[Resenha] Aurora Ascende

Aurora Ascende
Título Original: Aurora Rising (The Aurora Cycle #1)
Autor(a): Amie Kaufman, Jay Kristoff 
Editora: Rocco                                      Páginas: 368 
Lançamento: 2021                               ISBN: 9786555321036
Tradução: Laura Pohl
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

O ano é 2380, a humanidade deixou seu ninho para se espalhar pela galáxia: não apenas a Via Láctea, mas dezenas de outras e os recém-formados cadetes da Academia Aurora estão sendo enviados em suas primeiras missões. Tyler Jones, o garoto prodígio, está pronto para recrutar o esquadrão dos sonhos, mas seu próprio heroísmo idiota faz com que ele fique com o que mais ninguém da academia quis… Uma diplomata convencida e faixa preta em sarcasmo. Uma cientista sociopata com fama de atirar em seus colegas de quarto. Um gênio da tecnologia que carrega o peso da galáxia nos ombros. Um guerreiro alienígena com sérios problemas para administrar sua raiva. Uma piloto que, é óbvio, não sente nada por Ty, caso você esteja se perguntando. Todos são conhecidos como problemáticos, exceto pelo garoto prodígio. E todos precisarão trabalhar juntos se quiserem sobreviver à primeira missão. E esse esquadrão nem é o maior problema de Tyler — ele se chama Aurora Jie-Lin O’Malley, uma garota que foi resgatada no meio do espaço interdimensional. Presa em um sono criogênico por dois séculos, Auri é uma garota fora de seu tempo que pode ser o estopim de uma guerra que vem se formando há milhões de anos. Mas a chegada dela não é uma coincidência, e sim o prenúncio de uma grande batalha vindoura. Uma que decidirá o destino de todas as espécies. E o esquadrão de desajustados de Tyler é a última esperança de toda a galáxia. Muito romance, busca por identidade e aceitação, assim como aprender a trabalhar em equipe, tudo com espaçonaves e no futuro! SEM PÂNICO. Dos mesmos autores best-sellers internacionais da série Illuminae. Sucesso internacional.

Aurora Ascende, de Amie Kaufman e Jay Kristoff, acabou de chegar aqui pela Rocco. É o primeiro volume da série sci-fi Ciclo Aurora.

Eu já conhecia o trabalho da Amie e ficado bem impressionada pela forma como ela soube ambientar bem uma história no espaço, em outros planetas. Sempre vejo elogios sobre a parceria dela com o Jay e estava bem ansiosa para ler Aurora Ascende e conferir o que esta dupla é capaz de criar.

Não me decepcionei. A obra é muito boa meus amigos, com uma história que fisga fácil, personagens um tanto peculiares e uma trama com intriga e aventura na medida certa. Os cenários, a ambientação,  são de primeira. Apesar de tudo se passar em locais que nem imaginamos existir, a forma como são apresentados torna fácil para o leitor se ver lá e enxergar novos mundos.

Sim! Novos mundos, ou melhor, um mundo novo que vai além da Terra. Sempre especulamos sobre vida em outros planetas e em Aurora Ascende os autores apresentaram novos seres e novos planetas, além da possibilidade de nós humanos vivermos fora da Terra.

Aurora é uma jovem que está vendo seus pais trabalhando duro para embarcar em uma missão em outro planeta. Eles vão viver na colônia Octavia e lá criar outro local de vida para humanos. Infelizmente apenas o pai permanece no projeto e Aurora acaba não aprovando as escolhas dele em relação à mãe. Ainda assim, a garota está também treinando para ir para o mesmo local. A missão e Aurora não tem um final feliz e sua nave desaparece no espaço.

Duzentos anos depois, conhecemos Tyler Jones, um jovem que estudou para ser um tipo de guardião da galáxia. Sempre com as melhores notas, ele estava prestes a escolher seu esquadrão dos sonhos, quando se depara com a embarcação perdida de Aurora. Ele encontra apenas ela viva, preservada por criogenia e adormecida.

Ele a salva, mas acaba perdendo a chance de escolher seu time de soldados. Tyler acaba com aqueles desajustados que ninguém queria e, para sua surpresa, com a indescritível missão de salvar Aurora das mãos de uma organização perigosa.

A história é cheia de ação desde o começo e conta também com boa dose de mistério. Aurora é o grande ponto de interrogação, a grande pergunta que queremos que seja respondida. Tudo que a envolve, desde sua missão na colônia ao lado do pai, até seu sono de de dois séculos e o estranho poder que ela adquiriu depois deste tempo, nos intrigam bastante.

Ela não consegue achar nada sobre seu passado quando pesquisa, é como se algo ou alguém quisesse manter escondido Octavia e o que lá existia. Há ainda a caçada por Aurora, não entendemos bem o motivo de parecer que estão tentando apagar a existência dela também.

Tyler e sua equipe que parece a princípio disfuncional, mas acaba funcionando muito bem,  assumem a missão de manter a jovem em segurança e desvendar este mistério. Eles arriscam a vida seguindo Aurora e as pistas que surgem e nós leitores mergulhamos em um mundo fascinante de novos planetas, novas formas de vidas e intrigas mirabolantes.

A equipe de Tyler, o Esquadrão Aurora, não por causa dela e sim por mera coincidência (ainda que eu ache que não é e deva ter mais neste nome), é formada por aqueles que podemos chamar de o Alfa, a Diplomata, a Cientista, o Mecânico, o Guerreiro, a Piloto e a Garota Misteriosa. São eles respectivamente Tyler, Scarlett, Zila, Fin, Kal, Cat e Aurora.

Tyler é o garoto de ouro. Scarlett é sua irmã, sempre boa de papo, de luta e muito bonita. Zila é uma cientista de inteligência notável, mas totalmente sem jeito para lidar com pessoas. Fin é o mecânico, qualquer dispositivo ele desvenda e faz milagres. Kal é um guerreiro misterioso, com um passado marcado por guerras e tragédias. Cat é a piloto, linha dura, menos quando o assunto é Tyler. E Aurora vamos descobrir quem é.

Eu adorei este time, exceto pela Cat, os outros já ganharam meu coração. Não que ela seja ruim, mas a personalidade dela me enervou um pouco. Eles são desajustados, alguns bem rabugentos e outros mais simpáticos, mas todos possuem uma inteligência acima de média, caráter e boa vontade para lutar pelo que é justo. E um coração enorme.

Meu favorito é o Kal. Eu estou gamada neste rapaz que faz parte de um povo de outro planeta e a Aurora vive o descrevendo como o Legolas de Senhor dos Anéis. Ele é bem taciturno, mas isso só o deixa mais charmoso e nem preciso dizer que shippei ele do começo ao fim com a Aurora.

Não vou descrever muito suas personalidades, é mais gostoso ir lendo e os desvendando. Não ache que os conhece logo de cara, são personagens de muitas camadas que se revelarão pouco a pouco. Bem construídos, complexos e destemidos. E antes que me esqueça, são de várias espécies.

Como mencionei, há muita ação desde o começo e aguenta coração para tantas emoções. Boa parte dos mistérios vão ser revelados, deixando claro até o desfecho quem é Aurora e o que ela precisa fazer. E foi uma bomba, que revelação!

Nem por isso perdemos a vontade de ter em mãos os próximos livros e saber o que espera por este Esquadrão. Eles descobriram no que estão envolvidos, mas vão ter que lutar muito, abrir mão de muito mais do que já abriram até aqui, incluindo vidas. Os antes mocinhos agora são vistos como vilões, mas nós sabemos que eles são, sim, os bons nesta história. Quem chegará ao fim desta empreitada? Haverá um final feliz para Aurora e seus companheiros? O mundo vai ser salvo?

Um introdução excelente para esta série diferente e empolgante. Que venha mais!

Nós somos legião. Nós somos luz. Iluminando o que a escuridão conduz. 




10 comentários:

  1. Oi, Cida! Tudo bom?
    Eu tinha muito interesse nesse livro, mas depois dos exposed que várias autoras amarelas fizeram a respeito dos dois autores ficou com deus.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie, acho a escrita do autor maravilhosa e gostei também de outras obras que ele escreveu. Estou animada para ler algo que ele e a Amie escreveram <3

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Que livro empolgante! Gosto de histórias assim, fortes e cheias de intrigas, aventuras e com um final bombástico! Adorei a sua resenha e já vou colocar o livro na minha lista de desejados ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Amei a sua resenha e fico feliz que a obra tenha te agradado tanto. É maravilhoso quando nos deparamos com uma introdução de série tao empolgante assim, né?
    Confesso que não sou muito de ler sci-fi mas vou aguardar as próximas resenhas <3
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Esse esquadrão é tudo pra mim! Fiquei tão feliz quando finalmente ele foi lançado aqui e conquistou todo mundo como me conquistou. Só digo que o segundo livro é perfeito!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida.
    Eu não era muito de ler fantasia até o ano retrasado, de lá para cá venho lendo e gostando cada vez mais. Achei a premissa dessa bem diferente das que tenho visto por aí e como gostei do que pontuou na resenha, vou deixar anotado e assim que der vou comprar para ler. Espero curtir a leitura.
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Olá, Cida.
    Antes de mais nada que resenha incrível. O livro que já estava na minha lista acabou virando prioridade de compra hehe. Eu virei fã do Jay desde que li um livro dele e da Amie eu só lembro de Quando as estrelas caem que também gostei bastante. Assim que der vou ler ele.

    Prefácio



    ResponderExcluir
  8. Oi Cida,

    Estou com esse livro em casa e não vejo a hora de ler ele.
    Só espero que a Rocco não demore para lançar a sequência por aqui.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida, tudo bem?
    Eu estou louca pra ler esse livro, no grupo do Whats todo mundo elogia! Mas tô com uma fila enooorme me esperando porque demorei meses pra terminar o Dormir em um Mar de Estrelas. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Oie, eu ainda nem li esse livro, mas fico fascinada em tudo que vejo dele e preciso ler o quanto antes hahaha.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!