[Resenha] Arsene Lupin Contra Herlock Sholmes

Arsene Lupin Contra Herlock Sholmes
Título Original: Arsène Lupin versus Herlock Sholmes (Arsène Lupin #2)
Autor(a): Maurice Leblanc
Editora: Zahar                        Páginas: 312
Lançamento: 2017                 Aventura, Mistério
Tradução: André Telles
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

 

O ladrão de casaca enfrenta o maior detetive de todos os tempos. Arsène Lupin é o ladrão de casaca mais famoso e admirado que o mundo já conheceu. Genial e sedutor, ele age de acordo com suas próprias leis, mas sempre obedecendo a um código de honra cavalheiresco. Nesse volume, o segundo da série, Lupin trava um inesquecível duelo com seu arquirrival, o detetive inglês Herlock Sholmes, em duas histórias mirabolantes e muito divertidas: "A Mulher Loura" e "A lâmpada judaica". Levará a melhor quem for mais rápido – no poder de raciocínio e dedução ou, se necessário, com os punhos. Essa aventura de um dos personagens mais clássicos da literatura policial traz o texto integral em primorosa tradução de André Telles e Rodrigo Lacerda - vencedores do Prêmio Jabuti -, apresentação e cronologia de vida e obra do autor. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo.

E continuando minha maratona de leituras de Arsène Lupin, chegou a vez de um volume da série que eu estava bem ansiosa para conferir desde que li O Ladrão de Casaca. Afinal eu queria muito conferir quem sairia vitorioso, se o esperto ladrão ou o esperto detetive.

Arsène Lupin Contra Herlock Sholmes coloca frente a frente dois homens considerados os melhores no que fazem. 

Lupin é o grande ladrão, aquele que a polícia não consegue capturar (só quando ele quer ser capturado) e Sholmes é o grande detetive que não deixa criminoso nenhum escapar. Será o fim da brilhante carreira do nosso ladrão de casaca?

A história deste livro para mim é uma só, mas formada por duas histórias onde Lupin dá golpe atrás de golpe e a polícia não consegue provas de que ele é culpado. Aqueles que foram prejudicados por Lupin se unem e chamam a única pessoa que eles acreditam ser capaz de pegar o ladrão, Herlock Sholmes 

Na primeira história, A Mulher Loura, é onde Sholmes aparece e tenta capturar Lupin. E se você acha que o ladrão se intimida, não se engane, ele tem a cara de pau de se aproximar do detetive e mostrar que aceita o desafio. Na verdade, ambos se desafiam e nós leitores ficamos aqui na expectativa de ver quem vai sair vencedor. As interações de ambos são ótimas desde o primeiro encontro e garantem boas risadas, pois são cheias de provocação e de diálogos muito afiados e inteligentes.

Dois gênios juntos não poderia resultar em algo diferente, foi uma união genial. Holmes é meu detetive literário favorito da vida, mas não nego que no livro onde Lupin é protagonista, não consegui torcer para ele. Eu fui time Lupin do começo ao fim.

Embora Maurice Leblanc use o nome Herlock Sholmes, nós sabemos que ele se refere a Sherlock Holmes, de Conan Doyle. O nome foi mudado após Doyle ter ficado incomodado com a apropriação de seu personagem, mas mesmo assim, todo mundo sabe quem é o adversário de Lupin. Sinceramente, mesmo adorando isso, não nego que acho Leblanc tão cara de pau quanto seu personagem ao usar a criação de outro assim.  Só que não reclamo, o resultado é incrível.

Então de volta a história, os dois vão fazer de tudo para vencer o outro e o resultado é inesperado e inusitado. O desenrolar dos acontecimentos até o desfecho é de deixar o leitor roendo as unhas. Sem dúvidas muito empolgante.

E a segunda história, A Lâmpada Judaica, é resultado direto da primeira e na minha opinião celebra com perfeição o encontro dos dois. Desta vez Lupin se supera na arte da provocação e consegue fazer Sholmes dançar conforme sua música. São tantos ardis e reviravoltas que você fica assustado com a ousadia de Lupin.

É uma leitura divertida e a cada novo volume que leio, mais viro fã de Lupin. Acho que só o melhor amigo de Sholmes não brilha nesta jornada, Wilson é bem desnecessário, prefiro o Watson mesmo. No mais, Arsène Lupin Contra Herlock Sholmes foi uma leitura deliciosa, que me deixou cheia de expectativas por um próximo encontro destes dois gênios. Recomendo! 


6 comentários:

  1. Ahhh, vários livros da série ficaram gratuitos no final do mês passado e aproveitei pra pegar. Esse foi um deles (mas acredito que seja outra edição). Eu só preciso me inteirar da ordem, pra ler direitinho. Tô doida pra começar a acompanhar a série!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  2. Oieee, amando ver sua opinião sobre os livros. Recentemente peguei vários volumes gratuitos no kindle e to ansiosa para ler.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi
    nunca li nada com os dois personagens e só assisti filmes e series com o sherlock, mas que bom que gostou da leitura e achou diverti dada, deve ser legal ver junto dois personagens inteligentes e espertos;

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, tudo bem?
    O shade, meu pai eterno hahaha! Muito engraçado esse trocadilho.
    Só tenho um livro da série aqui em casa, e não é o primeiro, então fico enrolando pra ler. Quem sabe um dia eu consiga dar uma chance, né!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    Além da grande inteligência dos dois personagens, eu fico ainda mais impressionada com o autor que conseguiu escrever uma história com eles, haha. Confesso que fico um pouco incomodada com a troca de letras no nome do detetive, acho que Maurice tem genialidade o suficiente pra criar seu próprio grande detetive, assim como fez Agatha Christie com Poirot. Mas enfim, que bom que foi uma leitura positiva, quando possível quero conferir o livro.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♡

    ResponderExcluir
  6. AAAhhhh! Eu fico muito feliz quando vejo que Lupin está se tornando mais conhecido entre os leitores. Sou apaixonada pelo ladrão de casaca e por Holmes (embora concorde com você e acabe pendendo mais para o time do Lupin, haha). Espero que continue fazendo mais leituras incríveis, conforme mergulha em mais aventuras de Arsène.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!