[Resenha] Venha O Que Vier

Venha O Que Vier (Any Way the Wind Blows)
Título Original: Any Way the Wind Blows (Simon Snow #3)
Autor(a):  Rainbow Rowell 
Editora: Seguinte                 Páginas: 560
Lançamento: 2021               ISBN: 9788555341601
Tradução: Lígia Azevedo
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

No aguardado desfecho da trilogia Simon Snow, nossos heróis tentam seguir em frente de uma vez por todas ― mas ainda há algumas perguntas a serem respondidas. Em Sempre em frente, Simon Snow e seus amigos perceberam que tudo o que sabiam sobre o mundo podia estar errado. E em O filho rebelde, eles se perguntaram se o que estava errado era o que sabiam sobre si mesmos. Em Venha o que vier, Simon, Baz, Penelope e Agatha procuram um jeito de seguir em frente. Para Simon, isso significa decidir se ainda quer fazer parte do Mundo dos Magos ― e, se não quiser, o que isso representa para seu relacionamento com Baz? Enquanto isso, Baz está dividido entre duas crises familiares e sem tempo algum para compartilhar com alguém seus novos conhecimentos sobre vampiros. Penelope adoraria ajudar, mas trouxe um americano normal para Londres e não tem ideia do que fazer com ele. E Agatha? Bom, Agatha Wellbelove já está farta de aventuras. Venha o que vier leva os quatro amigos de volta à Inglaterra e à Watford e às suas famílias. Cada um a seu modo, todos estão prestes a viver a aventura mais longa e emocionalmente dolorosa de todos os tempos. A conclusão dessa saga, que começou como uma história sobre o Escolhido, chega revelando segredos, dando as respostas que faltavam e resolvendo todos os mistérios. Venha o que vier é um livro sobre colocar um ponto-final nos lugares certos, sobre catarse e conclusão, sobre escolher seguir em frente apesar dos traumas e dos triunfos que tentam nos definir.

Venha O Que Vier, de Rainbow Rowell, fecha a trilogia Simon Snow. Eu gosto bastante da história de Simon e de sua jornada no mundo da magia.

Para quem não conhece, Simon Snow é um garoto órfão que foi descoberto por um Mago como sendo o Escolhido para salvar o mundo da magia. O Mago que era diretor do colégio de magia Watford, levou Simon para lá e desde este dia em diante, o coitado nunca mais teve paz.

De começo pode lembrar Harry Potter, com um garoto mágico que deve enfrentar um grande vilão, mas a autora conseguiu se desvincular desta imagem e criou o seu próprio mundo de magia e personagens brilhantes.

Simon já enfrentou o grande inimigo e venceu, mas com isso perdeu sua magia. Desde então vem tentando viver como nós, sendo um “normal”, mas isso e seus traumas anteriores não permitem que ele seja feliz.

De volta à Inglaterra depois de uma aventura nos EUA, Simon decide que não consegue mais levar adiante seu relacionamento amoroso com Baz e nem a amizade com Penelope. Ele quer ficar sozinho, mas o amor que sente por Baz fala mais alto e Simon resolve lutar contra seus medos.

A história apesar de ainda conter muita magia e mais segredos para serem desvendados, se foca mais em relacionamentos e acertos de contas. Não apenas no de Baz e de Simon, mas também na incursão de Penelope e Agatha neste mundo. Os quatro jovens sempre conduziram esta história e a autora quis lhe dar um final feliz neste volume.

Preparem-se para um outro nível no namoro de Simon e Baz. Eles estão aprendendo a viver juntos e se descobrirem sexualmente. É um aspecto mais maduro desta relação e bem mais intimo. Já Penelope está tentando superar o fora que levou e acredito que desta vez o romance dela seja o ideal, além de bem divertido. E Agatha, que ainda é vista como a namorada de Simon, está se achando na vida, buscando algo e alguém para se dedicar.

Sobra romance, mas também surge mais um desafio para Simon. Um novo Escolhido surge e cabe a ele descobrir se o cara é legitimo ou uma fraude. Isso nos leva ao clima das antigas aventuras e adorei ver mais uma vez o mundo da magia sendo ameaçado.

Eu curti voltar para este universo. Tenho um carinho enorme pelos personagens e sempre torci para que todos achassem seu final feliz, em especial Simon e Baz. Ainda que eu tenha achado que em alguns momentos a autora focou demais na intimidade deste par, o resultado final foi gratificante.

Adoro ver a forma como a história se transformou, enveredou por caminhos inesperados e como os personagens amadureceram. Tudo evoluiu de maneira convincente e achei que o desfecho da trilogia não poderia ter sido mais bem pensado e bonito. E ainda que seja o fim, se Rowell quisesse, ainda poderia continuar neste universo. As possibilidades de aventura para Simon e amigos são infinitas.

A mistura de magia com o nosso mundo real funcionou bem. Ainda que os personagens sejam em sua maioria donos de poderes fantásticos, os problemas que cada um enfrenta são bem parecidos com o de qualquer outra pessoa. Quem nunca se sentiu só no meio de várias pessoas? Quem nunca se sentiu perdido, sem saber como seguir? Quem nunca teve um amor não correspondido, um coração partido ou um relacionamento difícil?

A trilogia Simon Snow é mágica não apenas pela magia, mas por levar o leitor para dentro de seu universo e saber como cativar e ganhar seu coração. Eu amei e recomendo! 

Resenhas

Sempre Em Frente (Carry On) #1   O Filho Recbelde (Wayward Son) #2

Fangirl (conheça a origem de Snow)

4 comentários:

  1. Oi Cida.
    Eu ainda não conhecia essa trilogia, mas achei a premissa muito interessante. Gosto quando o autor trabalha a fantasia misturando magia e realidade.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida!
    Que bacana que a trilogia finalizou bem.
    Eu não li ainda, mas tenho curiosidade pela premissa.

    Desejo um ano novo cheio de alegria, amor, paz e saúde!
    Boas festas!

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie, esse é o último que preciso ler da serie e ainda não li por medo de me decepcionar e sentir falta dos personagens.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Olá, Cida.
    Que bom que gostou do livro. Eu tinha lido algumas resenhas negativas dele. Eu recebi esse livro da editora, mas como não li os dois primeiros acabei doando ele hehe.
    Feliz ano novo e boas festas para você e sua família.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!