[Resenha] Bolo de Limão com Sementes de Papoula

Bolo de Limão com Sementes de Papoula
Título Original: Pan de limón con semillas de amapola
Autor(a): Cristina Campos
Editora: Faro                                    Páginas: 288
Lançamento: 2022                          Drama familiar
Tradução: Carl Aquino
||Skoob||  ||Goodreads||

 

 

Esta é uma emocionante história sobre amizade, maternidade, segredos e receitas esquecidas. Mas, especialmente, sobre mulheres que, já adultas, decidem trilhar novos caminhos. Em uma pequena cidade da Espanha, duas irmãs que se distanciaram ainda na adolescência, são obrigadas a se reencontrar, depois que recebem uma herança deixada para ambas por uma senhora da qual nenhuma delas têm lembrança. Tantos anos separadas, elas agora são como duas estranhas, que pouco sabem o que se passou em mais de uma década com a outra. Anna está casada com um homem que não ama mais. Marina trabalha como médica em ONGs humanitárias e populações vulneráveis. Nesse inesperado reen¬contro, elas buscam descobrir o que há por trás dessa misteriosa herança, mas terão de enfrentar antigos conflitos familiares se quiserem recupe¬rar os anos perdidos. Bolo de limão com sementes de papoula é o primeiro romance de Cristina Campos. O livro rapidamente se tornou best-seller, com mais de 300 mil cópias vendidas ao redor do mundo, e foi traduzido para vários idiomas. A adaptação cinematográfica veio pouco tempo depois, sob roteiro e direção de Benito Zambrano, vencedor de cinco prêmios Goya de Cinema.

Em muitas resenhas comentamos que quando o autor é muito bom, leríamos até receita de bolo dele e, literalmente, li a de bolo e outras mais de Cristina Campos incluídas no começo de cada capitulo deste livro. E leria mais, muito mais! Quero tudo escrito por esta mulher. 

Marina faz parte dos Médicos Sem Fronteiras e está em uma missão na África quando recebe a notícia que ela e a irmã herdaram uma padaria no seu país natal, a Espanha. Ela deixa o namorado lá e viaja para receber esta herança, vinda de uma mulher que nunca conheceu ou mesmo ouviu falar. 

De volta para casa, Marina reencontra a irmã que um dia lhe foi tão próxima, mas que por uma série de acontecimentos que serão descritos nesta história, agora é uma pessoa distante. 

Começa assim a jornada de reencontro, de descoberta e redescoberta, de perdão, de amor, amizade, perda, fins e recomeços. Sendo mais sincera, a história começa até mesmo antes do nascimento das irmãs e a autora alternando entre presente e flashbacks do passado, vai nos contando essa jornada emocionante, que traz momentos alegres, mas outros também muito tristes. 

Eu comecei a ler o livro e não imaginava que fosse me apegar tanto a história. É uma leitura para se fazer com calma, absorvendo pouco a pouco os personagens, suas nuances, evolução e transformação. Assim como absorver a beleza do cenário descrito e sentir enorme vontade de conhecer cada local onde a história se passa. Eu não me segurei e passei horas pesquisando sobre a cidade de Valdemossa, onde ficava a padaria que Marina herdou. 

Há boa dose de drama na trama, situações vividas por pessoas muito reais que me atingiram com força. Eu não pude ficar indiferente aos sentimentos que cada um tinha e o que viveram. Nada é impossivel de existir, cada parte desta história é realista e crível. Você acredita que tudo aqui aconteceu para valer. 

É difícil descrever a sensação gostosa que esta leitura me trouxe, mas me aqueceu, deixou emocionada e cativou em todos os sentidos com sua vivacidade. 

Marina e a irmã Anna são as personagens principais, duas mulheres fortes ao seu modo, mas totalmente diferentes.  

Marina é uma médica que viajou o mundo, nunca teve filhos, tem um namorado e diz o que pensa sem se importar com a opinião alheia. Ela é livre, independente, dona de si. Por outro lado, a irmã Anna foi criada para se esposa, mãe e viver de aparências. Há anos se casou e vive em função do marido que claramente é cheio de amantes, além de só querer dela dinheiro. Tem também uma filha com a qual não tem nenhuma proximidade, por mais que tente fazer a menina confiar nela. 

Na infância foram separadas por ordem da mãe, que ficou com Anna e fez o marido praticamente expulsar Mariana de casa. O motivo é revelado quase no final do livro, mas eu tinha minhas desconfianças que se provaram certas. Além desse mistério, o principal a ser desvendado é sobre a padaria e sua dona. Quem era aquela mulher e por qual razão deixou tudo que tinha para as irmãs. 

No decorrer da narrativa, a autora vai nos dando pistas para resolver esses mistérios e vai desenvolvendo a relação dos personagens e o reencontro de Anna e Marina. Acontece muita coisa e apesar do desfecho ser agridoce, fecha a história de maneira redondinha e muito coerente. 

Não posso falar de muitos detalhes, pois isso tira a graça da descoberta que acontece durante a leitura, mas o que posso dizer é que Bolo de Limão com Sementes de Papoula se tornou para mim um livro do coração. 

A história é para adultos, falando de luto, separação, maternidade, adoção, traição e relacionamentos em geral. É sobre família. A ambientação é excepcional e os personagens são muito bons e elaborados. 

O bolo que dá título ao livro faz parte de toda a jornada de Marina e Anna, carregando em cada fatia tanto o gosto da infância, como da vida adulta. Carrega tanto risos, quanto lágrimas. 

Eu adoraria que todos lessem. Eu recomendo muito! ! 


7 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bem?
    Faz uns anos que dramas não têm estado na minha fila de prioridades, mas você falou com tanto carinho sobre a história que fiquei com vontade de conferir. Adoro quando as relações e os personagens são bem construídos, são pontos fortes que levo muito em consideração.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Sou muito curiosa para ler esse livro, especialmente por conta do título, que já me deixa com vontade de comer bolo, haha. Apesar de não ler muitos dramas, acho que gostaria de uma chance a esse livro e acompanhar a jornada das irmãs.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, tudo bem?
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, mas pelos seus comentários a autora construiu uma trama cativante. Fiquei curiosa para descobrir os mistérios da trama, além de acompanhar a jornada das irmãs.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida!
    Querooo, fiquei aqui toda encantadinha com sua resenha.
    Certeza que vou amaaar, além do título e capa perfeitos.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida, tudo bem?
    Gosto dessas leituras que aquecem e cativam. Sua resenha me deu vontade de conhecer essa história apesar de drama familiar, que não é muito minha praia. Sou um pouco sensível para o tema, então preciso ir preparada, mas vou deixar a dica anotada aqui!

    Te espero nos meus blogs!
    Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
    Universo Invisível (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  6. Oie, achei o título bem criativo, a trama tem mais drama do que costumo ler, mas imagino que seja muito bom para quem gosta. Adorei saber o que achou.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  7. Olá Cida, tudo bem?
    Fiquei super interessada na história e nos caminhos trilhados por elas antes e depois da herança. Uma pena a Faro não fazer lançamento de e-book, já que não há publicação desse livro por aqui ainda.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!