[Resenha] Akane-Banashi # 1

Akane-Banashi # 1
Título Original: Akane-Banashi # 1
Autor(a): Yūki Suenaga, Takamasa Moue
Editora: JBC                            Páginas: 200
Lançamento: 2024                 Artes, Slice of Slice, Teatro
Tradução: Mie Ishii
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

Quando criança, Akane ficou fascinada a ao assistir ao rakugo mágico do pai e desde então começou a trilhar o caminho para se tornar uma contadora de histórias. Agora, com 17 anos, o seu objetivo é alcançar a posição mais alta no mundo do rakugo: a de shin’uchi. Várias provações aguardam por Akane para que ela possa adquirir habilidades de primeira classe?! Nasce aqui uma nova heroína do Rakugo!!!

.

Akane Osaki é a maior fã do pai, um artista de rakugo que sonha em alcançar o mais alto posto nesta carreira. No entanto, de maneira inesperada, ele é expulso da escola de Rakugo e precisa então deixar de lado seu sonho e virar um trabalhador do tipo CLT. 

Ela e a mãe sempre deram total apoio à ele, mas as pessoas ao redor o julgavam um sonhador, irresponsável e imaturo. Akane indignada com essa situação, decide ser ela uma grande artista de rakugo e confrontar aquele mestre que expulsou seu pai. 

Rakugo é uma apresentação tradicional japonesa de contação de histórias . A primeira vez que vi algo sobre rakugo foi  em um anime de 2022, Uchi no Shishou wa Shippo ga Nai (My Master Has No Tail) e achei a arte muito interessante. Esse lançamento da JBC me empolgou, pois poderia conferir mais sobre o tema. 

E em Akane Banashi temos uma abordagem excelente de rakugo, que é explicado de maneira fácil de entender, enquanto se mescla na história. Além de você se divertir lendo, ainda ganha uma bagagem cultural. 

A protagonista Akane é do tipo vibrante e sua energia, otimismo e determinação nos contagiam conforme lemos a história. É encantador vê-la observando os treinos do pai e o imitando. E mais tarde ela nos faz admirá-la ainda mais quando mostra que desde a expulsão do pai, vem treinando em segredo com o antigo mestre dele para se tornar uma artista. 

A história tem um clima leve e divertido e conta com uma série de personagens agradáveis. Ainda que exista rivalidades em certos momentos entre os artistas, acima de tudo há um respeito muito grande de um pelo outro em relação a arte que desempenham. E Akane mesmo jovem, mostra ter um talento nato que impressiona muita gente. 

A ambientação é no Japão dos dias atuais e fiquei bem surpresa como Yuki Suenaga e Takamasa Moue conseguiram passar um clima do Japão antigo quando temos as cenas de apresentação de rakugo. É uma viagem no tempo para o leitor. Incrível! 

Neste primeiro volume somos introduzidos no universo de rakugo e na jornada de Akane rumo a "vingar" seu pai, mostrando que o rakugo dele, que ela levará aos palcos, tem muito valor. 

É um começo bem movimentado, com direito a estreia da Akane nos palcos, que nos deixa com gostinho de quero mais e torcendo para vê-la chegar longe. O verdadeiro treinamento começa após essa apresentação e junto com outros artistas de rakugo, Akane Banashi promete nos encantar. Amei e recomendo!



2 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bem?
    Essa história não me chamou taaanto a atenção, e como mangá tá caro, tô selecionando bem os títulos que coleciono. Mas o traço é lindo e achei bacana o enriquecimento cultural que vem com a história.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Não conheço a história, mas achei super interessante para conhecer um pouco sobre o rakugo, eu adoro quando a leitura consegue trazer para o leitor um assunto de fundo envolvendo cultura ou história do país.

    Garota do 330

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!