Brilhante, audacioso, sedutor, mestre do disfarce e do jiu-jítsu, Arsène Lupin é a irônica resposta francesa a Sherlock Holmes: um ladrão refinado e anarquista, espécie de Robin Hood da Belle Époque. Nas nove histórias que compõem essas primeiras aventuras, o irresistível anti-herói atormenta seus oponentes, zomba das convenções estabelecidas, ridiculariza a burguesia e ajuda os mais fracos. E ainda enfrenta um grande detetive inglês, não por acaso chamado Sherlock Sholmes. Essa edição traz texto integral, excelente tradução de André Telles e Rodrigo Lacerda, vencedores do Prêmio Jabuti, apresentação de Lacerda, posfácio de Maurice Leblanc e cronologia de vida e obra do autor, capa dura e acabamento de luxo. Lupin TV (2021) com o ator Omar Sy, série inspirada nos contos do "Ladrão de Casaca" / Arsène Lupin de Maurice Leblanc.
Um mestre dos disfarces…
Eu gosto de a cada ano conhecer um autor muito comentado, mas que ainda não li. No entanto, este ano resolvi conhecer ao invés de um autor, um personagem. O escolhido foi Arsène Lupin, de Maurice Leblanc.
Existem várias edições das história deste personagem e eu optei por fazer a coleção da Zahar, que são livros em formato menor e edição capa dura. Nestas edições não temos, ainda, todas as histórias publicadas. Então se você optar por ler e desejar conferir praticamente todos os volumes, sugiro procurar os boxes que existem de outras editoras, em edições mais simples, porém mais completos.
O primeiro volume que conferi foi O Ladrão de Casaca, As Primeiras Aventuras de Arsène Lupin. Neste livro temos uma série de contos, alguns interligados, que nos servem para apresentar Lupin, um ladrão extremamente astuto e inteligente que não conseguimos considerar como um vilão.
O personagem é intrigante, visto que não sabemos tudo sobre ele e pouco é dito nestas primeiras aventuras. Mas a personalidade dele é bem apresentada e entendemos como funcionam seus objetivos. É um personagem de muitas camadas, mas que não é maldoso, não mesmo.
Eu admito que a primeira história do livro me surpreendeu demais, pois logo de cara Lupin foi capturado e jogado na cadeia. Fiquei aqui pensando como um personagem considerado tão esperto, se deixou ser pego tão facilmente. E a resposta é simples, ela planejou ser preso.
Conforme vamos lendo, a audácia do personagem em seus planos vai ficando mais e mais evidente e chega a ser engraçada a forma como ele tira as autoridades do sério com seu jeito de ser e forma de agir. Eu fui lendo e sendo cativada por seu carisma, destemor e inteligência.
Lupin no papel de ladrão chega mesmo a enfrentar o grande detetive inglês Herlock Sholmes, que sabemos bem ser uma referência ao Sherlock Holmes de Conan Doyle, mas que teve o nome alterado por exigência do criador do detetive. Ele não gostou nada de ver seu célebre personagem sendo usado por outro autor. No entanto, mesmo com a mudança, nós sabemos de quem se trata.
Eu sou fã de carteirinha de Holmes por ele ser extraordinário em vários aspectos. Admiro sua engenhosidade para resolver crimes, sua personalidade forte e seu gênio indomável. Na real eu amo personagens inteligentes. Sendo assim, Lupin me conquistou também, mesmo agindo do lado contrário da lei. Mas querem saber? Ele não rouba pessoas bondosas, ao invés disso, com suas ações acaba dando boas lições nos em grandes cretinos e naqueles que adoram tirar vantagem dos demais. É um anti-herói.
Gostei demais deste meu primeiro contato com Lupin e pretendo ler em breve mais da obra de Maurice Leblanc.
Existe a série da Netflix baseada nesta obra. Eu ainda não assisti para afirmar se é fiel ao original, mas vi que vem sendo bastante elogiada.
Eu recomendo bastante para leitores que gostam de personagens engenhosos e histórias com boa dose de ação.
Oi Cida, quando vi que você tinha lido Arsène Lupin, não resisti e vim correndo conferir. Eu sou suspeita para falar, pois sou apaixonada tanto por Holmes quanto por Lupin. Então esse livro foi um prato cheio. Em relação às edições, essas da Zahar e tenho dos dois primeiros livros e realmente são lindas. Mas como estão num preço bem salgado, por serem lançamento e capa dura, estou comprando aos poucos as da Principis, que são extremamente simples, mas também super em conta. Então posso comprar de "combo", haha. Sobre a série da Netflix, ela é maravilhosa também, mas já adianto que não é fiel ao original, pois é apenas inspirada nos livros, não a adaptação dos livros em si.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Olá, Cida.
ResponderExcluirEu fui para os livros depois de ver a série hehe. Mas é só inspirada nos livros porque de resto não tem nada, mas é tão boa quanto, então quando der assista sim. Eu estou comprando as edições da Principis que achei bem em conta e como você falou a Zahar está demorando bastante para publicar os livros.
Prefácio
Oi
ResponderExcluiresse realmente um personagem super comentado, eu até tenho curiosidade só que ainda não prioridade, que bom que gostou da leitura e ele parece ser um personagem bem interessante, ainda não assisti a série também.
https://momentocrivelli.blogspot.com/
Olá,
ResponderExcluirMeu contato com personagem foi duas adaptações, uma gostei (a série da Netflix) e a outra não.
Mas tenho bastante interesse em ler a obra. Eu acho que tenho um e-book desse volume, mas de outra editora. Também espero curtir e conhecer outros de seus contos.
até mais,
Canto Cultzíneo
Oi, Cida! Tudo bom?
ResponderExcluirEu nunca li essas histórias, mas tenho curiosidade pelo fator investigação. Não é algo que me dê muuuita vontade de ler, mas quem sabe um dia!
Beijos, Nizz.
www.queriaestarlendo.com.br
Oi Cida,
ResponderExcluirEu assisti a série da Netflix e gostei bastante. Ainda não li nenhum livro do Lupin, mas confesso que vontade não me falta, pois também gosto de personagens inteligentes, que conseguem manipular situações e enganar até mesmo o leitor.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Oi, Cida! Tudo bem?
ResponderExcluirDurante a faculdade, ouvi muito uma amiga minha falar de Lupin. Como estudávamos francês estávamos sempre em busca de algo no idioma para ler. Ela adorava Lupin. Eu não tive a oportunidade de ler, mas tenho bastante vontade de ler os livros do Leblanc.
Fico muito contente que tenha gostado!
Sobre a série da netflix, comecei e achei muito boa :)
beijos
https://duquesaazarada.blogspot.com