[Resenha] O Que Dizem as Estrelas

O Que Dizem as Estrelas: Contos Astrológicos ou Astrocontos
Autor(a): Luly Trigo
Editora: Seguinte                 Páginas: 336
Lançamento: 2022               Contos
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

Todo mundo já ouviu falar que as pessoas do signo de câncer são choronas; as de touro, comilonas; as de libra, indecisas… Mas será que é apenas isso que os signos representam? Nesta antologia, você vai encontrar doze histórias, cada uma acompanhando um protagonista de um signo solar diferente - todos eles moradores do mesmo prédio, o edifício Cosmos. Ali, os conflitos são vários: mudança de casa, problemas na escola, desentendimentos com os amigos, romances surgindo e chegando ao fim… Enquanto mergulha nos dramas de cada personagem, você vai perceber que os signos do zodíaco são repletos de nuances, luzes e sombras, que podem nos ajudar a entender quem realmente somos. Ao final de cada astroconto, você ainda encontra um texto explicativo sobre como a energia daquele signo pode afetar determinada área da sua vida - afinal, todos temos um pouco de cada signo no nosso mapa.

O Que Dizem as Estrelas, de Luly Trigo, traz um coletânea de contos onde cada uma das histórias é focada em um dos doze signos do zodíaco.

Eu não sou ligada em astrologia, mas na minha adolescência li muito horóscopo. Hoje quando me lembro na fé que colocava naquelas previsões dou até risada e sinto falta da ingenuidade que temos quando somos mais novos. Atualmente sou tão cética e racional que às vezes até me sinto um pouco rígida demais.

Ainda assim, por já ter lido outras histórias da autora e gostado, resolvi dar uma espiadinha nesta sua nova obra e quando percebi já estava na metade do livro. Sério! São histórias tão deliciosas de ler e a astrologia é abordada de maneira tão honesta, fácil de entender, que não nego que terminei de ler interessada em fazer um mapa astral.

As histórias trazem como personagens os moradores de um prédio e até mesmo o porteiro deste lugar ganha sua história. Em cada uma a autora traz o nativo de um signo vivendo um desafio/impasse em sua vida cotidiana e, tentando da melhor forma, arranjar uma solução para seu problema.

Tem de tudo. Desde a decisão por uma carreira, o rumo de um relacionamento, largar tudo para tentar algo novo, passar no vestibular, se adaptar em um novo trabalho, saber conduzir uma amizade, fazer um trabalho de escola e por aí vai. Percebam que são situações simples, muito fáceis de serem vividas por cada um de nós e em muitas vezes é fácil se ver na pelo do personagem. E nem digo na mesma situação, mas entender como se sentem e até dividir aquele sentimento.

Eu mesma me vi sendo bem parecida com vários personagens nas atitudes e com isso percebi que apesar de sermos nativos de um signo, temos muito das características dos outros em nossa personalidade. Luly explica isso de maneira didática ao leitor, nos fazendo enxergar com mais clareza a grande mistura que somos. Ao final de cada conto ela fala especificamente de cada signo e como se fazem presentes em nós, mesmo não sendo o nosso signo principal.

Eu admito que me vi muito mais nas características de outros, do que nas de Câncer. Eu não sou nenhum pouco maternal e nem chorona como sempre descrevem quem é deste signo e sempre fiquei encucada com essas atribuições. A leitura desta obra e as explicações da Luly me clarearam as ideias e achei o assunto muito interessante neste aspecto, então surgiu a vontade de fazer um mapa astral como mencionei acima.

E não é para saber sobre futuro e afins como eu buscava quando lia horóscopos na adolescência. É para entender mais sobre características da personalidade. Algo que aprendi nesta leitura é que não é só de previsão do futuro que se compõe a astrologia. Eu sou bem leiga no assunto, mas absorvi isso e gostaria de saber mais ainda. Não pretendo ser uma estudiosa, mas entender algo um pouco melhor é sempre bom.

E não é um livro para te convencer a seguir os astros, não mesmo. Eles estão ali, mas o principal são os personagens e seus desafios. A gente se envolve fácil com cada um deles, uma mais que outros sem dúvidas, mas no final acabamos na torcida por cada um em suas jornadas. Não nego que fica aquele gostinho de quero mais para saber sobre o que aconteceu depois do final das histórias.

É uma leitura rápida, ambientada em cenário atual e leve. Uma ótima opção para você que busca algo envolvente e despretensioso para ler. Eu recomendo. 


8 comentários:

  1. Oie, apesar da temática não ser minha favorita, me chamou antenção por ser rápido e envolvente.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cida! Tudo bem?
    Eu sempre estou buscando leituras levinhas assim. Ainda mais que meu eu adulto não lê rápido como meu eu jovem hahahah Agora minha velocidade de leitura é bem diferente e gosto de intercalar leituras. Acho que contos sempre são uma boa pedida. Gostei da proposta e como tem explicações acho que ajuda melhor a entender o contexto dos contos. Já estou me preparando para querer ver mais dos personagens após a leitura hahaha

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, tudo bom?
    Essa pegada de signos me lembra muito Ray Tavares que eu amo, mas como não sou tão amiga de contos, não requisitei esse livro no NetGalley.
    Quero conhecer a escrita da Lully, mas acho que vou pegar o livro anterior dela, acho que chama 'O Reino de Zália'!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro, mas fiquei curiosa para conhecer os contos e suas ligações com os signos. Dica anotada!!!


    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida, tudo bem?
    Adorei a dica. Não sou "a louca dos signos" mas acho o assunto divertido e me identifico com várias características do meu mapa astral. Com certeza daria uma chance a esse título. =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Eu te entendo nesse quesito. Também lia muito horóscopo quando adolescente, era quase um ritual da semana, haha. Eu não acreditava muito nas previsões, mas nas características da personalidade, sim. O máximo que sei é meu signo e meu ascendente, mas sei que astrologia vai além disso. Achei legal ser o tema do livro, acaba rendendo assuntos bem inusitados e que nem imaginamos, né? Não conhecia o livro, mas quero ler. Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  7. Eu também lia horóscopo quando adolescente, era quase um ritual da semana, haha. Hoje quando me lembro, também dou risada, mas era algo fantástico na época. Não lia para saber as previsões, mas para ver as características da personalidade mesmo. Achei interessante a proposta do livro, que conseguiu encaixar o tema de uma forma fluida e legal de ler. Não conhecia o livro, mas quero ler. Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  8. Olá, Cida.
    Somos duas então, porque me vi em vários signos, menos no meu de gêmeos hehe. Adorei o livro e não ser ligada em horóscopo nem influenciou em nada. Quero ler outros livros da autora.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!