[Resenha] Fantasia Nórdica - A saga de VEI

Fantasia Nórdica - A saga de VEI
Título Original: Vei (Vei #1) 
Autor(a): Sara Bergmark e Karl Johnsson
Editora: Faro (Poseidon)                Páginas: 144
Lançamento: 2022                          Quadrinhos, Aventura, Mitologia
Tradução: Delfin
||Skoob||  ||Goodreads||

 

 

Por toda a sua vida, Vei foi treinada para se tornar a maior guerreira de seu povo, preferida e amada por seus deuses. Mas, quando o momento de provar sua força se aproxima, Vei é misteriosamente lançada ao mar. Resgatada por um barco Viking, ela retorna à sua terra, Jotunheim, onde se torna a peça principal de um jogo sangrento entre humanos, gigantes e os deuses de Asgard, que irá determinar quem terá o direito de reinar sobre Midgard. Vei precisará não apenas lutar pela honra e glória de deuses, mas pela sua própria vida, em uma batalha épica entre guerreiros, valquírias e monstros. Nem Odin, Loki ou Thor estarão preparados para o que virá.

Fantasia Nórdica - A saga de VEI, de Sara B.Elfgren e Karl Johnsson, lançado pelo selo Poseidon da Faro, traz a história da jovem Vei. Ela foi criada para ser a guerreira de seu povo, um povo que tem como deuses gigantes. 

Veidar, o deus gigante de Vei, a treinou para ser a melhor, mas do nada a atirou ao mar. Simples assim, um dia eram aliados, no dia seguinte ele a jogou longe. 

Confusa e lutando para sobreviver, ela é resgatada por um barco viking e consegue voltar para casa. Lá é levada direto ao reino dos deuses gigantes e se vê no meio do confronto deles com os deuses de Asgard. 

Um torneio tem inicio e Vei será a principal concorrente de seu povo, talvez a única esperança de vitória e da conquista de Midgard. Será a jovem capaz de vencer Odin e seus aliados?

Eu leio bem pouco fantasia nórdica, o maior contato que tive com este tipo de mitologia foi assistindo Thor, então é um tema que não fui muito a fundo. Ainda assim, mesmo sem ser especialista no assunto, uma história boa é uma história boa e A Saga de Vei se encaixa bem nesta descrição. 

No começo você não entende bem o que está acontecendo ali, parece mesmo que os deuses de Asgard não passam de lendas e seguimos tão perdidos quanto a protagonista. No entanto, não demora para as peças irem se encaixando e nos deparamos com um conflito milenar entre o povo dos gigantes e Odin. Tudo acaba sendo bem explicado, mostrando como Odin se tornou o ser poderoso que é hoje e também da eterna disputa dele e dos gigantes pelo direito de governar Midgard.

O desafio que os dois lados travam é como um torneio de gladiadores, com direito a arena e tudo. Uma das regras é que o povo de Asgard não pode usar magia, mas eles burlam de maneira bem esperta esta regra e sempre vencem. Só que uma boa surpresa surge neste novo torneio, Loki, deus da trapaça parece querer ajudar Vei.

Loki dá conselhos certeiros. Mas até onde Vei pode acreditar neste deus enganador e egoísta? Não dá para saber, mas Loki é uma pessoa que sabe seduzir e enganar como ninguém e até o leitor tem dificuldade de duvidar de suas "boas intenções".

A história apenas começa neste volume, mas já garante momentos impactantes, muita ação, intrigas, uma mitologia envolvente e lutas de arrepiar. Eu fiquei bastante empolgada e não vejo a hora de ler o desfecho da jornada de Vei no próximo volume. Será que ela vai ser a campeã ou acabará como um vítima de Loki e suas artimanhas?

A HQ é muito bem desenhada, adorei a arte, a riqueza dos detalhes e a imaginação doa autores para criação de cenários e criaturas. Recomendo! 



5 comentários:

  1. Eu fiquei muito MUITO curiosa
    fantasia é meu fraco e eu tô aqui pensando porque o gigante jogou a vei longe, se ela consegue vencer e eu acho que o loki deve estar tentando usar a vei como possibilidade de conquistar o poder hahahah trapaceiro, deve estar pensando nele mesmo hahaha

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Quando ouvi falar desse lançamento fiquei bem curiosa, pois HQs que envolvem mitologia tem de tudo para serem bem bonitas. Que bom que ela é bem caprichada nesse sentido.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, tudo bem?
    Talvez não leria sendo um livro, mas definitivamente daria uma chance por ser uma HQ. Gostei do traço e acho que seria bem fluido de acompanhar nesse formato. Ótima dica!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, tudo bem?
    Não tenho costume de ler HQ, mas como gosto de mitologia, já fiquei interessada pela trama.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!