
"Monsieur Poirot, não sei exatamente como, mas preciso me livrar do meu marido!” É com esse pedido inusitado que a bela atriz Jane Wilkinson aborda Hercule Poirot e seu amigo, Capitão Hastings. Então quando Lord Edgware, marido de Jane, é encontrado morto, não é à toa que ela se torna a principal suspeita. A atriz, porém, tem um álibi incontestável: estava em um jantar com outras doze pessoas no momento do crime. Agora, o famoso detetive precisa desvendar quem é o assassino, antes que este faça novas vítimas. Publicado originalmente em 1933, Treze à mesa é considerado um dos casos mais difíceis já investigados por Poirot.
Poirot já foi convocado para desvendar os assassinatos mais complicados, e lembro de uma vez que até foi chamado para impedir um crime. Mas nunca antes ele havia sido chamado para ajudar uma mulher a se livrar do marido. Não! Ele não vai ter que matar ninguém, mas sim convencer um homem a aceitar o divórcio.
Jane Wilkinson, uma bela atriz que só enxerga a si mesma, deseja casar novamente, e para isso, o marido atual precisa aceitar o divórcio. Ela pede ajuda a Poirot nessa missão, e ele aceita, sem imaginar que o amargurado e cruel Lord Edgware já havia decidido dar a liberdade à esposa e que horas depois da reunião entre ambos, o homem seria encontrado morto.
Quem matou Lord Edgware? A esposa, o sobrinho que vai herdar sua fortuna, a filha que o odeia, a secretária prestativa, o mordomo bonito demais ou um inimigo desconhecido?
A suspeita recai sobre Jane, mas ela tem um álibi. E quando outra pessoa é assassinada, Poirot precisa ajudar o inspetor Japp, da Scotland Yard, a encontrar o assassino.
Treze à Mesa é uma história de ritmo alucinante e com um dos mistérios mais complicados da carreira de Poirot, que acaba sendo levado por um caminho tortuoso de disfarces e mentiras. O detetive não percebe que está sendo manipulado pelo astuto assassino e demora para seguir a pista correta. Por sorte, um comentário aleatório na rua ilumina suas ideias, então não podemos dizer que ele viu a luz sozinho.
Gostei muito dessa história, repleta de personagens cheios de segredos e nada confiáveis. Admito que me senti vitoriosa por ter desvendado o mistério antes de Poirot. Nem acredito que consegui! Ainda assim, a motivação e frieza do assassino me deixaram surpresa.
Este é o segundo livro que leio em que Poirot se deixa enganar inicialmente, encantado pelo carisma de uma pessoa. Em ambos, a autora utiliza esse artifício para nos mostrar um lado mais vulnerável do imbatível detetive, tornando-o mais humano e próximo de nós. É uma história incrível e uma das melhores de Agatha.
#ReadChristie2025 - Personagens e Carreiras - Lidos
Janeiro - Artistas - Os Cinco Porquinhos
Fevereiro - Autores - A Morte de Mrs. McGinty
Oi Cida, eu adoro tentar desvendar o crime antes do detetive e também fico muito feliz quando isso acontece. Tem vezes que nem acredito que consegui. Com o Poirot já aconteceu uma vez, acho que foi em 'Os crimes ABC'. Não desvendei tudo, mas uma parte importante. Acho que tenho mais sorte com Sherlock.. hahaha... adorei a premissa do livro e com certeza está na minha lista de leitura.
ResponderExcluirAté breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)
Oi Cida, tudo bem?
ResponderExcluirGostei da dica!! Sempre fico curiosa pelos mistérios criados pela autora.
*bye*
Marla
https://loucaporromances.blogspot.com
Quando li o primeiro paragrafo da resenha dei até risada kkkk... "Como assim?" Ai li que o homem acaba morto e pensei: "Agora SIM!". Fiquei com vontade de ler, ultimamente a Agatha tem me chamado muito a leitura e uma história em ritmo alucinante sempre cai bem quando a pilha da gente tá meio baixa e precisa ser recarregada.
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirGostei de saber que a história é recheada de personagens com segredos e nada confiáveis, empolga leituras que tenham personagens assim.
Beijão
https://deiumjeito.blogspot.com/
Mais uma sugestão literária que vou levar!
ResponderExcluirBjxxx,
Pinterest | Instagram | Linkedin
Agatha Christie sempre trazendo boas leituras, todas as experiências que tive com livros da autor foram otimas, mas esse ainda não conhecia, vou por na lista. Sou nova seguidora aqui!
ResponderExcluirSe puder visitar meu blog, comecei a escrever sobre livros e compartilhar minhas experiências literárias recentemente:
www.finaliteratura.blogspot.com