[Resenha] Coraline

Coraline
Título Original: Coraline
Autor(a): Neil Gaiman     
Editora: Intrínseca               Páginas: 224 
Lançamento: 2020               Fantasia, Mistério
Tradução: Bruna Beber
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads|| 

 

Certas portas não devem ser abertas. E Coraline descobre isso pouco tempo depois de chegar com os pais à sua nova casa, um apartamento em um casarão antigo ocupado por vizinhos excêntricos e envolto por uma névoa insistente, um mundo de estranhezas e magia, o tipo de universo que apenas Neil Gaiman pode criar. Ao abrir uma porta misteriosa na sala de casa, a menina se depara com um lugar macabro e fascinante. Ali, naquele outro mundo, seus outros pais são criaturas muito pálidas, com botões negros no lugar dos olhos, sempre dispostos a lhe dar atenção, fazer suas comidas preferidas e mostrar os brinquedos mais divertidos. Coraline enfim se sente... em casa. Mas essa sensação logo desaparece, quando ela descobre que o lugar guarda mistérios e perigos, e a menina se dá conta de que voltar para sua verdadeira casa vai ser muito mais difícil ― e assustador ― do que imaginava.

 

Coraline é uma das obras de Neil Gaiman que sempre quis conferir e quando saiu esta edição especial em capa dura, meus olhos brilharam e não demorei para adquirir. 

Finalmente consegui ler e simplesmente me encantei pela história que o autor começou a escrever para uma de suas filhas e terminou pela outra.

A protagonista é Coraline, uma garota curiosa, que não consegue ficar parada. Os pais sempre estão ocupados e ela procura gastar seu tempo explorando o apartamento no qual vive e a vizinhança. E justamente nessas explorações ela descobre uma porta na sala de visitas de casa. Uma porta até então selada, mas que na calada da noite se abre para uma realidade inesperada.

Do outro lado Coraline acha sua casa, seus vizinhos e seus pais. Contudo não são os que ela conhece, são outras versões destas pessoas e lugares. A mãe, em especial é muito sinistra e logo Coraline percebe que ela é perigosa e representa um perigo para os seus verdadeiros pais. 

A pequena garota vai ter que vencer está vilã usando de muita astúcia e inteligência. Será que ela vai conseguir?

A história, como mencionei acima, foi uma ideia de Gaiman para uma de suas filhas. Ele começou a escrever, mas na loucura diária, o livro caiu no esquecimento. Anos mais tarde, quando decidiu retomar o projeto, a filha não era mais a pequena criança para a qual ele idealizou Coraline e desta forma acabou terminando o livro pela outra filha, que naquele momento era a mais nova e estava na idade certa para apreciar uma aventura de fantasia.

A linguagem é objetiva e atrativa, mostrando um universo fantasioso de portas mágicas que nos levam para outra realidade. Tal universo fisga fácil o leitor. É atraente para qualquer criança e também para os adultos, que não dispensam algo bem elaborado e mágico.

De início, quando Coraline atravessa a porta, não sabemos bem se ela está em outra realidade ou está sonhando/imaginando aquele outro lado. Quando fica claro que aquilo é real, passamos a acreditar que aquela mãe mais atenciosa é bem melhor que a mãe original. Ledo engano, tudo não passa de armadilha.

As figuras do outro lado são feitas como semelhantes das originais, mas possuem olhos de botão, um aspecto que achei especial para dar a sensação de serem pessoas, mas também bonecos animados. É algo que encanta, dado o cuidado com que foram criados por Gaiman com a finalidade de dar uma aparência única para o lado oculto depois da porta.

Não vou dizer que a história possui um cenário fofinho, ao contrário, o outro lado a cada página virada vai se tornando mais e mais sombrio. 

Coraline, pela liberdade dela e dos pais, enfrenta desafios de assustar. No entanto, não esmorece. Ela luta com garra, doçura e muita esperteza. Eu me vi torcendo muito por ela e adorando explorar aquele mundo tão diferente e intrigante.

E nossa garota não está sozinha, ela conta com a ajuda de um gato preto misterioso e falante.

Há uma adaptação da história para as telas e quero conferir para ver como retrataram os cenários que achei tão fascinantes. A Coraline do livro esbanja carisma e me cativou. Sua inocência, sua bondade e sua vontade de salvar quem ama são aspectos inspiradores de sua personalidade e a tornam uma protagonista incrível.


Porque coragem é quando você sente medo de fazer algo, mas faz mesmo assim, é quando você enfrenta o medo.

 

Esta edição mais recente, possui lindas ilustrações. É de fato uma edição indispensável para quem é fã da história e da obra de Gaiman. Eu amei esta aventura e sei que junto com O Livro do Cemitério, se tornou uma das minhas favoritas do autor. Recomendo! 


 

7 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bem?
    Li essa história por meio da graphic novel da Rocco (assim como O Livro do Cemitério) e amei. Estou louca pra ver o filme também! Mas, de fato, apesar dele ter feito pra uma filha pequena, a história é bem sombria.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Olá, não importa quantas vezes vejo esse livro, sempre sinto aquela gostosa ansiedade de quando li. Foi incrível, também amo essa nova edição.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Eu espero ter a oportunidade de ler.
    O que me chama bastante atenção é essa duplicata de família que Coraline encontra. Amo protagonistas inspiradoras e saber que ela é assim. Só me dá mais vontade de ler. Essas capas duras sempre me fazem ter mais vontade de ter o livro. É tão bonito hahah

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olha só a coincidência, compramos o exemplar pelo mesmo motivo e lemos na mesma época, haha. Adorei! =) Eu amei essa edição em capa dura, é maravilhosa e, de fato, mesmo para m público infantil, é uma trama bem trevosinha. Mas amei cada página e valeu a pena a leitura.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  5. Oi
    eu tenho essa edição e acho linda, gostei da leitura e é uma boa história, adoro assistir o filme e sempre que vejo passando na TV eu paro para assistir.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oii cida, amo o filme, mas nunca li o livro quem sabe um dia.
    Bjs
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida, tudo bem?
    Que bom que gostou da leitura!! Eu ainda não li nada do autor, mas Coraline parece ser realmente interessante.


    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!