[Resenha] O Teste do Casamento

O Teste do Casamento
Título Original: The Bride Test (The Kiss Quotient #2)
Autor(a): Helen Hoang
Editora: Paralela                  Páginas: 280 
Lançamento: 2022               Romance
Tradução: Alexandre Boide
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

Continuação de Os números do amor, O teste do casamento é uma história apaixonante sobre um romance que cruza fronteiras entre os países e os limites do coração.Khai Diep não tem sentimentos. Bom, ele fica irritado quando mexem nas suas coisas e satisfeito quando os centavos são incluídos nos livros contábeis, mas não consegue vivenciar nenhum sentimento profundo, como luto ou amor. Ele acha que tem algum problema, mas sua família sabe que, por ser autista, ele processa as coisas de um jeito diferente e tem dificuldade com as emoções. Como Khai se recusa a arrumar uma namorada, sua mãe resolve viajar ao Vietnã para encontrar a noiva perfeita para ele. Sendo birracial em Hồ Chí Minh, Esme Tran sempre se sentiu deslocada. Quando surge a oportunidade de ir para os EUA e conhecer um possível marido, ela sabe que não pode recusar, pois é a chance de mudar a realidade de sua família. Mas seduzir Khai não sai como o planejado. E assim ela se apaixona por um homem que está convencido de que não pode retribuir seu afeto. O tempo de Esme nos EUA está se esgotando. Será que Khai vai admitir que estava errado, e que pode haver mais de uma maneira de amar, antes que seja tarde demais?

Olá! Aqui é a Jô, trazendo um romance diferente para vocês!

Apesar de ser o volume dois da série Os Números do Amor, os livros podem ser lidos separadamente, pois trazem história independentes. O que há em comum são protagonistas que devido a certas condições, têm dificuldades que os impedem de se relacionar de maneira mais simples com outras pessoas. 

Khai é um homem adulto, mas que por ser autista, não processa sentimentos e emoções como nós. Ele é bem sucedido, independente, até mesmo feliz, mas nem pensa em relacionamentos amorosos. Isso deixa sua mãe meio que em desespero e ela resolve interferir na vida amorosa do filho arranjando para ele uma noiva.  Ela viaja para o Vietnã e traz para os EUA a tal noiva, a jovem mãe solteira Esme Tran. 

Khai de começo reluta em deixar a moça ficar morando com ele, mas a mãe com uma boa dose de chantagem consegue convencê-lo e assim começa a convivência de duas pessoas totalmente opostas. 

Eu achei muito desrespeitosa a atitude da mãe de Khai de se intrometer na vida do filho desta maneira e também achei a Esme bem interesseira de começo por aceitar este acordo apenas para conseguir um visto americano. 

No entanto, encarando como uma comédia romântica com pitada hot, me deixei levar pelo enredo e acabei achando a relação surgida entre os dois um tanto engraçada. 

Esme que chegou ali apenas pelo benefício de conseguir algo com casamento, acaba acordando para vida e enxergando que para chegarmos em algum lugar, o mais digno é que seja pelo nosso esforço. Ela então, apesar de tentar seduzir o Khai, acaba indo atrás de estudar e se desenvolver e com isso ganhou pontos comigo. O esforço dela para adquirir educação em um país estrangeiro e assim dar um futuro melhor para a filha é de admirar. 

O Khai por seu lado é maravilhoso, um homem que faz de tudo para ser gentil com as pessoas que o cercam, mesmo ele tendo tantas dificuldades de mostrar sentimentos. Mas nós sabemos que Khai ama o irmão, a mãe e até o bando de mulheres enxeridas da família. Ele amou muito o melhor amigo e até hoje não superou sua perda e a entrada de Esme em sua vida abala suas estruturas de tal forma, que ele se vê inspirado a abrir seu coração e enfrentar seus medos. 

Os dois acabam por ser boas influências um para o outro. Ele mais contido ensina que ela as vezes precisa ser mais moderada e ela com sua falação desenfreada e espontaneidade, mostra ao Khai que ele pode viver a vida com menos rigidez e menos medo de errar. 

Além do romance desenvolvido entre os dois, a autora aborda fortemente a questão dos imigrantes e suas dificuldades, mas nada pesado. A história ainda que tenha pequenos dramas, é direcionada para o lado de esperança e finais felizes. 

Assim, ainda que eu não passe pano para a atitude invasiva da mãe de Khai na vida dele, acho que o resultado foi bom e o final é digno de Sessão da Tarde, deixando quem ler de coração quente. 

Espero que a autora tenha planos futuros para um livro do irmão do Khai, pois este moço deu todo um charme para a história.

O Teste do Casamento é divertido, com muitas cenas de vergonha alheia e uma ótima distração depois de uma leitura mais séria. 

Confira também a resenha do volume um, O Números do Amor aqui



7 comentários:

  1. Oi!
    Essa postura da mãe do Khai atrapalha um pouco a suspensão de descrença no início do livro né? O que eu mais gostei nesse livro é que a autora tinha tudo para errar a mão quando se tratava da Esme, mas acertou bastante quando ela começa a estudar nos EUA.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida! Eu amei o primeiro livro. Foi uma leitura muito importante para mim. Eu comprei os dois juntos porque achei pela sinopse que ia gostar muito. Ainda não li o segundo porque tô guardando um pouco. O protagonista do terceiro livro é o irmão do Khai. Pode comemorar. Vi isso quando li resenhas sobre a série no goodreads. Espero que ele tenha um final feliz também.

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie, quero conhecer ambos os livros da autora, esse tem temáticas bem relevantes também, embora tenha pontos mais negativos.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jô!
    Tinha bastante vontade de ler Os Números do Amor, mas depois que descobri que tem bastante teor hot acabei desistindo da leitura.
     Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Eu achei o Khai um amorzinho, pelo pouco que mostra dele no outro livro.
    E, nossa, parece que essa série é feia de mães "loucas" e isso é meio ruim...
    Mas vou ler assim que puder.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  6. Oi
    estou muito curiosa com esse, minha próxima leitura vai ser os números do amor, a minha edição é a capa antiga . Achei legal que a autora trouxe um personagem autista para protagonizar sua história, parece ser uma leitura rápida de se fazer.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostei muito da sua resenha ♥
    Vou procurar este livro para ler também, depois falo minha pinião!
    Bjos, Val

    https://www.namoradanerd.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!