O ataque terrorista às Torres Gêmeas do World Trade Center chocou o mundo vinte anos atrás, mas, para uma família, esse atentado teve um gosto mais amargo. A destruição dos edifícios deu fim à vida de Victória, a principal suspeita de um crime brutal ― sem que ela tivesse a chance de se defender. E sua irmã, Emma, ainda tinha um assunto pendente: naquele momento extremo, pouco antes de o prédio desabar, Victoria conseguiu realizar uma última ligação pedindo que Emma a ajudasse a provar sua inocência. O caso fica abandonado por duas décadas, até que a evolução das técnicas forenses possibilitou a identificação do DNA de uma das vítimas dos ataques ― justamente da mulher que foi considerada culpada pelo assassinato de um conhecido escritor. Avery Manson, uma famosa apresentadora de TV, vê no caso uma oportunidade de alavancar ainda mais a sua carreira. Seu faro jornalístico a leva até Emma, e ela decide fazer o que for preciso para reabrir o caso, expor as falhas da polícia e descobrir se Victoria era ou não inocente. Avery não imaginava que seria preciso remontar um complexo quebra-cabeça para se chegar à verdade. E ela própria guarda também muitos segredos que, na busca insaciável por conseguir uma ótima história, podem ser expostos e destruir todo o sucesso que conquistou. Para quem ama os clássicos de Agatha Christie ou adora suspenses e personagens misteriosos e envolventes. Procure nas cinzas, lançamento da Faro Editorial, cria um emaranhado de tramas e personagens interessantes, capazes de tudo, e que irão fisgar os leitores até as últimas páginas.
Charlie Donlea é um autor que tive o prazer de acompanhar desde o primeiro livro e a cada nova obra eu fico bastante feliz em ver como sua escrita vem ficando mais madura e suas histórias ainda melhores.
Eu fui fisgada por seu primeiro livro e desde então fico na expectativa por novidades. O mais recente lançamento, que tive o prazer de ler antecipadamente, Procure Nas Cinzas, é simplesmente imperdível para os fãs de Donlea e para todo leitor que ama um bom suspense.
A história é complexa, com seu início em meados de 2001. Um aclamado autor é assassinado de maneira violenta e tudo indica não apenas tortura sexual, mas um crime passional. Na cena do crime excesso do DNA de sua amante, um vídeo caseiro comprometedor, um detetive de homicídios novato e por trás de tudo isso, uma promotora manipuladora que quer subir na carreira com base em novas condenações.
Victoria Ford, um aspirante a escritora, é a principal suspeita. Prestes a ser detida e imaginando de onde poderá tirar um milhão de dólares para pagar sua fiança, ela está no escritório do seu advogado quando uma tragédia maior ofusca o crime. A queda das Torres Gêmeas.
Vinte anos depois, Avery Mason, a apresentadora de um programa jornalístico famoso, resolve produzir uma matéria sobre a identificação dos restos mortais de uma das vítimas do 11 de setembro. Os restos de Victoria foram encontrados e quando Avery procura a irmã da vítima para ter um pano de fundo para sua matéria, descobre então uma investigação de assassinato sem solução e um apelo para provar que Victoria era inocente.
A jornalista dá início a reconstrução do passado e então nossa história iniciada há vinte anos atrás é revivida. Donlea então começa a construir seu castelo de cartas, não apenas com o caso de Victoria, mas também nos apresentando o passado de Avery e do detetive de homicídios que investigou o crime do passado.
Podemos dizer que temos três caminhos investigativos para seguir. O caso Ford divide palco com Avery e seu pai criminoso do colarinho branco e também com o motivo que levou o detetive a ser aposentado antes dos quarenta anos. Todos estes personagens têm mistérios em suas vidas e surpresas não faltam para compor a trama.
Eu adorei ter tantos mistérios para desvendar. Pensei que ia apenas ter a morte do escritor para investigar e me vi presa em três buscas por respostas. O avanço de tantos anos da história gera boas expectativas para quem ama estas tramas que ligam passado e presentes, os tais crimes adormecidos.
Para mim o plot Victoria Ford é de longe o melhor, mas o passado de Avery, em determinado momento ganha bom destaque e tem um desenvolvimento brilhante.
Donlea nos engana, nos faz acreditar que sabemos tudo que vai acontecer e por fim puxa nosso tapete. Em muitos momentos criei teorias, depois desisti das mesmas, só para ser pega desprevenida lá na frente ao ver que eu não estava tão errada, mas também não totalmente certa. Ainda assim, nem cheguei perto do que o autor preparou para o desfecho de cada personagem. Até o último parágrafo temos revelações bombásticas. ATENÇÃO! Não dê uma espiadinha na última página.
O passado de Avery, que ela quer manter oculto, acaba se cruzando com a investigação do passado de Victoria e em determinado momento ambas as histórias passam a depender um a da outra. O passado do detetive fica envolto nestas tramas também e por fim as três histórias viram uma só.
Não que tivessem ligação anterior, mas no presente tornam-se partes de um todo. Eu achei tudo muito bem pensado e costurado, posso dizer que para mim este foi o melhor livro do autor que li até hoje e um dos melhores do gênero. Não apenas por não ter adivinhado o que ia acontecer, mas pela forma engenhosa que a história foi construída. Ele criou muitas linhas paralelas, abriu espaço para casos de diversos personagens e poderia ter se perdido em diversos momentos, mas não. Donlea teve habilidade de unir casa pedacinho do quebra cabeças e fazer um quadro bonito de ver.
Eu nem de longe desconfiei da verdade sobre o caso Ford e nem mesmo sobre o que iria acontecer com Avery. Fiquei passada, não tenho outra palavra para descrever meu choque, pois lá nas últimas páginas eu achei que não havia mais o que ser dito e então veio algo grande. Li duas vezes para confirmar e era aquilo mesmo. Charlie Donlea deu um show!
Procure Nas Cinzas é bom demais e ainda traz para os fãs do autor a participação especial de uma de suas melhores protagonistas, não é a Rory, mas a nossa querida doutora Livia Cutty.
Que venham mais obras de Donlea por aí. Corre já e vai ler!
Oi Cida, tudo bem?
ResponderExcluirO primeiro livro do autor tá na wishlist há eras e eu nunca compro, e agora você me fez querer botar mais um hahahaha! Tô sentindo falta de livros investigativos que realmente me choquem. E o plot desse até me lembrou Bones um pouquinho, por ser uma investigação a partir de restos mortais.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Olá!
ResponderExcluirEu tenho um livro dele aqui e ainda preciso ler. Mas tenho ficado cada vez mais curiosa, porque adoro um suspense e esse autor é sempre tão elogiado que eu tenho certeza que vou amar os livros.
----
Silviane Casemiro
Blog | Instagram
Oi, Cida! Tudo bom?
ResponderExcluirEu não leio nada da Faro por alguns motivos, então deixo essa dica passar, infelizmente. Mas que bom que tu curtiu a leitura!
Beijos, Nizz.
www.queriaestarlendo.com.br
Oi Cida.
ResponderExcluirEu gosto muito de romances policiais e quando um autor consegue inovar e surpreender dentro desse tema me ganha para sempre. Ainda não li nada do Donlea mas já tenho aqui na lista. E depois de ler sua resenha fiquei com muita vontade de ler esse lançamento dele.
Bjus
Oi Cida, eu tenho muita vontade de conhecer a escrita do Donela por tudo que falam dele e por estar cada vez mais interessada em livros do gênero e sempre bom quando quando o autor entrega uma boa surpresa!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oie, adorei saber mais do livro. Fiquei sabendo recentemente desse lançamento e me interessei.
ResponderExcluirBjs
Imersão Literária
Olá, Cida.
ResponderExcluirLouca para meu livro chegar e poder embarcar nessa leitura. O autor vem num crescente incrível, o ultimo que li é infinitamente melhor que o primeiro que já era bom hehe. E que bom que avisou sobre a ultima página porque sou dessas que lê o final antes hehe.
Prefácio
Olá...
ResponderExcluirConheci a escrita do Donlea nesse ano, com o clássico do autor, A Garota do Lago e ameeeei demais! QUero muito ler outros livros do autor, mas já me disseram pra ler na ordem certa de publicação e é o que pretendo fazer, logo, esse lançamento vai ter que esperar um pouquinho, mas, quero ler sim tudo que esse autor publicar.
Beijos
http://coisasdediane.blogspot.com/
Olá,
ResponderExcluirQuando Andrea me contou que a Lívia aparecia fiquei ainda mais animada, pra mim é a melhor msm e minha favorita.
eu espero curtir a leitura e o mistério também, ele só melhora a cada nova publicação.
até mais,
Canto Cultzíneo
Oi Cida,
ResponderExcluirNossa preciso muito ler os livros dele.
Até agora não vi uma critica sobre suas histórias.
Pelo menos um esse ano eu leio rs.
Bjs
https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/
Oi Cida, tudo bem?
ResponderExcluirEu estou looouca pra ler esse livro, e sua resenha atiçou ainda mais a curiosidade. Ando sedenta por um thriller que realmente me surpreenda, e acho que vou amar!
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Olá,
ResponderExcluirEu gosto muito dos livros do Charlie, inclusive tenho alguns deles na minha wishlist e acabei de incluir mais esse. Assim que possível quero conferir esse lançamento, pois amo histórias bem amarradas e livro de suspense bom é assim mesmo, quando o autor nos faz de trouxa, hahaha.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Oi Cida, tudo bem?
ResponderExcluirGosto de tramas investigativas e esse livro parece ter todos os ingredientes para me cativar e surpreender. Ótima resenha!!
*bye*
Marla
https://loucaporromances.blogspot.com/
Oie!!!
ResponderExcluirTá na lista, Cida!
Gosto bastante da escrita do Charlie e faz um bom tempo que não arrisco um thriller.
Uma pena que não tenha em ebook... Alô, alô Faro, faz e-books, por favorizinho!
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oie Cida!
ResponderExcluirPreciso ler a garota do lago, mas tenho a impressão de que eu vou gostar e querer esse hein rsrsrsrsrs
AMO quando tem personagens que ja conheço de outras obras do autor!!!!
Beijos!
Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Oi Cida
ResponderExcluirEu tenho todos os livros dele, falta somente esse último lançamento (que já deve estar chegando), estou bem curiosa pra ler e saber mais sobre esse enredo, pois gêneros policiais cheios de mistérios costumam fisgar logo a minha atenção.
Beijinhos
Renata
Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter