bastante livros esta série né.
    Fico feliz que esteja gostando dela. Eu não sei se leria.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!