[Resenha] Antes de Partir

Antes de Partir
Título Original: Before I Go
Autor(a): Charlie Donlea (sob o pseudônimo de Brian Charles)
Editora: Faro                                   Páginas: 224
Lançamento: 2023                          Drama, Romance
Tradução: Carlos Szlak
||Skoob||  ||Goodreads||

 

 

As pessoas que amamos ficam conosco para sempre... às vezes de maneiras surpreendentes. Um ano depois do avião em que o marido viajava desaparecer no oceano Pacífico, Abby Gamble ainda tenta superar a dor da perda. O relacionamento entre ela e Ben era incondicional, profundo, e se fortaleceu ainda mais ao terem de lidar com uma tragédia anos atrás. Abby sabia que Ben iria querer que ela seguisse em frente. Seu primeiro passo foi entrar de cabeça no trabalho, dedicando-se a sua empresa de cosméticos... até que ela conhece Joel, um médico cujo passado é tão repleto de cicatrizes quanto o dela. Joel nunca se perdoou por uma decisão que tomou ainda na infância, que resultou numa fatalidade. Esse evento o fez direcionar todas as suas escolhas de futuro para se redimir do passado. Quando conhece Abby, ele decide se dar uma nova chance, mas Abby ainda resiste à ideia de deixar a história com Ben para trás. No entanto, desde que o avião caiu, Ben busca uma maneira de voltar para Abby. De alguma forma, ele precisa reencontrar a esposa novamente.

Quem acompanha o blog sabe que sou fã dos livros de Charlie Donlea, adoro suas histórias de suspense com assassinatos para serem desvendados e realmente nunca imaginei que ele se aventuraria por outras águas nas suas obras. Antes de Partir, lançamento da Faro de março, é uma nova empreitada do autor, desta vez pelo gênero drama. 

Abby Gamble perdeu o marido em um acidente de avião e já tendo passado por uma perda semelhante no passado, ela simplesmente acredita que não conseguirá ser feliz outra vez. Abby mergulha no trabalho e, por mais que ame a família, acaba preferindo manter distância e sentir sua dor. 

Seguimos a luta desta mulher tentando superar tanta perda e, conforme a história se desenrola, ficamos sabendo detalhes de como ela e Ben se apaixonaram, foram muito felizes e em determinado momento viram tudo ruir. No entanto, com muita devoção e amor, eles conseguiram recomeçar, ainda que as feridas não estivessem cicatrizadas. 

Sem detalhar o que abalou o casal para não tirar o impacto de cada revelação que temos na história, posso afirmar que cada vez que sabemos mais sobre este casal, mais sentimos pena de ver que um acidente os separou. Era um amor muito bonito, que nos faz desejar que o casal fique junto até a velhice. 

Mas não foi assim e Abby acaba conhecendo Joel, um médico que carrega consigo também sua carga de dor e um passado trágico. 

Os dois são pessoas que acreditaram não ter chance de felicidade e acabam por perceber que não só podem ainda ser felizes, mas também que merecem isso. Joel se entrega mais fácil, mas Abby ainda sente que de alguma forma esta sendo injusta com Ben. 

Ben é um enigma durante toda a história. Alguns segredos o cercam e até mesmo podemos desconfiar que ele não partiu de fato. Esses mistérios ao redor dele me deixaram ainda mais interessada na leitura, provando que lá no fundo, Charlinho não abre mão de um bom suspense. 

Mas calma! Não é um livro igual os outros do autor, Antes de Partir é uma obra dramática, carregada de sentimentos e que mexe com o coração do leitor. É uma jornada de pessoas que estão partidas e precisam reunir os pedaços, se curar e ter coragem de seguir adiante. É sobre superar o luto, reaprender a amar, segundas chances e perdão. 

Eu me surpreendi com o teor da história, com a forte carga de sentimentos e como em muitas partes parecia uma experiência que ia além da ficção. E não me enganei, no final há uma nota do autor onde ele explica que sua inspiração em algumas partes veio de sua própria vivência. 

A história nos pega de surpresa em vários momentos. Eu não esperava por certos desdobramentos e nem estava preparada para a verdade que cercava Ben. Esse é um ponto que vai impactar de maneira diferente em cada pessoa, pois é um assunto que cada um de nós acredita de uma maneira diferente. 

A narrativa é envolvente, pois não entrega fácil o que vem pela frente e esse artificio faz você querer sempre virar mais uma página. O autor sabe criar expectativas, ficamos querendo saber sobre Ben, sobre Joel, sobre Abby, sobre a mulher que observa o dia a dia de Abby, sobre o irmão de Joel, sobre uma certa ilha... Não achem estranho se alguns personagens não ganharem um  nome logo de cara, é totalmente intencional. 

Charlie Donlea tem um coração? Acho que mesmo em suas obras mais pesadas eles sempre mostrou que sim, pois seus personagens sempre são bem humanizados e cheios de sentimentos reais. No entanto, neste livro ele escreveu exclusivamente sobre o coração humano e o amor. E posso dizer que se saiu muito bem. É uma história sensível, sentimental e para comover os leitores!

Nota: Se você, assim como eu, marca suas leituras tanto no Goodreads quanto no Skoob, procure a obra no Goodreads pelo nome de autor Brian Charles, que é um pseudônimo de Donlea.  O link direto está logo acima, antes do inicio da resenha.


5 comentários:

  1. Olha, estou vendo muitas opiniões desse livro, principalmente boas, estou mega curiosa para ler ele.
    Amei o post, beijinhos

    www.lendocomrenata.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, livros com grandes cargas emocional me interessam muito, nada como a leitura para nos mostrar que somos humanos, falhamos e erramos e vida que segue. Quero ler com certeza.

    Até mais! 💜
    https://www.relatosdalih.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, sempre me pega de jeito essas histórias que descobrimos que tem uma pitada de vida real. Imagino a mescla de sentimentos nessa narrativa.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, tudo bem?
    Não sou muito fã de livros de drama com personagens de coração partido que se curam pelo amor. Você diria que é essa a pegada? Mas ainda assim suas resenhas sobre os livros do autor me dão muita vontade de conhecer a escrita dele, espero ter a chance em breve.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida, eu não costumo ler dramas, mas fiquei curiosa demais com tanto mistério nessa história. Se eu cruzar com esse livro nas minhas compras vou ler sim!

    Te espero nos meus blogs!
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com/ (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!