[Resenha] Amanhã, Quando A Guerra Começou

Amanhã, Quando A Guerra Começou
Título Original: Tomorrow, When the War Began (Tomorrow #1)
Autor(a): John Marsden
Editora: Fundamento      Páginas: 256
Lançamento: 2010      ISBN:  9788576762218
Compre    Skoob   Facebook
181782_110458999031843_2244800_n

O que você faria se descobrisse que todo o mundo que conhece deixasse de existir da noite para o dia? Ao voltar de uma semana de acampamento, Ellie e seus amigos descobrem que a cidade em que viviam foi invadida por um inimigo desconhecido. Suas famílias foram aprisionadas e uma guerra está acontecendo em seu país. Agora, eles estão sozinhos em uma cidade sitiada, lutando para descobrir o que aconteceu com seu país e tentando sobreviver. AMANHÃ é a história de uma aventura extraordinária em tempos extraordinários, em que esconderijos, explosões e fugas passam a fazer parte da rotina desse grupo de amigos. Sozinhos e sem ter para aonde ir, Ellie e seus amigos vão precisar de toda a coragem e ousadia para sobreviver.

Muita ação e aventura. Eletrizante!


Gente! Faz tanto tempo que este livro estava na minha lista de desejados, mas sempre acabava deixando para depois, começava outra série e ele permanecia lá. Ai! Ai! Se arrependimento matasse!

Tudo começa com a ideia de Ellie de fazer um passeio exótico com os amigos, em um lugar ermo e selvagem, chamado Inferno. Não literalmente no Inferno, este aqui do livro é um lugar isolado próximo à cidade de Wirawee, com mata selvagem, montanhas, precipícios, rios e a lenda de um eremita que matou toda a família. Embora seus pais não quisessem permitir, Ellie usou o argumento de ter quase dezoito anos, precisar criar independência e assim vai, ou seja, convenceu a família e partiu em companhia de Corrie, Kevin, Hommer, Fi, Lee e Robyn para viver seus últimos dias de paz e inocência, embora nem imaginasse isso ao iniciar a viagem. Lá tudo correu muito bem, o problema foi no retorno, a cidade havia sido tomada por um exército inimigo, os pais de todos feitos prisioneiros… uma guerra havia começado.

Este é o primeiro livro da série Amanhã de John Marsden, publicada no Brasil pela Editora Fundamento, são sete livros e todos já foram lançados. A capa pode até transmitir a ideia de uma série infantil, mas não se enganem, este livro é uma aventura incrível para jovens adultos e para todos aos amantes de histórias com muita adrenalina.

A narrativa em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Ellie, nos mostra a maneira como a menina enxerga os amigos, bem observadora, sensível e analítica, consegue sempre captar o clima e as vibrações que estão no ar. Pelo seu tom percebemos que algo mudou drasticamente em sua vida e na dos amigos, fazendo com que ela afirmasse que somente depois de certas experiências ela realmente os  havia conhecido de verdade e se conhecido. Assim a história tem um clima inicial de suspense e perigo, cada dia tranquilo na viagem, nos fazia ansiar pela tragédia do minuto seguinte.

Na verdade, cada minuto aqui é de expectativa, os jovens ao retornar de suas férias dão de cara com uma situação além de sua imaginação, coisa de filme. Nunca, jamais, eles esperavam ter o país invadido e tomado por uma guerra. Sem notícias da família, isolados do mundo, só lhes resta tentar descobrir o que está acontecendo. Primeiro eles estão perdidos, mas logo após serem perseguidos por soldados eles começam a planejar estratégias de sobrevivência e luta, mesmo que não saibam se os resultados serão positivos.

Não dá para respirar tranquilamente, e isso não só acontece com os personagens, mas com a gente também, eu como leitora fiquei aflita todo o tempo. O autor sabe como ninguém te deixar com o coração apertado e o estômago doendo. Se eu imaginava algo ruim, acontecia coisa pior. Não temos uma trama previsível, e isso é delicioso, torna a leitura mais interessante e não dá para largar o livro. O ritmo é acelerado, tendo apenas um momento mais lento quando eles resolvem fazer os planos de ataque, nesta hora entra a reflexão de cada um sobre vida e morte, certo e errado. Aqui temos confusões sentimentais e relacionamentos surgindo. O foco fica nas emoções de Ellie e suas percepções, como eu disse, é ela quem conta a história, então não dá para saber muito sobre o que pensam os demais, é um dos limites da narrativa em primeira pessoa, embora mais dinâmica é centralizadora, mas de forma alguma atrapalha o desenvolvimento do enredo, na verdade torna-se  algo mais intimista.

Após esta pausa, o ritmo volta a acelerar, pegando fogo literalmente. Esta turma parte para a luta, pena que esqueceram que toda ação gera uma reação. Resultado! Não conto… a surpresa é o melhor de tudo.

Os personagens são uma garotada cheia de sonhos e que querem curtir a vida, mas por ter isso tudo roubado, amadurecem rapidamente e mostram-se capazes de ser muito corajosos e companheiros. Eu gostei muito de cada um, pessoas normais, como eu e você, muito humanos, verossímeis. Ellie é quem nos tira do sério, ela é esquentadinha e estoura facilmente, e mandona demais, mas defeitos todos temos, e está aí mais um ponto positivo na caracterização deles, que dá mais credibilidade.

Um volume inicial perfeito, com uma introdução bem explicadinha, sem ser cansativo. Cheio de ação, que nos deixa ansiosos por cada reviravolta. O final mostra o fim de uma fase, eles deixaram futilidades e  inocência  para trás, agora a questão é saber quem terá um amanhã.

O cenário é a Austrália, com todo seu clima selvagem e rústico, como os nomes de cidades e outros locais são bem diferentes eu fui dar uma pesquisada no Google e a minha surpresa foi descobrir o filme, claro que tive que assistir antes de fazer a resenha, tinha que fazer comparações. Eu ia até falar dele aqui, mas depois faço uma postagem especial.

Leiam, leiam e leiam. É muito bom mesmo, vale a pena investir.





2leep.com

19 comentários:

  1. Bom dia Cida,

    Esse livro esta na minha lista de desejados, desde que o vi fiquei com vontade de ler, agora com a sua resenha minha vontade somente aumentou, adoro séries infantis e ainda mais cheia de aventura....parabéns pela resenha...abraços.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Cidaaaa, tu me mata com essas resenhas apaixonadas, já saí correndo para procurar o livro na Saraiva e infelizmente não existe ebook dele. Como fiquei triste em saber. Não tem como rolar um sorteiozinho não? hehe Amei a resenha, preciso ler esse livro! Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi! Veja no site da editora que o preço está bom. O sorteio vou ver. Bjos!!!

      Excluir
  3. Vi esse livro na biblioteca da minha facul... e fiquei com receio de ler... não sou de fazer isso, mas acabei julgando o livro pela capa! Faz um tempinho que a coleção está lá e ninguém pega emprestado. Acho que assim como eu julgaram o livro como infantil. Sua resenha me animou a lê-lo. Está na minha meta de leitura agora!
    Beijos!
    http://asassecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, fiquei curiosa para saber qual é o filme, não é Autralia não né?! Pois pelo que vi no filme não combina com o livro e sua resenha...
    Ai, adoro livros que impressiona e nos deixa aflito e conforme ia lendo sua resenha eu percebi o quanto vc gostou do livro..
    Realmente, olhar para a capa remete ser um livro infantil..


    Tem Resenha nova No Daily,
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/01/resenha-louca-por-voce.html
    Beijos Mila

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida!!

    Nossa, que loucura!!! Eu sempre tive muita vontade de ler esse livro, agora então, aumentou a um nível extremo. A série deve ser boa demais! Depois de você ter enumerado tantas coisas positivas, não tem como não querer ler!!! rs

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
  6. Cida eu não conhecia o livro, parece uma boa escolha, achei a capa um pouco infantil, meio juvenil, mas percebi pela resenha que é mais uma impressão!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. A premissa do livro é bem legal, mas pra mim eles erraram feio com a escolha da arte da capa. Ficou muito com cara de livro de criança. Se eu visse em uma livraria não olharia para ele duas vezes.
    Mas é bom pra eu aprender a não julgar livros pela capa. :)

    ResponderExcluir
  8. Sempre vi esses livros nas livrarias e nas resenhas mas nunca tinha me interessado muito... Agora fiquei extremamente curiosa! hahaha. Com certeza vai para minha lista de leitura depois dessa resenha maravilhosa. Lindo blog, seguindo já.
    Beijos,
    ameler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Que demais este livro! Ainda não conhecia mas parece ser muito bom mesmo, adoro estórias com bastante aventura e emoções e acho que vou gostar muito deste, achei a sinopse muito interessante e a capa é lindíssima! :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. A capa não me chamou atenção, mas a sinopse é bem bacana. Não sei se é o tipo de leitura pro meu momento, mas depois dessa resenha tão positiva, acho que irei procurar pra ler. Quando? Eu realmente não sei. Mas espero que essa oportunidade chegue logo. Entrou pra listinha!

    ResponderExcluir
  11. Gosto de livros que se passam em outros países, sem ser EUA ou Reino Unido...
    Mas sete livros hahahaha
    Mesmo assim gostei muito do que li na sua resenha, já vai para a lista.

    bjs e bom final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  12. Sempre tive muita vontade de ler essa série, mas poxa, os livros estão sempre caros e nunca vejo em promoção =/
    Espero conseguir ler esse ano, nem que seja só o primeiro por enquanto rsrs
    Acho o enredo fantástico, adoro esse estilo.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Sempre me interesso com mistos de romance e aventura. Essa série tem ganhado algum espaço ultimamente, e parece ser muito boa.

    ResponderExcluir
  14. "são 7 livros e todos já foram lançados" isso me anima hahahahaha
    é muito sofrido esperar continuação de série </3
    Adicionei aos desejados do skoob *O*
    Bjs
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  15. Eu já vi essa série na livraria, mas na época nem dei muita atenção. (oh arrependimento! rsrs) Ela parece um YA e tanto, e saber que te surpreendeu tanto é um incentivo para conhecê-la mais. E caramba, tem um filme? Aprovo! hehe
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  16. Oi, se você quiser me dar esse livro eu não vou achar ruim não viu rsrsrs. Eu quero tanto ler esse livro e fiquei muito feliz com a sua resenha. Principalmente as 5 estrelas.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ah, tô precisando de uma dessas leituras eletrizantes, com ação de montão! haha já tinha escutado falar dessa série, mas pra ser sincera nunca tinha dado muita atenção por causa da capa... Sei que é preconceito, mas essas capas desenhadas sempre me fazem pensar que a história é muito juvenil, muito bobinha sabe? Mas ficou claro pra mim que de bobinha essa história não tem nada!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!