Os clássicos poemas de Tim Burton voltam ao Brasil trazendo alguns de seus personagens mais irreverentes e inesquecíveis em uma edição bilíngue com capa dura e acabamentos especiais. Menino Ostra, Rainha Alfineteira, Menino Palito, Garota Fósforo…Esses são alguns dos personagens memoráveis do universo de Tim Burton que fazem sua primeira aparição nesta clássica coletânea de poemas ilustrados. O artista e cineasta que conquistou a todos com suas narrativas sombrias e sarcásticas, melancólicas e doces, e repletas de humor ácido, dá voz a heróis inusitados e incompreendidos que, assim como nós, buscam o que todos desejam: aceitação, amor e liberdade para poder ser quem são de verdade ― estejam eles vivos ou mortos. Em edição bilíngue, colorida, com acabamento em capa dura e corte trilateral ilustrado, esta é uma obra imperdível para todas as pessoas que admiram a produção artística de um dos mais renomados e reconhecidos cineastas da contemporaneidade e querem conhecer suas facetas de poeta e ilustrador.
O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias, de Tim Burton, traz uma coletânea de poemas ilustrados do cineasta. Já publicada anteriormente no Brasil, agora volta em nova edição pela Editora Seguinte. O volume é em capa dura, com pintura trilateral (lembra muito O Estranho Mundo de Jack) e edição bilingue (achei ótimo esse detalhe).
Eu sou fã do trabalho dele. Cresci vendo suas obras, O Estranho Mundo de Jack (favorito), A Noiva Cadáver, Edward Mãos de Tesoura, o fabuloso A Lenda do Cavaleiro Cavaleiro Sem Cabeça e até Sweeney Todd (esse eu queria desver, muito assustador). Assim fiquei empolgada com essa obra, de estranhos e peculiares poemas.
Aqui temos poemas que não trazem finais felizes, são um tanto trágicos e com personagens bem a cara da obra do Tim. São crianças as protagonistas dos poemas e suas figuras, desenhadas pelo próprio autor, passam a sensação de que estão pedindo ajuda, pedindo socorro.
Personagens peculiares, incomuns, incompreendidos e solitários. Percebemos que desejam ser amados, querem se encaixar e não sabem como. São poemas sombrios, com um humor sagaz e sarcástico, típico de Tim. E na maioria desse poemas eu vi críticas, eu vi um alerta de como é triste não ser aceito pelo que somos, por quem somos. Ser diferente não é um pecado, mas em algumas situações o tal "normal" prevalece e aqueles que não são assim, se machucam.
A obra é melancólica e triste, mas é bela nesse segmento, pois toca o coração. Não sei se todos vão se conectar com O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias, mas se você gosta de algo sombrio e curte a obra de Tim, é indispensável.
Um detalhe que me chamou bastante a atenção foi o trabalho de tradução, pois os poemas rimam e deu para perceber que a tradução tentou adaptar para nosso idioma, de forma fazer sentido e ainda assim manter a rima e o sentido do original. E o melhor é que por a edição ser bilingue, consegui matar a curiosidade de como aquele texto estava escrito no original e se a mensagem não tinha sido perdida.
Em suma, é algo diferente de ler, inteligente e interessante. Então, fica a dica
Não sabia que existia um livro do Tim Burton! Sempre adorei os filmes dele e até hoje amo rever, talvez o meu favorito sejam as animações <3 Fiquei interessada no livro, principalmente pelas ilustrações e o fato de ser uma edição bilíngue, vou colocar na minha wishlist.
ResponderExcluirGarota do 330
Oiii, estou lendo este livro e amando muitoooo, já tô na pagina 97.. meninas leiam, esse livro é ótimo...
ResponderExcluirmeu blog: Como atualizar o unitv pro
Oi Cida, tudo bem?
ResponderExcluirEu conheço alguns trabalhos do autor, então fiquei curiosa sobre o livro. Dica anotada!!
*bye*
Marla
https://loucaporromances.blogspot.com
Imagino ser um livro com uma Estória muito interessante de ler
ResponderExcluir.
Um domingo feliz … em paz e amor.
.
“” TALVEZ UM DIA ““
.
não conhecia o livro e fiquei um pouco curiosa, mas preciso confessar que fiquei com medo quando você diz que não trazem finais felizes.
ResponderExcluirEspero ter oportunidade de ler. Também cresci assistindo as obras dele e apaixonada. Menos Sweeney todd que não vi e vendo seu comentário, fiquei contente de não ter visto
beijos
Oi!
ResponderExcluirGosto de encontrar edições bilíngues em especial aquelas que são poemas, pois acho esse gênero de texto o mais fácil de perder o "lirismo" na tradução e sendo edição bilíngue dá para descobrir as escolhas que foram feitas na tradução!
Beijão
https://deiumjeito.blogspot.com/
Oi Cida, eu também sou muito fã do estilo do Tim Burton e assisti todos esses filmes que você listou. Poema não é muito minha zona de conforto, ainda mais melancólico, mas achei interessante a proposta do livro e fiquei no mínimo curiosa.
ResponderExcluirAté breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)
Eu também amo os trabalhos do Tim Burton. Mas esse eu ainda não conhecia. Vou levar a dica, =).
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
TikTok | Instagram | Skoob | Threads