Da mesma autora de Céu sem estrelas, esta é uma história delicada sobre ter coragem para falar o que guardamos bem lá no fundo e para nos abrirmos a novos caminhos. Mari mal se lembra da última vez que se sentiu bem dentro da escola. Desde que seus colegas começaram a espalhar boatos horríveis a seu respeito, ela está mais sozinha do que nunca. E, para aguentar os meses que restam até o fim das aulas, ela só pode contar com as músicas do Tempest, que não saem dos seus fones de ouvido. Quando a banda anuncia um show na sua cidade, Mari decide fazer de tudo para viver esse momento – e compartilhá-lo com outros fãs. A partir daí, os vídeos que posta despretensiosamente na internet passam a ter mais e mais alcance, ela conhece um garoto que faz seu coração acelerar como uma batida de rock, e novas possibilidades surgem para seu futuro. Mas será que Mari conseguirá dar esses novos passos enquanto guarda tantas feridas de seu passado?
A autora Iris Figueiredo já tem alguns livros publicados, entre eles o tocante Céu Sem Estrelas, mas dos que li, Um Passo de Cada Vez se tornou meu preferido.
É uma história que chega fácil no coração, com uma protagonista gente como a gente, lutando para se encontrar, achar seu lugar no mundo e curar as feridas que tem no coração, enquanto mostra para as pessoas ao redor o que sente e tenta ser feliz.
Mari é uma adolescente terminando o ensino médio, que viu seu mundo desmoronar depois de um infeliz acontecimento com o melhor amigo do namorado. O tal namorado virou ex e começou a namorar sua melhor amiga, que também passou a ser sua maior inimiga. Na escola boatos se espalharam sobre Mari, ela virou uma pária e seu último ano na escola passou a ser uma tribulação. As fofocas, mentiras, traição e isolamento a deixaram infeliz e odiando o colégio.
O único refúgio da jovem foram as canções do Tempest, uma banda de garotos de sucesso e que finalmente iria visitar sua cidade. Em um mar de tristeza, Mari finalmente poderia experimentar uma folga e realizar o sonho de conhecer seus ídolos.
Parece uma premissa simples de começo, mas garanto que não é. Embora Mari atrás de seus ídolos tenha uma parte significante da narrativa, a história é focada na jornada da personagem em busca de recuperar sua autoestima após os incidentes na escola, de voltar a confiar nas pessoas, acreditar no amor e saber como seguir adiante nesta saída da adolescência para o começo da vida adulta.
Mari lida com a pressão do vestibular, com certos dramas familiares, com amizades tóxicas e outras nem tanto, com novos amores e novos começos. Com tanta coisa acontecendo, resta à ela apenas dar um passo de cada vez e encarar com calma cada novo desafio.
Mari é uma menina cativante, que dá vontade de abraçar. Ela vai ganhando coragem de ser quem é, de por para fora o que guardou tanto tempo dentro de si e a magoava conforme vai vendo que não está sozinha. Pode contar com a irmã mais velha, com a melhor amiga que mesmo cheia de dúvidas também apoia Mari e até com um gatinho novo bem diferente de seu antigo namorado idiota.
E além disso, Mari começa a publicar vídeos na internet com suas opiniões sobre tudo e nada, que viralizam por expressar as inseguranças e desejos de tantos outros adolescentes que buscam um rumo, um norte, uma inspiração. Esses vídeos abrem mundos até então não explorados pela protagonista e que lhe dão a chance de ver que a vida é muito maior que aqueles dias confusos de ensino médio.
Fiquei aqui curtindo cada minuto com Mari, torcendo por ela, vibrando em cada nova conquista e enxergando na sua jornada tanta coisa que vivi na minha adolescência. Que caminho gostoso de trilhar com essa menina cativante.
Um Passo de Cada Vez é um livro bem nostálgico para todo mundo que um dia já fã de um banda de garotos na adolescência e sonhava em ver um show, estar pertinho dos ídolos e poder declarar todo seu amor pela banda (eu dormi do lado de fora de um local de show para ver Backstreet Boys). No entanto, não é só isso, é também sobre superar traições, desilusões, amigos falsos, namorados que não valem uma lágrima.
É sobre descobrir novos amores, decidir o rumo que seguir na entrada da vida adulta, encontrar seu lugar no mundo, sua voz para desabafar. É sobre amor entre irmãs, amizades verdadeiras, lutar por si mesmo e amar e ser amado. Gostar de nós mesmos, sentir que nossa pele nos veste bem e sentir-se a vontade com quem somos. É sobre recomeços.
Iris já havia publicado a história anteriormente e resolveu dar uma reformulada nela. Não li a versão original, mas posso dizer que essa é incrível. Por ter lido a autora anteriormente, percebi neste livro um amadurecimento em sua escrita, um profundidade maior vinda de suas próprias experiências de vida e por isso acho que a narrativa chega fácil no coração, pois acredito ter um fundo real em vários momentos. Excelente para leitores de todas as idades.
Oi Cida, tudo bem? Eu nunca li nada da autora, mas vejo só elogios! Acho que vou gostar da Mari!
ResponderExcluirBjs, Mi
Na Nossa Estante
Oi Cida, tudo bom?
ResponderExcluirEu já tive contato com a Irís em alguns livros anteriores e tive o prazer de conhecê-la pessoalmente. Ela é uma querida, super fofa! Quero ler essa nova obra em breve!!!
beeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oii!
ResponderExcluirO livro realmente parece ser muito bom, acompanhar toda a trajetória de superação e novas conquistas das personagem.
https://paginadaleitura.blogspot.com/
Eu nunca li um livro da Iris, mas saio daqui com vontade e aguardando ter a oportunidade de ler.
ResponderExcluirJá me sinto cativada pelo enredo. Acho que vou gostar muito de conhecer a Mari.
Eu também era fã dos BSB hahahah amava demais (ainda amo) haha
beijos
https://duquesaazarada.blogspot.com
Oi, Cida!
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler os novos livros da Iris. Dela, só li Confissões Online, que nem está mais em circulação, rs.
Os Delírios Literários de Lex
Oie, acompanho a autora no twitter, mas nunca li seus livros, espero muuito conhecê-los. Essa proposta começa realmente um tanto simples, mas adoro a profundidade que encontramos em histórias assim, quase sempre me identifico e levo as lições para a vida.
ResponderExcluirBjs
Imersão Literária
Tem tempo que não leio um livro com uma pegada mais adolescente. Acho que o último assim que li foi "Por Lugares Incríveis", que também tem a sua parcela de drama. Aiiii, espero que a Mari encontre o seu merecido final feliz!
ResponderExcluir=)
Suelen Mattos
______________
Romantic Girl
Ah, que linda essa história. Eu só tinha ouvido falar de Céu sem estrelas, que aliás não li, mas tenho muita curiosidade. Esse parece mesmo ser um livro nostálgico, sobre nossa juventude e o quanto a escola pode ser cruel em certos aspectos. Realmente o título faz jus, é um passo de cada vez.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob