Com uma narrativa de tirar o fôlego e cheio de reviravoltas, este suspense mostra que melhores amigas podem esconder segredos terríveis — e nos deixa perguntando até a última página em quem de fato podemos confiar. Ella não consegue parar de se culpar pelo acidente que matou sua melhor amiga, Hayley, meses atrás. Agora, ela precisa seguir em frente e voltar à escola, mas parece impossível superar tudo o que aconteceu — principalmente porque Sawyer, namorado de Hayley, está sempre por perto. Aos poucos, o luto os aproxima, e Ella se dá conta do inimaginável — ela está apaixonada pelo namorado da melhor amiga morta. Sem saber como lidar com o sentimento, a garota busca refúgio no diário de Hayley, mas ali descobre que Sawyer tem os próprios segredos, e que a relação dos dois não era tão perfeita como parecia. Ella sabe que deve manter distância de Sawyer, mas se sente inexplicavelmente atraída pelo garoto — e aterrorizada por tudo o que ele parece esconder. Com um ritmo eletrizante e um enredo repleto de surpresas, Tudo que nunca dissemos nos faz questionar até que ponto conhecemos aqueles que amamos.
Tudo Que Nunca Dissemos é um young adult lançado pela Seguinte que traz uma história que começa com jeitinho de drama, mas envereda por um caminho de suspense e guarda para o leitor em sua trama várias boas reviravoltas.
Ella carrega uma imensa culpa. A jovem acredita ser responsável pela morte da amiga Hailey. As duas estavam em uma festa e beberam e mesmo assim Ella resolveu dirigir. O que veio depois é obscuro. Ella não lembra de nada que antecedeu o acidente de carro e nem do depois, só acordou em um hospital e soube que Hayley foi arremessada pelo vidro da frente e seu corpo jamais encontrado.
Ella volta a escola sendo uma sombra da garota alegre que foi e acaba se aproximando de Sawyer, namorado de Hayley. Ambos se veem a cada dia mais atraídos um pelo outro, mas Ella acha isso errado. E quando encontra o diário de Hayley e começa a ler, percebe que a garota estava cheia de problemas e que seu relacionamento amoroso com S era tóxico e ele perigoso. Ella nem imagina o que a leitura do diário ira causar em sua vida.
Eu amo suspense e mistério e este livro me fisgou logo nas primeiras páginas. A cada trecho que lia eu ia vendo coisas muito suspeitas, tudo me deixando com uma pulga atrás da orelha.
Primeiro foi o acidente. O fato de não encontrarem o corpo de Hailey já me fez desconfiar que ela estava viva e tinha fugido. E conforme fui lendo e sabendo mais sobre a vida dela, desde a convivência conturbada com uma mãe alcoólatra, ao relacionamento tóxico e violento com S, a minha certeza que ela havia fugido foi aumentando.
A seguir o fato de Ella não lembrar do acidente me fez tem certeza que o que levou ao mesmo foi algo traumático, algo que sua mente apagou por pura proteção. E também percebemos que esta história tem muitos segredos para serem revelados, assim como seus personagens cheios de atitudes duvidosas.
Vejam que há uma conspiração para o leitor desconfiar de tudo e todos. Para consolidar o suspense, temos o diário de Hailey e o tal S. E eu tinha certeza que S não era Sawyer, afinal se ela escrevia apenas "S", parecia uma tentativa de esconder a identidade do amado. Poderia ser o Sawyer, o Sean (namorado da mãe da Hayley), o Scott (colega de escola revoltado com algo) ou mesmo um outro alguém mais disfarçado. Quem era?
A leitura foi muito envolvente, como mencionei no início, fui fisgada de cara e assim segui até o fim, presa nas iscas que a autora lançou. Criei mil teorias! É instigante ir montando esse quebra cabeças. E não vou contar se acertei ou não, afinal não quero soltar spoilers.
O que posso dizer é que Tudo Que Nunca Dissemos é um livro com uma boa premissa, que para mim foi desenvolvida de maneira bastante atraente e ainda abordou temas atuais e relevantes. Não nego que há clichês na história, mas foram bem executados. Há também cenas fortes, pois a autora fala abertamente sobre relacionamentos tóxicos, abusos, violência doméstica e uso de álcool sem moderação.
Os personagens são bem realistas, e embora você ache Ella ingênua e mesmo tola em alguns momentos, entende que uma pessoa tão abalada emocionalmente não poderia enxergar a verdade tão claramente e nem de fato ter discernimento para evitar o perigo. Ella foi crível do início ao fim.
Em suma, eu curti demais. Esse suspense com pitadinha de drama é daqueles que nos fazem não querer largar a história até a última pagina. O desfecho foi ótimo. Recomendo!
" Não paro de pensar em tudo que nunca te contei, em tudo que nunca dissemos, e de me perguntar: as coisas seriam diferentes se eu tivesse compartilhado tudo com você? Talvez tudo tivesse se desenrolado da mesmíssima maneira, mas pelo menos não teria sido tão solitário."
Suspense com romance eu gosto bastante também. Já anotei aqui, pois quero conferir essa leitura depois também, Cida.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
TikTok | Instagram | Skoob | Threads
Oi Cida, tudo bem?
ResponderExcluirComo amante de um bom suspense, fiquei intrigadíssima por essa dica. Com certeza leria se tivesse a oportunidade. Me lembrou um pouquinho alguns livros que já li? Sim. Mas se a execução for boa, não é um problema pra mim!
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi Cida, tudo bem? Eu não sou muito fã de YA, mas da maneira como você descreveu como a história te fisgou, fiquei interessada. Curiosa para ler e descobrir o desfecho.
ResponderExcluirAté breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)