[Resenha] Boneca de Ossos

Boneca de Ossos
Título Original: Doll Bones
Autor(a): Holly Black
Editora: Novo Conceito (Selo #irado)    Páginas: 224
Lançamento: 2014                                ISBN: 9788581633916
 ||Compare & Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Doll Bones by Holly Black


Poppy, Zach e Alice sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...
Doce, assustador e envolvente.

Adoro livro juvenil e com um toque bizarro fica ainda melhor. Boneca de Ossos, de Holly Black, inaugura o selo #irado da Editora Novo Conceito, que vai apostar em obras do gênero para os leitores mais jovens e claro, para os mais velhos que adoram uma boa aventura. Recebi o livro esta semana e não resisti, devorei.

Os amigos Zach, Poppy e Alice gostavam de passar as tardes perdidos em um mundo de sonhos, usando bonecos e muita imaginação, criaram uma história de ladrões, piratas e maldições muito animada e cheia de reviravoltas. Ali colocaram suas esperanças de viver algo tão empolgante. Como uma aventura mágica não é assim fácil de encontrar, eles procuraram criar uma história perfeita. Sua inspiração veio de uma boneca antiga, feita de porcelana de ossos e que pertencia a mãe de Poppy. A tal boneca, que tinha uma aparência assustadora, ficava trancada dentro de uma cristaleira, como não podiam pegar para brincar, acabou tornando-se um mito para crianças, sua Rainha, que comandava o mundo de fantasia das crianças.

Os três amigos estavam naquela idade de deixar a infância para trás e entrar na adolescência,  um período difícil, onde o medo de deixar um mundo seguro e enfrentar o desconhecido tomava conta de suas cabecinhas. O pai de Zach não via a hora do filho deixar seus bonecos de lado e viver experiências mais maduras, tentando ajudar, jogou os bonecos do menino no lixo, o que provocou uma briga séria em casa. Deprimido, Zach afastou-se das amigas, não quis dizer a verdade, achou melhor afirmar que cansou de brincar, mas as meninas não desistiram; assim quando Poppy pegou a Rainha e teve um sonho com o fantasma de uma menina morta, afirmando que a boneca foi feita de seus restos mortais e só descansaria quando fosse enterrada, ela chamou os amigos para ajudar nesta missão assustadora, sua última tentativa de salvar uma grande amizade.

Boneca de Ossos é narrado em terceira pessoa, apresenta uma história muito inteligente sobre amizade, relacionamento familiar e amadurecimento. A autora soube ligar vida real com o universo sobrenatural com maestria, nos dando uma trama que prende facilmente e encanta o leitor de qualquer idade.

Eu comecei a ler e pensei que só veria brincadeiras de criança, mas logo acontecem fatos que dão um ar de mistério ao livro, tudo fica sombrio e aquele medo bate na gente, dá um friozinho na espinha e não há como não ficar assustado.

Holly Black tece seu suspense aos poucos, inserindo na vida comum dos três amigos a história da menina que morreu em circunstancias suspeitas e teve seus restos usados em uma boneca. Se antes a Rainha já era interessante, agora poderia ser considerada um tesouro, Zach, Poppy e Alice lutariam qualquer batalha para proteger a boneca.

Muitas vezes eu não sabia se era verdade a aparição do fantasma, pensei que Poppy poderia ter inventado tudo, no intuito de unir os amigos e fazer Zach voltar a brincar, mas no decorrer da viagem rumo ao local onde devem enterrar a boneca, os três vivem experiências bizarras e aí eu acreditei no fantasma. Eles fogem de um velho maluco, passam frio, fome, roubam um barco e até conhecem uma bibliotecária de cabelo rosa e sapatos amarelos, tudo isso em meio a muitas brigas e desabafos, abraços e mãos estendidas, até declarações de amor.

Boneca de Ossos é um livro lindo, não só por ter ilustrações que combinam perfeitamente com a trama, mas por trazer em suas entrelinhas uma mensagem clara sobre o medo de amadurecer e amizade verdadeiras. Os três jovens de doze anos de idade, mostram seus medos e receios, mas mais do que isso, nos deixam felizes com a maneira que superam as dificuldades. Zach, Poppy e Alice são vibrantes, cheios de vida e sonhos, sabem como fazer você acreditar neles e querer até mesmo ajudar. São tão determinados, mas também tão inocentes. Zach está dividido entre crescer ou não; Alice é mais ousada e sonha com o futuro e Poppy teme totalmente esta passagem, ela chega a brigar com os amigos para que não a deixem para trás em suas brincadeiras. Na jornada para encontrar a verdade sobre a Rainha, eles encontram a verdade sobre si, percebem que independente da idade, sempre poderão contar uns com os outros, em meio aos perigos e dúvidas que são expostos, percebem que o apoio mútuo é o que vai ajudar sempre.

Eu gostei demais do livro, não é uma série, assim traz um final conclusivo para a história, mas confesso que viver outras aventuras fabulosas com estes três seria ótimo. É um livro que vai agradar o leitor de oito a oitenta, com sua sensibilidade e doçura, permite que nossa imaginação voe e possamos acreditar em um futuro melhor.

“Ele se perguntava se crescer era descobrir que a maioria das histórias não passava de mentira.”



Visitem o hotsite e conheçam mais sobre a obra: http://www.bonecadeossos.com.br/





2leep.com

34 comentários:

  1. gostei da resenha. apesar da capa não ser algo que eu goste eu quero muito ler esse livro pq o nome me chamou a atenção, apesar da sinopse não ter nada demais.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Agora curiosa para ler ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. É minha próxima leitura e já vi que vou amar muito!!!!
    Resenha incrível!! Eu já tinha visto elogios sobre este livro antes de chegar por aqui, então já tinha uma ideia do que esperar.
    Agora, se você curtiu, aí eu sei que vou gostar muito!!! Amo esse clima de suspense, e é infantojuvenil!! Tipo, tem tudo que eu gosto!!!

    Bjkasssss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lelê! Eu também adoro livros assim, a editora acertou em cheio neste selo.

      Excluir
  4. Eu estava esperando uma resenha sobre esse livro pra poder formar a minha opinião, A sua é a primeira que leio.
    Bem...eu tenho os dois pés atrás quando o assunto são livros juvenis, pois não tenho a mínima paciência com os dramas desses protagonistas. Apesar de todos os elogios sobre a narrativa de Hooly Black, essa coisa de passar de uma fase para outra e amizade entre pré adolescentes...não me chama a atenção. Por isso, vou passar. Mas obrigada por esclarecer mais sobre a sinopse do livro. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie Cida!! Eu também gosto de livros juvenis!!! Achei bacana esse mostrar a fase de infância à adolescência, o medo, as fantasias e o amadurecimento dos personagens! A premissa é bem interessante mesmo! Um fato que me chamou a atenção foi eles serem pessoas determinadas que não têm medo de enfrentar as dificuldades!!! Isso é muito bom!

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles não medo de nada mesmo, entram em cada roubada para cumprir a missão.

      Excluir
  6. nossa, amei a resenha ! Já tinha lido algumas, mas essa.. uau ! Deu vontade de ir correndo na livraria e comprar esse livro *-*
    O quote é lindo, eu também me fiz essa pergunta quando era mais nova..
    amei !
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida,
    Eu li muitos comentários sobre esse livro no twitter, mas confesso que não sabia nada sobre sua trama. Achei interessante a forma como a autora misturou os temas amizade e sobrenatural e com certeza vou querer saber como a aventura dos amigos acaba.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. que graça Cida quando o livro deixa a sensação de quero mais! acredito que essas crianças viveram enormes aventuras e a proposta do livro é muito interessante, a boneca chinesa, o nome e o título são bem instigantes
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi,Cida!
    Estou muito curiosa para ver e ler esse livro, não vejo a hora do meu chegar! Adorei saber que ele tem uma mistura de aventura, mistério e terror; eu gosto quando os livros juvenis contam uma histórias envolvendo um grupo de amigos a narrativa fica mais movimentada e divertida. :)

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São as melhores Rafa, eu sempre quis viver umas loucuras como essa.

      Excluir
  10. oie Cida
    tu é rápida no gatilho, menina.
    Nem dava nada pelo livro, mas me apaixonei só de ler sua resenha. E saber que tem ilustrações só me deixou ainda mais curiosa.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacque! Eu estava só esperando ele chegar, é fininho então ajudou, furei a fila.

      Excluir
  11. Oii!!!
    Quero muito ler esse livro, pois conheci um pouco da escrita da Holly, e gostei bastante!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura Entre Amigas

    ResponderExcluir
  12. Oii!!!
    Quero muito ler esse livro, pois conheci um pouco da escrita da Holly, e gostei bastante!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura Entre Amigas

    ResponderExcluir
  13. A história parece linda e emocionante,
    mas não é nada que eu queira ler neste momento...
    Não faz mais muito o meu estilo!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  14. Bom eu já posso dizer que não gosto muito de livros assim.
    Mas acho que pelo suspense que há e por ser um livro de poucas páginas eu até poderia tentar ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Não gosto muito de suspense, ainda mais quando envolve bonecas de porcelanas. Tenho um certo medo =/ Elas parecem ser todas angelicais, mas...
    Achei a lição sobre amizade e amadurecimento bem legal, mas não sei se leria o livro.

    ResponderExcluir
  16. Cidaaa, eu só tenho visto fotos desse livro por aí.. primeiro, me apaixonei pela capa. A premissa da história parece ser muito legal, e eu amo livros juvenis com um toque sombrio, ainda mais misturando dramas reais com ficção! Aii, eu preciso desse livro. E bom saber que é livro único, já ajuda muito, já que estou cheia de séries para ler.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Cida...Confesso que quando este livro foi lançado não havia me chamado tanto a atenção, mas agora fiquei super interessada por esta temática diferente do livro e por ser um livro único também...
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  18. Esse livro me interessou desde que o vi como lançamento! Muito interessante o enredo e trama, gostei de saber que, apesar de ser um livro com personagens mais jovens, o enredo possui mistério. Fiquei curiosa para saber como será o desenrolar desta estória e achei interessante o livro ter um desfecho e não fazer parte de uma série. Parece ser uma ótima leitura, que prende bastante o leitor. :)

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Adorei sua resenha! Eu já estava de olho nesse livro porque adorei a capa e a sinopse é tão legal. Foi muito bom saber mais um pouquinho dele, agora você me deixou com mais vontade ainda de ler. Sério, não vejo a hora de conferir essa história e entrar nessa aventura com os três amigos.

    Um beijo! :D
    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. O que mais me empolgou além da capa e do enredo, foi saber que é um livro único.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  21. Olá Cida,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leituras e estou bem curioso, só leio resenhas positivas, gosto muito de livros juvenis e pela sua resenha vejo que vou adorar....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Eu estava comentando agora que eu queria ler uma resenha deste livro, pois pela sinopse eu tinha me interessado, mas queria saber uma opinião externa sobre o livro para decidir se leria ou não. Eu gostei muito da resenha e a história me pareceu bem melhor do que eu tinha imaginado. Vou ler!

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. No começo da sua resenha eu pensei: ah não acho que vou me apaixonar por ele, melhor nem criar empolgação.
    No decorrer da resenha eu pensei: eu quero, eu quero!
    E foi essa a impressão que ficou, sem falar que você já espera grandes livros da autora.

    ResponderExcluir
  24. Apesar de fantasia não ser dos meus favoritos, sua resenha me fez fica com vontade de ler! Acho que estou no grupo dos "mais velhos". hauhauahuahua
    Lendo sua resenha, dá até pra esquecer que tratam-se de "crianças", parece bem um suspense! Ahh, e fico feliz que seja livro único! lol

    ResponderExcluir
  25. Esse livro parece meio bizarro! haha não de uma forma ruim.
    Não lembro de ter lido algo do gênero, que fosse juvenil e ao mesmo tempo com esses mistérios que eu nao indico para crianças!
    Não sei se o livro poderá me agradar, mas estou no aguardo de outros livros desses selo!

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  26. Gostei bastante da capa mas a história não me chamou tanto a atenção, deixo pra próxima.

    ResponderExcluir
  27. Que novidade legal, Cida. Esse novo selo parece que será um sucesso. Também sou fã do gênero e estou bastante curiosa para ler a obra
    .M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
  28. Esses livros infanto juvenis não me chamam a atenção. Eu não tenho a menor paciência com os protagonistas adolescentes e suas neuroses. Como já não curto muito sobrenatural...tô passando!

    ResponderExcluir
  29. O poder da imaginação e da amizade aliado a uma escrita inteligente só podia resultar nisso, um livro que agrada a todos, um juvenil que nos dá um gostinho da infância, nos faz querer voltar aos nossos dias de pequenos e entender os medos e frustações desses garotos que não sabem como será suas vidas quando maiores, enfrentando muito mais do que uma Rainha e sim suas próprias dúvidas, interessante demais.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!