[Resenha] Jack e o Porquinho de Natal

Jack e o Porquinho de Natal 
Título Original: The Christmas Pig 
Autor (a): J. K. Rowling, Jim Field (Illustrator)  
Editora: Rocco                                      Páginas: 320 
Lançamento: 2021                               ISBN:  9786555321692
Tradução: Ryta Vinagre
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

Uma emocionante e empolgante aventura sobre o amor de uma criança pelo seu tesouro mais precioso e até onde ela está disposta a ir para encontrá-lo. Uma fábula apaixonante para toda a família, escrita por uma das maiores contadoras de histórias do mundo. Um menino e o seu brinquedo estão prestes a mudar tudo… Jack tem um porquinho de pelúcia cor-de-rosa que ele chama de O Poto. OP, como ficou conhecido, está ao lado de Jack nos bons e maus momentos e compreende todos os seus sentimentos. Até que, em uma véspera de Natal, para grande tristeza do menino, OP é perdido. Jack ganha um novo brinquedo, o Porquinho de Natal, e é este substituto que vai armar um plano para que, juntos, eles embarquem em uma jornada repleta de magia em busca do que foi perdido e a fim de reencontrar o melhor amigo que Jack já teve.


Quando eu era criança eu adorava ver animações e filmes de Natal ou qualquer outra história onde tivesse um mundo de sonhos para uma criança. Universos mágicos, universos fantásticos, mundos onde animais falassem ou onde fosse possível conversar com nossos queridos brinquedos.

Jack e o Porquinho de Natal, de J.K. Rowling, lançado no Brasil pela Rocco, resgatou esta minhas memórias da infância e foi uma leitura deliciosa e bem nostálgica.

Jack é um garoto que tem um apego especial ao seu porquinho de brinquedo OP. Infelizmente, perto do Natal, Jack é privado de OP e entra em desespero.

Ele ganha um porquinho novo em folha para suprir a falta do outro, mas para ele OP é insubstituível. O novo porquinho, que vamos conhecer como Porquinho de Natal, também não parece querer pertencer a Jack e com isso propõe ao garoto uma busca por OP.

Jack aceita e ambos vão parar na Terra das Coisas Perdidas e assim uma grande aventura começa.

Que aventura divertida e envolvente! Os dois vão parar em um universo onde toda a sorte de coisas ganha vida. Temos agendas, lancheiras, agulhas, tesouras, passaportes e mil outras coisas perdidas, vivendo de maneira bem diversa nesse mundo. Até mesmo os maus hábitos estão lá, como também sentimentos. Alguns têm a fé que serão achados e voltarão para seus donos, já outros se perderam no desespero do abandono e outros fizeram dali seu lar.

Jack e o Porquinho entram nesta Terra como intrusos e precisam tomar cuidado. Há punição para invasores e logo vemos ambos fugindo do dono do lugar, o Perdedor.

O cenário criado pela autora é criativo e fascinante. Há um construção bem feita de como tudo funciona e se organiza. Imaginar um mundo onde o que perdemos se encontra é incrível, mas melhor ainda é ver a forma como se comportam. É muito interessante. Há, nos comentários que fazem, sutis formas de nos fazer pensar sobre nosso modo de viver e agir. Ainda que seja uma história fantasiosa, ela tem um pé na realidade.

Jack e Porquinho encontram muita ajuda na jornada, mas também muitos que querem apenas atrapalhar. Neste meio tempo, a relação do menino e do brinquedo, que não queriam ter relação nenhuma, se fortalece e eu me vi querendo que ele ficasse com o Porquinho de Natal e não mais com OP.

Vou ser sincera, Jack é o protagonista, mas quem levou meu coração foi o Porquinho de Natal. Ele tem um coração gigante, é divertido e sabe colocar Jack e algumas de suas manhas no lugar. Ele não é um garoto ruim, mas é teimoso e não gosta de ouvir os outros. Ele se vê sempre como o dono da razão.

O Porquinho tem enorme paciência, o corrige quando preciso e apoia quando necessário. Fica difícil não ser cativado por este ser tão gentil e generoso. Em certos momentos meu coração doeu por ver que ele estava sofrendo nesta jornada e Jack nem se dava conta.

A história é bem dinâmica, nem vi as páginas passando. A narrativa flui bem, tem belas ilustrações no decorrer dos capítulos e um desfecho de fazer sorrir. Tudo se passa na véspera de Natal, traz uma bonita mensagem sobre empatia, generosidade, amizade, recomeços e ser uma pessoa melhor.

É ideal para todo jovem leitor que quer fazer uma deliciosa jornada de Natal e para todo leitor maduro que quer revisitar os bons momentos da infância. Recomendo!


    

9 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bem?
    Estou lendo o livro e curtindo bastante! Até me dói um pouco o coração curtir tanto o que a J. K. escreve, porque como pessoa ela me revira o estômago rs.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Ai que livro amorzinho!
    EU vi que tinha saído, mas não cheguei a ler nada, sabe? Bom saber que a leitura foi super proveitosa e com gostinho de infancia, GOSTO!!!!

    feliz ano novo repleto de paz, amor, saúde, felicidades e tudo de maravilhoso!!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, que capa linda!! Uma rraso, não li, mas certeza que meu coração ficaria com o Porquinho também rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Olá, Cida.
    Desde que vi esse livro fiquei interessada em ler ele. Mas só vi propagandas negativas por causa da autora até agora hehe. Esse é aquele tipo de livro que a gente quer dar de presente, mas que também mexe bastante com a gente mesmo já tendo passado da idade hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida,
    Feliz Natal atrasado!!!
    O livro parece ser encantador, fiquei com vontade de acompanhar essa aventura.


    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá
    O Natal é minha época do ano preferida e sempre gosto de ler algum livro temático, porém, infelizmente, esse ano não consegui.
    Adorei a ideia do livro, acho que iria amar esse pouquinho também... aliás esse livro é uma ótima opção de presente, né?

    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu já estava com vontade de ler esse livro desde que vi anunciarem o lançamento. Depois de ler essa resenha, então.... Agora que eu preciso mesmo! Amo histórias assim. Tb me lembram da minha infância! ❤️

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  8. Eu vi a sensação que esse livro causou no lançamento, mas não li. Estou com o pé atrás com a autora desde as tretas que rolaram com ela tempos atrás. Mas que bom que a leitura te foi proveitosa. Isso que importa. =)
    Espero que tenha passado um Natal maravilhoso e que tenha um ótimo final de ano! ^^
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  9. Oi
    eu já vi essa capa em sites de venda, apesar de parecer ser uma história gostosa e envolvente eu não leria, mas que bom que gostou da leitura, o porquinho parece ser fofo.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!