[#ReadChristie2025] A Morte de Mrs. McGinty

A Morte de Mrs. McGinty
Título Original: Mrs. McGinty's Dead
Autor(a): Agatha Christie 
Editora: Harper Collins          Páginas: 240
Lançamento: 2021                 Crime, mistério
Tradução: Stefano Volp 
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads|| 
Medium_2545

 

O caso parecia simples: a sra. McGinty foi assassinada por seu inquilino, James Bentley, que lhe roubou trinta libras. Desempregado e sem dinheiro, Bentley teve o motivo e a oportunidade e por isso foi considerado culpado. Mas quando o superintendente Spence pede a Poirot que investigue melhor o caso, o detetive belga imediatamente percebe que um grande erro foi cometido. Agora, Poirot terá que correr contra o relógio para resgatar um homem inocente da execução – e também para salvar a própria vida. Agatha Christie combinou seu talento para criar histórias instigantes com um inesperado toque de humor, fazendo de A morte da sra. McGinty um de seus mistérios mais surpreendentes e divertidos.

Uma senhora idosa é assassinada, e o policial responsável pelo caso não acredita que o homem condenado seja o verdadeiro culpado. Ele vai procurar um velho conhecido, que com certeza encontrará a verdade. 

Poirot está aposentado, entediado e se dedicando apenas ao prazer da comida. Quando o superintendente Spence o procura para investigar esse crime, isso soa como boa música aos ouvidos do detetive. 

A Morte de Mrs. McGinty traz Poirot em mais uma investigação complicada, onde ele não tem o cenário recente do crime para investigar e precisará basear sua investigação apenas nas evidências colhidas com depoimentos de pessoas direta ou indiretamente envolvidas com a vítima. Nesse sentido, lembra um pouco Os Cinco Porquinhos, mas, ao comparar as duas obras, há uma diferença evidente na construção dos personagens, já que aqui eles são mais simples e sem muitas camadas. 

Não que isso seja ruim, já que, para mim, o aspecto marcante desta história, além do mistério, foi o tom divertido da narrativa. Agatha não focou no drama; desta vez, apostou em algo mais leve, o que se evidencia bem pela forma descontraída como Poirot agiu durante todo o tempo. O detetive, com o passar dos anos, desenvolveu um senso de humor afiado. 

O crime da vez é bem complicado de desvendar, mas não é aquele tipo de crime que foi planejado, e sim cometido no calor do momento. Os fatos que o cercam o ligam a crimes cometidos há décadas, e Poirot precisa descobrir quem naquela cidade não é quem diz ser. A população local é formada por pessoas mentirosas, com segredos e alguns assassinos. A escritora Ariadne Oliver vai auxiliar o detetive em alguns momentos, mas é ele quem dá o golpe final. 

Uma história com boas reviravoltas, feita para nos enganar, e com um desfecho excelente. Eu fui enganada, mesmo quando tive uma ideia da verdade, segui por outro caminho, achando estar errada. Isso é o que me faz amar ler Agatha: a forma como sempre sou surpreendida em cada história. Amei! 


#ReadChristie2025 - Lidos

Janeiro - Artistas - Os Cinco Porquinhos

Fevereiro - Autores - A Morte de Mrs. McGinty




3 comentários:

  1. Esse livro é muito bom, estou lendo na página 122.... super recomendo a leitura.

    Vale a pena usar o whatsapp gb?

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, tudo bem?
    Amooo ser enganada em livros policiais, então já tenho curiosidade de ler esse livro. Seu projeto da Agatha é muito legal porque tem me dado várias dicas do que ler dela (já que são muitos títulos).
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, tudo bem?
    Mais um livro interessante para colocar na lista.
    Gostei da trama e fiquei curiosa pelo mistério.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!