[Resenha] Amigas Para Sempre

Amigas Para Sempre
Título Original: Firefly Lane (Firefly Lane #1)
Autor(a):  Kristin Hannah
Editora: Arqueiro         Páginas: 448
Lançamento: 2014               ISBN: 9788580412512
 ||Compare & Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Livro/Resenha Amigas Para Sempre,  Firefly Lane, livros  Kristin Hannah Editora: Arqueiro
Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar. [Leia um trecho]
Desde as primeiras páginas a autora soube como me capturar, a emoção tomou conta de mim, posso dizer que mesmo antes da página cem, as lágrimas surgiram muitas vezes. A história de Kate e Tully é linda, duas meninas tão diferentes e no entanto com muitas afinidades, que viviam solidões únicas e preencheram aquele vazio com uma grande amizade. Tully, a imagem de garota forte e despreocupada, com um interior fragilizado e magoado; Kate, a imagem de fraqueza e sem força de vontade, com um interior cheio de força.

Este é o terceiro livro de Kristin Hannah que leio, e foi o melhor de todos. O Caminho Para Casa (confira) e Jardim de Inverno (confira) também possuem tramas tocantes, que me emocionaram muito, mas Amigas Para Sempre foi além, ele não é apenas a história de uma amizade que durou mais de trinta anos, é a jornada de vida de duas mulheres incríveis, que mostraram para qualquer pessoa, o real sentido da amizade. Não há um mar de rosas nesta relação, pelo contrário, são mais espinhos, mas ambas estavam sempre lá, uma pela outra, nem sempre para passar a mão na cabeça e sim para dar bons puxões de orelha na amiga e mostrar onde ela estava errando. Muita mágoa, muitos sorrisos, muitas lágrimas… TullyeKate, as meninas da Alameda dos Vagalumes…

Na infância, Tully que não tinha uma família muito estruturada, recebeu da mãe de Kate os conselhos fundamentais para direcionar sua vida e seus sonhos, esta mulher que cuidava da família com muita dedicação, abriu espaço em sua vida para aquela menina carente e a preencheu com seu otimismo e vontade de lutar pelo melhor. Tully e Kate foram para a faculdade juntas, mas enquanto a primeira mergulhava ferozmente nos estudos, em busca de ser a melhor em tudo, algo que dominou sua vida, a outra ia com mais calma, querendo mesmo encontrar um amor no estilo Sessão da Tarde e viver plenamente este sentimento.  Aos poucos seus caminhos foram ficando separados, quando formadas isso foi fato consumado. Tully foi em busca de uma carreira de jornalista de sucesso e Kate casou-se, tal como a mãe, dedicou-se a família. Nesta bifurcação, a amizade foi posta à prova, como em muitas outras situações futuras, e vemos mais uma vez, como as garotas conseguiram vencer barreiras e estar presentes, mesmo que por menos tempo, na vida uma da outra.

O texto é fluido, com um toque poético, que dá mais beleza para cada situação, é intenso sem ser apelativo, é para sentir acima de tudo. É um livro razoavelmente grande, quase quinhentas páginas, detalhado,  mas não cansa, você quer saber o que vai acontecer com as duas amigas, a jornada que inicia-se em meados de 1970 chega ao século 21, com tantas reviravoltas, que deixa qualquer um sem fôlego. A autora completa sua trama com um pano de fundo musical de ícones da música e acontecimentos de nossa História, o que marca bem a passagem do tempo e mostra aos leitores de todas as idades, principalmente os mais jovens, fatos políticos e sociais muito importantes.

As personagens femininas de Kristin Hannah são sempre mulheres fortes e que dedicam um amor incondicional aos seus, mas desta vez, ela também trouxe homens maravilhosos para sua trama, isso foi algo que deixou o texto mais equilibrado, mais amplo. São todos bem construídos e cativantes, não perfeitos todo o tempo, muitas vezes desejei sacudir alguns para verem como estavam errados, mas isso os faz ainda mais interessantes e vivos, com seus muitos defeitos, são verdadeiros. Indo do amor ao ódio, em relação a cada um, não há como ficar indiferente.

A autora não cria situações absurdas, nem mesmo fantasiosas, é apenas vida real, por isso você acredita no que está sendo mostrado, cria empatia com os personagens, que tornam –se pessoas, não apenas nomes no papel e consegue compartilhar suas emoções. Nós somos conduzidos para momentos dramáticos com sutileza, tudo vai entrando em nossa mente e coração pouco a pouco, quando notamos estamos dentro do livro. No decorrer da leitura, há muitas situações comoventes, mas nas páginas finais, a autora joga uma bomba no nosso colo, que as lágrimas anteriores são poucas comparadas com o que está por vir, eu levei quase duas horas para ler os últimos capítulos, em torno de cinquenta páginas, precisei respirar, parar de chorar, para ler. Sinceramente não esperava por aquele desdobramento, que conduziu até um desfecho muito triste. É bem assim que acontece, a história segue por caminhos íngremes, depois tem uma subida vertiginosa e finaliza com uma descida fulminante.

Amigas Para Sempre é especial, um livro vivo. Foi uma leitura marcante e inesquecível, que fala de amizade, amor, perdão, carreira, filhos, casamento e relacionamentos em toda sua grandeza. Sua continuação, Por Toda a Eternidade já foi publicada aqui no Brasil, não pela mesma editora e alerto que se você não leu este aqui, evite a sinopse do outro, há um grande spoiler, que revela o fato mais impactante do livro um, então #ficadica.
Recomendo não só este livro, mas toda a obra desta autora maravilhosa.
“Tully sorriu. Fazia anos que não pensava naquele verão. 1974. O começo de tudo. Conhecer Kate havia mudado sua vida, e tudo porque as duas ousaram ir em busca da outra, ousaram dizer quero ser sua amiga.”












2leep.com

36 comentários:

  1. Hey! Que resenha incrível, eu fiquei realmente com muita vontade de ler esse livro!
    Eu tinha muito ouvido falar da Kristin, e seus livros parecem mesmo encantadores (sem contar que as capas são lindas!)
    Me agrada bastante livros que tenham esse quê de realismo, que mostre personagens fortes e verdadeiros!
    Parece um livro lindo!
    Beijos

    http://meuuniversox.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu não consegui terminar este livro ontem sem lágrimas nos olhos. E olha que é difícil um livro que surta este efeito em mim rsrs.
    Me marcou muito que eu não tenho palavras pra descrever.
    Eu ia deixar pra ler a continuação dele mais pra frente quando me recuperasse deste livro, mas não resisti e já logo engatei a leitura de "Por toda a eternidade" que também está muito bom por sinal. É a minha primeira visita neste blog e já estou adorando!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou esperar para ler o segundo, para me recuperar deste e também para não ficar sem nada dela para ler. Bjos!

      Excluir
  3. Terminei de ler este livro ontem mas não consegui terminar sem lágrimas nos olhos!
    Realmente estou sem palavras pra descrever.
    Muito lindo!
    É o primeiro livro desta autora que leio e já amei. Eu tinha dito que ia ler a continuação mais pra frente quando eu me recuperasse desta leitura, mas não resisti e já estou lendo "Por toda eternidade" que é muito bom também!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida!
    Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro da Kristin Hannah e acho que esse vai ser um ótimo começo. Ainda bem que eu li a sua resenha e agora vou passar bem longe de Por Toda a Eternidade até terminar Amigas para Sempre.rs Obrigada pela dica! ;)
    Adoro livros que retratam amizades, ainda mais quando existe uma passagem de tempo. Saber que você gostou do livro só me deixou mais empolgada ainda, pelas suas resenhas eu acho que nós temos um gosto literário bem parecido. =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dé! Ela escreve muito bem, e acredito que você vá gostar muito, as situações são tão possíveis para nós que a leitura te pega de jeito.

      Excluir
  5. Oi Cida!
    Nossa amiga, se você chorou tanto assim imagino como será comigo no dia em que ler esse livro, vou desidratar :p Acho que justamente por falar de temas reais, das escolhas (e malabarismos) que precisamos fazer entre família, carreira e amizades que a leitura se torna tão impactante e significativa. A Rosem também amou a leitura, a resenha sairá amanhã, futuramente irei pedir o livro emprestado pra ela. Ótima resenha :)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chorei Elis, e como, e olha que eu esperava emoção, mas não tanta.As duas protagonistas têm um pouca de cada mulher, então imagina isso.

      Excluir
  6. Amo Kristin Hannah , estou apaixonada por ela desde quando li O Caminho Para Casa (livro perfeeeeeeeeito). To querendo muito ler esse livro e Por Toda A Eternidade. Linda a resenha. Tenho certeza que irei me emocionar também, o que é difícil comigo aushaush Pra veres quanto amo essa autora, o livro dela foi o único livro que me fez chorar na vida.
    bj, dréa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea, este é ainda melhor, prepare os lencinhos.

      Excluir
  7. Oi Cida
    Que linda a sua resenha, suas palavras me deixaram empolgada para começar logo a leitura desse livro ;)
    Parabéns pela bela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida!
    Eu ainda não li nenhum livro dessa autora, mas já li várias resenhas positivas dos livros dela. Pelo jeito vale a pena ler, mesmo!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. muito lindo, com certeza Hannah vai surpreender com esse belo enredo! tenho por toda a eternidade, mas quero ler esse primeiro
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Caramba, chorei com a tua resenha!!!! hahahaha
    Meu Deus!!
    Preciso desse livro!
    Tenho uma amiga e passamos por momentos muito dificeis... Um "fato" abalou nossa amizade e nada foi o mesmo... Sinto muito a falta dela, mas ainda fica a insegurança...
    Enfim.... Acho que por isso que me tocou tanto!!

    Adorei, vou comprar!!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  11. Amigas para sempre parece ser um ótimo livro. Parece contar uma história que poderia muito bem retratar uma amizade real, que com o tempo, decisões e as circunstância da vida foi se desgastando.
    Fiquei com muita vontade de ler esse livro! Só queria saber se é necessário ler Por toda a eternidade, ou se Amigas para sempre possui um fim satisfatório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é, o segundo conta como a vida dos personagens seguiu depois do desfecho deste, é legal ler pois a autora cria um novo drama e nós sempre queremos saber mais, mas se você ler só este, entende tudo. Um conselho... leia os dois e outros livros dela.

      Excluir
  12. Nooossa Cida eu sou completamente apaixonada por Jardim de Inverno e uaaau AMigas Para Sempre ainda superou ele?! A Kristin Hannah é realmente maravilhosa! EU tenho Por Toda Eternidade e fico me mordendo de curiosidade pra ler a sinopse, mas tô conseguindo me controlar até comprar e ler amigas para sempre. EU gostei do fato da autora não colocar fatos surreais, mas mostrar como realmente são as pessoas e que em uma amizade nem sempre haverá flores, existem espinhos também!!!! A capa desse livro é linda e nossa amei o fato da Hannah escrevê-lo de forma poética e profunda, fazendo com que refletimos sobre nós mesmo!!! Sua resenha ficou ótima!!!

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  13. Putz, eu não tenho este. Tenho o segundo e achei que nem precisaria deste. Mas agora com esse tanto de elogios, ficou difícil não querer né.
    Eu gosto deste clima de realidade nos livros, tipo, podia ser aqui do lado, com uma amiga, ou até comigo, acho isso muito legal.

    Resenha perfeita!! Com certeza quero ler o livro logo!!

    Bjkas

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida

    Tenho só o segundo livro dessa duologia e estou sofrendo de vontade de ler e não poder, pelo menos ainda.
    Você considerou esse o melhor livro da autora? Agora preciso ler o mais rápido possível.
    Livros reais são raros de encontrar e sempre conseguem acrescentar muito a nossa vida. Já tive uma grande amiga, mas hoje estamos distantes. Com certeza é uma história que me fará chorar.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dos três que li, este foi o que mais gostei Caline!

      Excluir
  15. Oi Cida, tudo bem?
    Muitíssimo obrigada por avisar sobre o spoiler. Então acho que vou precisar comprar amigas para sempre antes de engatar a leitura. Desde o lançamento que esse livro me chama a atenção. E a cada nova resenha fico cada vez mais curiosa. Gosto de estórias que transmitem essa sensação de realidade. Espero conseguir ler em breve, em especial porquê não vou poder ler o outro, sem ler esse.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  16. Oi Cida :)
    Quando esse livro foi lançado fiquei sem saber se solicitava ou não e acabei deixando pra lá. Ainda não li Por Toda a Eternidade, mas pretendo fazer a leitura em breve e, por conta disso, irei pedir o meu Amigas para Sempre (ou comprar, o que for mais rápido - rs).
    Kristin arrasa, né? Adoro os livros dela!
    Beijocas
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Neyla, ela é show. Leia sim, depois quero conferir sua resenha.

      Excluir
  17. Oi Cida, só escuto maravilhas sobre esse livro e já estou preparando os lencinhos. Eu ganhei ele numa promo e estou louca para lê-lo. Infelizmente não escutei bons comentários sobre a continuação, mas uma coisa de cada vez, né?! hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi! Não li nenhuma resenha do segundo ainda e também não comecei a leitura, mas espero que seja tão com quanto esse.

      Excluir
  18. Oi Cida!
    É perceptível sua emoção ao comentar sobre o livro. Chega a ser contagiante!
    Confesso que iniciei a leitura, mas por estar numa ressaca literária na época, deixei-o de lado. Agora pretendo iniciar a leitura o mais breve possível. Pelo o que você disse, parece ser uma leitura incrível. Li apenas "O Caminho Para Casa", da Kristin, e amei.
    Ela realmente consegue criar personagens fortes e palpáveis.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  19. Estou louca par ler esse livro, pela sua resenha pude conhecer mais da história e fiquei muito ansiosa para ler o livro e conhecer mais da amizade dessas mulheres tão diferentes, gosto de livros com temáticas assim e este é só elogios, então estou super animada e curiosa para ler!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Cida, eu acabei lendo Por Toda a Eternidade antes deste, pois só soube quando já estava na metade da leitura do outro. Mas não atrapalhou o entendimento.
    A autora sabe mesmo como contar uma boa estória, nos emocionar e prender.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  21. O único livro que eu li desta autora foi Jardim de Inverno e eu chorei o livro todo praticamente, fora que a história foi linda. Pretendo ler este em breve, pois essa autora me fascina com sua escrita e suas histórias lindas.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu me apaixonei pela história de Tully e Kate, e também derrabei algumas lágrimas, rsrs.
    Estou doida por ler Por toda eternidade embora digam que não é tão bom quanto o primeiro.

    ResponderExcluir
  23. É o tipo de leitura que está me chamando no momento! Livros mais realistas, dramas, etc.
    Não sabia que trata-se de uma duologia, muito menos que 'Por Toda a Eternidade' é a continuação! OMG, ainda bem que li seu aviso! Sei que quero lê-lo, mas não me recordo bem da sinopse. :D
    Tenho outros três livros da autora mas não li nenhum ainda, e pelas suas resenhas só estou perdendo tempo, não é mesmo? hahaha

    ResponderExcluir
  24. Esse tem sido um livro altamente recomendado! Por todo o seu drama e as lições que ele trás.
    Eu não curti muito isso dos livros terem sido lançados simultaneamente por editoras diferentes, mas fazer o que.. o importante é que vamos poder ler ambos =)

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  25. Mesmo ouvindo muitas criticas boas não tenho vontade de ler esse livro, com certeza o gênero não me agrada.

    ResponderExcluir
  26. A história parece bem cativante. Poxa, mas que barra a situação de Tully. Realmente parece uma história bem triste, mas comovente.
    Gostei do gênero, mesmo a autora não criando situações absurdas e fora do comum
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho o segundo livro dessa série - Por toda a eternidade - que foi publicado pela NC, logo, é leitura obrigatória este livro. Pretendo compar-lo o quanto antes para poder dar início a leitura.

    ResponderExcluir
  28. Intenso, forte e real, são palavras que definem essa história que narra muito mais do que a amizade, mas também todos os desdobramentos que podem ocorrem na vida, afastando amigos e criando rancores, com certeza vou gostar de acompanhar o passar dos anos ao lado de Tully e Kate, torcendo para que a amizade delas supere tudo e possa estar sempre firme, uma ao lado da outra.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!