[Resenha] Os Swifts

Os Swifts
Título Original: The Swifts: A Dictionary of Scoundrels
Autor(a): Beth Lincoln
Editora: Faro                                   Páginas: 256
Lançamento: 2023                          Infantojuvenil, Mistério, Crime
Tradução: Sandra Martha Dolinsky
||Skoob||  ||Goodreads||  ||Compre||

 

 

Quando uma criança Swift nasce, o nome é escolhido usando o sagrado dicionário da família, no qual eles recebem um indicativo do que está previsto para seu futuro. Infelizmente, Encrenca Swift não gosta que lhe digam o que fazer e o seu nome foi escolhido justamente porque sabiam que ela seria uma causadora de problemas. Encrenca está se preparando para a grande reunião da família e tramando seu próximo grande plano: encontrar um tesouro perdido do tio-avô. A garota está animada para finalmente conhecer todos os parentes que estão chegando – até que alguém tenta matar a tia Schadenfreude... É aí que nossa personagem entra em ação. Todos pensam que ela nunca deixará de ser uma garota-problema, mas Encrenca sabe que pode se tornar o que quiser – até mesmo uma detetive. Determinada a descobrir quem atentou contra a vida da tia e livrar a família de um perigoso destino, ela, mesmo pequena, já percebe que o mundo tenta definir quem somos... Mas esta regra pode não valer para alguém que recebeu o nome de Encrenca... “Uma escolha perfeita para leitores perspicazes apaixonados por sensibilidades góticas e uma prosa inteligente.” – Shelf Awareness.

Os Swifts, de Beth Lincoln, é o primeiro livro de uma série infantojuvenil lançada pela Faro no Brasil, que traz uma história divertida de suspense e mistério. 

Quando nasce um membro da família Swift, a mãe abre O Dicionário e, de olhos fechados, coloca o dedo sobre uma palavra. Aquela palavra será o nome da criança e assim com o passar dos tempos, cada Swift vem sendo nomeado dessa forma peculiar. Na família temos Fauna, Flora, Atroz, Despeito, Candor, Vil, Turbilhão, Herança, Felicidade, Fenômeno e até a Encrenca, sendo esta última nossa protagonista. 

Parte da família vive na mansão que foi de Vil. Este homem antes de morrer, escondeu ali um tesouro. De tempos em tempos a família vem de todos os cantos do mundo para fazer uma busca, mas até hoje o tesouro não foi encontrado. 

Na busca atual, Encrenca que vem mapeando a mansão e conhece quase todas suas passagens secretas, está determinada a achar a fortuna. No entanto, sua caçada vai ter que ficar em segundo plano quando uma série de assassinatos começa a ocorrer e um Swift vai desabando atrás do outro. Encrenca vai precisar se unir a irmã Fenômeno a ao primo Lote para desvendar esses crimes.

De vez em quando gosto de ler um livro infantojuvenil para me divertir de maneira leve, isso é ótimo para balancear com leituras mais densas e minha escolha foi esse primeiro volume de Os Swifts. Admito que o que me chamou atenção foi a peculiaridade da família em relação aos nomes e a protagonista Encrenca, nem foi o plot do mistério, mas posso garantir que todos esses elementos reunidos tornaram a história empolgante. 

E eu achando que era um mistério fácil de resolver e me vi lendo algo que lembrou muito E Não Sobrou Nenhum de Agatha Christie. Temos um bando de gente em uma casa, impedidos de deixar o local por uma série de artimanhas do assassino e uma morte atrás da outra de maneira engenhosa. Alguém ali é o culpado e todos passam a olhar um para o outro cheios de medo e desconfiança, receita infalível para o caos. 

E isso é uma delícia, mesmo sendo uma receita de mistério conhecida, é a minha favorita. A autora prepara mortes com cara de acidente, mas que sabemos que não são. Ela ambienta tudo em cenário intrigante (mansão antiga cheia de passagens secretas) e coloca em cena um grupo de pessoas excêntrico e divertido. E ainda que seja um infanto-juvenil, as mortes até que são bem sangrentas.

Acredito que Beth Lincoln tenha mesmo lido Agatha, já que em uma das cenas de assassinato ela coloca junto da vítima um volume de Um Corpo na Biblioteca, outra obra da escritora inglesa.  

E eu adorei! Adorei investigar esse mistério ao lado de Encrenca e companhia. Ela veste bem seu nome e é uma garota que adora travessuras e deixa a família em polvorosa, mas também é uma menina que ama essa família e vemos os bonitos laços entre eles no decorrer dessa história. 

A autora prepara várias reviravoltas na história, nos dá pistas verdadeiras e falsas, nos faz criar mil teorias e consegue tapear o leitor por um bom tempo. Claro que perto do final, se juntarmos as peças, fica fácil descobrir quem está por trás de tudo e mesmo quando o criminoso é desmascarado, ainda tem história pela frente para mostrar que com os Os Swifts, nada é muito normal. 

É divertido e empolgante! Recomendo para todos que gostam de histórias que nos fazem ser um pouco detetives enquanto lemos. 




5 comentários:

  1. Não vou mentir que de primeira achei que teria algo a ver com a Taylor kkkkkkk
    Eu também de vez em quando curto ler um infantojuvenil pra dar uma aliviada e esse parece ser bem divertido
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Parece uma leitura bem divertida para leitores de histórias infantojuvenis, quando vi a capa imaginei que a história já teria uma animação sobre a história, mas parece que não é o caso.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, tudo bem?
    Achei bem interessante a forma que a família escolhe os nomes. Gosto de um bom mistério, então já fiquei curiosa pela trama. Dica anotada!!


    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, eu também gosto de uma leitura mais leve para intercalar entre as mais densas. Adorei a trama misteriosa e isso dos nomes parece ser bem cômico, típico de livro infantojuvenil. Vou deixar a dica anotada!

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  5. Oi
    é bom as vezes ler uma história mais leve, eu mesma gosto de assistir as vezes séries infanto juvenis porque equilíbrio é tudo. O nome dos personagens são bem peliculares, mas achei criativo e legal que a história envolve um mistério envolvente.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!