[Resenha] 27 Dias

27 Dias
Título Original: In 27 Days
Autor(a): Alison Gervais 
Editora: Faro                        Páginas: 288 
Lançamento: 2021               ISBN: 9786559570003
Tradução: Fábio Alberti
||Skoob||  ||Goodreads||

 

Sensação internacional com mais de 25 milhões de leitores! Quando Archer Morales dá fim a sua vida, todos os colegas de escola ficam abalados. Hadley Jamison sente a perda de forma mais acentuada. Eles estudavam na mesma sala e só agora ela percebe que nunca conversou com Archer – o que a faz se questionar como não notou que havia algo de errado acontecendo. Tentando entender e lidar com aquela atitude trágica, Hadley vai ao funeral de Archer. Após conhecer a família dele, ela é abordada por um homem sombrio, que se apresenta como Morte, e faz uma proposta surpreendente e, ao mesmo tempo, assustadora. Ele oferece 27 dias para Hadley voltar no tempo e alterar o passado. 27 dias para ela ajudar Archer a mudar seu destino ou, então, Hadley é quem sofrerá as consequências. Mesmo confusa, a jovem aceita a proposta. Sua missão não será fácil. Com os dias correndo, ela tem pouco tempo para ajudar Archer a sair do caos que o levou a cometer um ato tão brutal. Mas entrar na mente de uma pessoa em desespero pode colocá-la igualmente em perigo.

Novidade da Faro, 27 dias, de Alison Gervais, traz a história de uma garota que fez um pacto com a Morte para conseguir salvar um jovem que buscou no suicídio a saída para seus problemas.

Quando Archer Morales se suicidou, Hadley Jamison sentiu profundamente aquela perda. Embora ambos não fossem amigos e apenas tivessem cursado juntos uma matéria na escola, a perda do jovem incomodou Hadley de uma maneira incomum.

Ela foi levada a pensar quais motivos seriam capazes de fazer uma pessoa tomar uma atitude tão extrema, até mesmo se sentiu na obrigação de comparecer ao funeral na igreja e prestar respeitos a memória de Archer.

Lá ela conheceu a família dele e mais ainda a perda a atordoou. Ambos tinham a mesma idade, ambos tinham toda uma vida de descobertas pela frente. Poderia ser ela ali ao invés dele.

Na saída da igreja Hadley encontra um homem estranho, que a arrasta para uma cafeteria e lhe faz uma proposta. Se ela assinar um contrato como ele, poderá voltar 27 dias no tempo e salvar Archer. O homem é a Morte e Hadley assina o contrato sem pensar no preço que vai ter que pagar. Começa assim uma contagem regressiva, uma sucessão de dias onde nada parece que vai dar certo.

A história tem este lado meio impossível de se fazer um acordo com a morte e voltar no tempo, mas ainda que seja fora da realidade, desde as primeiras páginas foi muito real para mim e me prendeu fácil na trama.

Desde o começo é algo interessante de seguir, cria no leitor a expectativa de saber as consequencias da decisão de Hadley, se ela vai conseguir salvar Archer e como vai executar tal plano, afinal ela nem era próxima à ele para conseguir interferir em sua vida.

Os dois não poderiam ser mais diferentes. Ela rica, com muitos amigos, protegida financeiramente e com pais distantes que mergulhavam no trabalho noite e dia, esquecendo que a filha poderia sentir falta deles. Archer, um garoto humilde, anti-social, de família calorosa e traumatizado pela violência. É de se pensar que uma amizade seria impossível, mas não quando temos dois corações em busca de calor.

E neste ponto da aproximação dos dois é que reside o trunfo da obra. Como foi delicioso ver uma relação tomar forma e ver ambos desenvolverem um pelo outros sentimentos profundos. No entanto, não pensem que é algo clichê e fácil, ao contrário, Archer é arredio, não quer Hadley em sua vida e prefere a solidão do que qualquer outra coisa.

Então Hadley tenta de tudo para estar com ele, chega a ser divertida a insistência dela e determinação, mas não cômica, já que a história é focada no drama e não na comédia.

É possível assim conhecer o que levou Archer a tomar a decisão de acabar com a vida. Ficamos sabendo mais sobre o jovem e toda sua família. Neste meio tempo Hadley também é exposta e percebemos que ela era tão sozinha quanto ele. Embora ambos tivessem família, a solidão deles era algo mais íntimo. Ambos sofriam sozinhos, guardavam para si seus problemas e aguentavam a dor em silêncio.

É uma história tão bonita, tão cheia de emoções e me comoveu muito. Fazia tempo que um young adult não mexia assim comigo ao ponto de não conseguir largar. Os últimos que li pareciam superficiais e imaturos, mas 27 dias é denso, é maduro e tocante.

Eu amei Hadley e Archer juntos e separados e também me apaixonei pela família dele. Fiquei ansiosa com cada desdobramento da história, pois conforme Hadley segue na missão, algo ruim surge como ameaça e ela também fica em perigo.

27 dias traz uma história muito humana, traz personagens muito reais e atitudes que me fazem acreditar que ainda existe bondade e generosidade no mundo. O que Hadley faz é grandioso e sua coragem para salvar Archer foi admirável. Ela e ele são cativantes, dá vontade de abraçar a dupla de personagens e colocar em um potinho. Torci muito para que ambos ficassem bem e até por um possível romance.

O livro teve direitos adquiridos para um filme e é fácil se ver na frente da tela sem piscar, curioso para saber o que o final da história vai apresentar. 

Eu me apaixonei por 27 dias, por seus personagens e por sua linda história. Leiam e sintam o coração aquecido por este livro cheio de amor.  

 

7 comentários:

  1. Olá,
    Provavelmente se visse só a sinopse do livro não me atrairia, pela volta no tempo e acordo com a morte. Entretanto achei a premissa bem diferente e interessante. Deve ser legal acompanhar esse retorno, ter respostas e com certeza também se emocionar.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cida.
    Por coincidência acabei de publicar a resenha desse livro lá no blog. E nossa opinião foi bem parecida. Eu me vi muito envolvida na história e amei quase tudo no livro. A autora merece todo destaque que vem tendo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, eu comecei a ler e estou com boas expectativas! A escrita é bem leve a história é bem interessante, espero que renda uma boa adaptação!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Acabei de ler uma resenha desse mesmo livro e, é claro, estou super ansiosa pra ler! Amei seus comentários sobre a a obra e agora quero muito conhecer essa história :)
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    Ahhh eu amei forte a base da história do livro e fiquei curiosa com o que acontece nesses 27 dias. Com certeza parece ser um livro que traz boas reflexões ao leitor.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  6. Eita que agora eu fiquei curiosa pra saber se ela conseguiu salvar ele, mas acho que vou esperar o filme mesmo. Não ando muito na vibe de young adult..
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Oii, como vai?

    Acho que nunca li algo com uma premissa como essa, do tipo que envolve um acordo com a morte, suicídio e reflexão e empatia sendo trabalhados com um personagem. Eu fiquei bem curiosa mesmo porque gosto de livros simples mas profundos que é o que esse parece ser mas também tenho um certo receio de gatilhos para mim.

    Abraço,
    Parágrafo Cult Blog

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!