[Resenha] Segredos

Segredos
Título Original: The Damage
Autor(a): Caitlin Wahrer
Editora: Faro                                   Páginas: 304
Lançamento: 2022                          Drama, Suspense
Tradução: Fabio Alberti
||Skoob||  ||Goodreads||

 

 

Tony sempre foi um bom irmão para Nick. Então, quando ligam do hospital avisando que o caçula está internado após sofrer uma agressão sexual, seu lado protetor é ativado, impulsionando sua busca por justiça. Julia, esposa de Tony, é advogada e acredita que o caso logo será resolvido, mas a família jamais será a mesma: a avalanche de comentários maldosos nas redes sociais e a superexposição com a cobertura obsessiva na mídia transformam a luta do marido em desejo por vingança. Nick vive num estado de angústia ao perder o controle de tudo que ocorre após a agressão: lidar com a vergonha, a invasão de sua vida pessoal e, agora, a manipulação dos fatos por parte de seu agressor. Ele deseja apenas acordar daquele pesadelo e ter sua antiga vida de volta... Enquanto a batalha jurídica ocorre, essa família precisa desenterrar segredos e lidar com assuntos que foram silenciados no passado, mas que não podem mais continuar encobertos

Segredos, de Caitlin Wahrer, é mais um thriller publicado no Brasil pela Faro Editorial que chega com uma história densa, pesada e cheia de reviravoltas interessantes.

Nick é um jovem universitário que parece viver um amor platônico. O rapaz que ele está interessado não corresponde aos seus sentimentos e aparentemente brinca com Nick ao invés de levá-lo a sério. Em uma noite que Nick está em um bar esperando seu interesse amoroso e mais uma vez é deixado de lado, ele acaba conhecendo um cara mais velho que demonstra estar seriamente atraído por ele.

O jovem, encantando pela beleza e charme do outro, após diversos drinques, acaba aceitando ir para um  hotel e isso muda para sempre sua vida e de sua família. Nick acorda na manhã seguinte sozinho, em lençóis manchados de sangue e com o rosto completamente destruído após apanhar muito. Ele sofreu um abuso sexual.

Hospital, depoimentos para a polícia, admitir para a família o acontecido, lidar com as dores físicas e emocionais, além da iminência de um longo processo judicial para tentar fazer o culpado pagar. Essa passa a ser a rotina de Nick que fica abalado profundamente e sem chão, mas não tanto quanto seu irmão mais velho Tony que acredita que precisa proteger o caçula a qualquer preço. O que aguarda esta família?

Um livro com um nome desses já nos leva a desconfiar de tudo e de todos. Afinal onde há segredos, sabemos que a verdade não é inteiramente revelada. Então, desde a primeira página eu já estava sem saber se podia confiar em Nick e em sua família.

Apesar se ele ser uma vítima, algo em seu modo de agir e em seu depoimento me incomodava. Na minha opinião ele estava escondendo algo sério e todo o tempo eu não tinha certeza se ele era mesmo uma vítima. Sendo ou não, o fato é que seu irmão acreditava nisso e passa a agir de maneira insana para buscar justiça.

É um turbilhão de emoções que aguarda o leitor nestas páginas. Uma família lidando com violência sexual é um assunto pesado e vemos como as pessoas ficam perdidas quando um ente querido é ferido.

O impacto é enorme, ao ponto de não afetar apenas quem foi agredido, mas todos ao seu redor. A autora trabalha isso de maneira hábil, mostrando não apenas Nick ruindo, mas também seu irmão e a família dele.

Justiça, certo e errado, passam a ser palavras que ganham novas interpretações. As pessoas acabam por encontrar significados que justifiquem seus atos. Mas isso é realmente o que de ver ser feito?

A história não começa exatamente quando o fato ocorre, mas alguns anos depois quando o policial encarregado da investigação está com uma doença terminal e precisa tirar a limpo este caso que tanto o perturbou. Ele chama a cunhada de Nick, Julia, para falar do passado e diz saber o que de fato foi feito. Ela não deseja aquele conversa, mas é a partir dela que começa a narrativa e assim percebemos que o desfecho do caso de Nick esconde uma enorme tragédia.

Não vou dizer o que aconteceu, só digo que o dito agressor foi encontrado e poderia enfrentar a justiça. O processo acaba gerando muita revolta, uma série de opiniões controversas da sociedade e muita pressão em cima dos envolvidos.

Surgem mil teorias na nossa mente sobre o que o desfecho nos reserva e o que incomoda tanto o policial. Conforme as atitudes de Nick e da família vão ficando extremas, não fica muito difícil de adivinhar o rumo das coisas e então vem uma nova pergunta. Quem foi?

Eu entendo o sentimento que tomou estas pessoas e acho que discernimento de certo errado passou longe de todos, mas no contexto geral, dizer o que era certo e errado também fica complicado. Eu sei que fiquei agoniada, curiosa e aflita com o desenrolar dos acontecimentos e muito sedenta de respostas.

Eu não tomei partido de nenhum dos lados da disputa que se formou, na minha opinião, todos estavam errados de alguma forma e apesar de entender não concordei com o desfecho.  

Há muito drama desta história. Não apenas a questão da violência sexual é abordada, há muita crise familiar também a ser discutida e gostei da forma coerente que a autora costurou ambos os assuntos.

A história possui enigmas na medida certa, dramas pesados, temas que geram muita reflexão e podem ser debatidos por horas e um clima denso que nos envolve totalmente. Eu estou até agora digerindo a história, tentando entender como o ser humano pode deixar a humanidade de lado tão facilmente por motivos que passam longe da razão e muitas vezes são meramente e egoístas e outros são movidos por instintos mais fortes e justificados pelo amor. É de tirar o fôlego. Não deixem de conferir! 

7 comentários:

  1. Oie, gostei da proposta desde quando vi o lançamento. Agora estou genuinamente curiosa porque adoro livros com pouco drama.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia ainda o enredo da história, mas achei muito interessante. Eu gosto bastante de as vezes ler um drama mais pesado, especialmente quando tem mistérios.

     Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  3. Olá, Cida.
    Eu já acho que concordo com o final hehe. Fiquei agoniada com esse livro e me vi dividida várias vezes. Ficava a todo momento imaginando se fosse com alguém da minha família. E cheguei a desconfiar até do policial hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida.
    Não conhecia o livro, mas lendo sua resenha deu para perceber o quanto a história mexeu com você e te impactou. Fiquei curiosa e resolvi colocar na lista.
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Nossa, não sabia que esse livro traria essa temática. Pior que acontece demais agressores sexuais não enfrentarem a justiça de forma correta...
    Beijos
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cida! Tudo bom?
    No momento eu tô bem por fora da vibe de thriller, então a premissa desse não chegou a me interessar.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    O meu chegou e já passei na frente para próxima leitura. Achei a ideia instigante demais, impossível não querer saber como termina.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!