[Resenha] Sempre Em Frente (Carry On)

Sempre Em Frente (Carry On)
Título Original: Carry On (Simon Snow #1)
Autor(a): Rainbow Rowell  
Editora: Seguinte                 Páginas: 504 
Lançamento: 2020               ISBN: 9788555341168
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

Simon Snow é o Escolhido. Segundo as lendas, ele é o feiticeiro que garantirá a paz no Mundo dos Magos. Isso seria extraordinário se Simon não fosse desastrado, esquecido e um feiticeiro pouco habilidoso, incapaz de controlar seus poderes. Ele está no penúltimo ano da Escola de Magia de Watford, e, ao lado de sua melhor amiga Penelope e sua namorada Agatha, já se meteu nas mais variadas aventuras e confusões ― algumas causadas por Baz, seu arqui-inimigo e colega de quarto, outras pelo Oco, um ser maligno que há tempos tenta acabar com Simon. Quando chega o novo ano letivo e Baz não aparece na escola, Simon suspeita que o garoto esteja tramando alguma coisa contra ele. As coisas começam a tomar um rumo ainda mais estranho quando o espírito da mãe de Baz, antiga diretora de Watford, aparece para Simon afirmando que quem a matou continua à solta. Quando Baz finalmente chega a Watford sob circunstâncias misteriosas, Simon não vê alternativa a não ser ajudá-lo a vingar a morte da mãe ― o que pode ser o primeiro passo para que verdades avassaladoras sobre o Mundo dos Magos sejam reveladas. E para que tudo mude entre os dois garotos.

Sempre Em Frente (Carry On) é o primeiro volume da trilogia Simon Snow, de Rainbow Rowell. A trilogia, atualmente, está sendo publicada no Brasil pela Editora Seguinte e já temos os dois primeiros volumes lançados.

Simon Snow é o protagonista da série e um personagem fictício de outro livro da autora (Fangirl). Rowell se apegou tanto ao garoto que resolveu dar à ele sua própria história e eis aqui o resultado.

Snow é órfão e foi levado para a Escola de Magia Watford para domar seu grande poder. Ele é conhecido por todos como O Escolhido, o Herdeiro do Mago e está destinado a derrotar a maior ameaça ao mundo da magia, o Oco Insidioso.

A história começa com Snow voltando à Watford para cursar o último ano e pensando em como ali é o lugar mais próximo de um lar que conhece. Há o Mago que é como um pai para ele (embora eu o visse de maneira bem diferente), a melhor amiga Penelope, a namorada Agatha e até seu maior inimigo (depois do Oco) e colega de quarto Baz.

Só que nem tudo é como ele espera neste retorno. O Mago está tão ocupado que nem olha para ele e a namorada parece estar apaixonada por outro. Se não bastasse, Baz não retorna das férias e Simon tem certeza que ele está escondido tramando um plano para lhe matar. Apenas Penelope é uma constante. Ah! E ainda tem a visita do fantasma da mãe de Baz , que clama por justiça e pela punição de quem a assassinou. O pobre aprendiz de magia nem sabe por onde começar a resolver tantos problemas e evitar as guerras que estão vindo por aí.

Escola de magia e aluno escolhido para derrotar um grande vilão sempre vão lembrar Harry Potter, mas Simon Snow consegue se distanciar deste outro personagem e trilhar seu próprio caminho. A autora sabe como prender seus fãs em uma história que a principio soa clichê, mas que no decorrer das páginas se torna única.

Eu já havia lido o livro há uns cinco anos atrás e admito que lembrava quase nada da história, assim a impressão não foi de uma releitura e sim de estar lendo algo novo. E logo de cara fui fisgada e assim me vi até a última página. Nem quem estava por trás dos assassinatos e conspirações eu lembrava. E foi ótimo, senti toda emoção novamente e amei esta aventura.

Eu depois fui atrás de minhas impressões anteriores e houve uma mudança significativa no que senti, que foi o fato de na primeira vez não ter sido cativada por Simon e depois isso mudar. Desta vez, eu achei que faltou força para o protagonista e até o fim da leitura eu estive convencida de que o grande personagem desta história foi Baz.

E você pode achar que eu estou torcendo pelo vilão, mas não. Ainda que a principio Simon afirme que Baz é ruim, aos poucos vemos que Baz é uma cara legal, que sofreu um bocado com a perda da mãe e se protege atrás da máscara de arrogante e inimigo de Simon. Ele apenas quer justiça e, se der sorte, quem sabe também ser correspondido no amor sofrido e secreto que sente fundo no coração.

Até Simon acaba se aliando a Baz e isso é ao mesmo tempo empolgante e engraçado. Ver Simon querendo confiar em alguém, mas desconfiando o tempo todo é divertido e dá leveza para a trama que se envereda pelo caminho de uma investigação de assassinato e outros mistérios do mundo da magia.

Eu achei a carga emocional da história bem dosada. Os momentos densos são de fato pesados, mas quando precisa ser leve, a gente até mesmo acha tudo bem fofo. É um equilíbrio ótimo, que deixa a leitura mais gostosa e fácil.

Os personagens são o que há de melhor. Gente que não é perfeita, mas também não é de todo ruim. São cheios de magia, mas possuem uma humanidade e fragilidade sem igual. Seus diálogos são inteligentes, francos e acabam por nos fazer sentir certa proximidade com eles e seus dilemas.

E não pensem que é só intriga, sangue e mistério. Há muito espaço para amizades verdadeiras e até um amor improvável. É um livro com uma história alegre, emocionante e sensível. Tem magia na história que derrota vilões e encanta o leitor. Super recomendo!







13 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bem?
    Achei as capas muito legais e a história parece envolvente. Mais legal ainda saber que ele veio de outro livro, isso mostra que de fato o personagem tinha um grande potencial a ser explorado.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Esse livro me pegou de jeito e ainda é um dos meus livros LGBTQ+ favoritos. Fui totalmente rendida e fiquei presa na história haha.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Ficou muito legal essa resenha. Bem completa. Esse livro deve ser ótimo para quem ama o mundo dos magos.

    Até!
    https://nsmoraes.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Cida.
    Eu lembro que na época que li Fangirl, o único que li da autora, fiquei bastante interessa na história dentro da história. E acredita que nem sabia da existência desses livros hehe. Mas não sei se leria ele hoje porque já não é muito o que eu gosto de ler no momento.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bom?
    É tão bacana quando uma releitura muda nossa perspectiva sobre a história né? Fiquei feliz em saber que esta releitura te proporcionou uma ótima experiência e que fez com que se encantasse com a leitura e com seus personagens. Eu adoro histórias com magia, amizade e romance, então a leitura já entrou para minha lista!
    Adorei sua resenha!

    Beijos
    Entre Livros E Personagens

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida,
    Acabei de ler uma resenha de Fangirl e não me animei a ler.
    E lendo a sua, acho que não estou no estilo da Rainbow, sabe?
    Sei que a autora é extremamente querida e elogiada, mas não acredito que funcionaria comigo...
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida, sua linda, tudo bem?
    Eu fiquei impressionada por um livro dentro de outro livro ganhar vida. Achei isso o máximo! A autora teve uma ideia muito legal. O enredo é a minha cara, tem fantasia mistério e ótimos personagens que parecem ser bem construídos. Adorei sua resenha e já quero ler! Espero que tenha tido um ótimo Natal e desejo um Feliz Ano Novo cheio de esperanças!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu comprei a edição em inglês antes de sair aqui e estou bem animada com a leitura.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Ei, Cida, tudo jóia? Eu acho a capa desses livros muito lindas, tem muito tempo que eu estou namorando esse primeiro livro e acho que vou aproveitar e ler de uma vez. Eu amei a sua resenha. E que bom que a leitura de agradou, mesmo lendo pela segunda vez. Beijo!


    Books House

    ResponderExcluir
  10. Oi, Cida

    Eu nem sabia sobre o que se tratava o livro e fiquei surpresa com essa vibe inicial de Harry Potter.
    Como eu disse em uma outra resenha, se fosse há uns 15 anos eu leria, mas hoje em dia juntar YA com fantasia é a receita pro meu desinteresse, já que não gosto de nenhum dos dois gêneros.
    Devo mencionar entretanto que a capa é linda!

    Feliz Ano Novo!
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida,
    Eu gostei bastante da primeira que li, espero continuar no embalo com as duas partes.
    Acho que, conforme os anos passam, a gente começa a ver alguns personagens literários com outros olhos. Seja positivo ou negativo. haha

    Feliz 2021!
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida, tudo bem?
    Li resenhas que me fizeram associar demais esse livro a Harry Potter. Mas a sua focou nos aspectos diferentes, e gostei muito. Vou ficar de olho caso a oportunidade de ler apareça.
    Aproveito para desejar um feliz 2021! Que seja um ano de mais saúde e mais esperança pra nós. ♥
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida, eu só tive uma experiência com essa autora e gostei muito. E pela resenha esse também é bom, com mistério e boas amizades!

    Aproveitando para desejar feliz ano novo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!