[Resenha] Sete Mentiras

Sete Mentiras
Título Original: Seven Lies
Autor(a): Elizabeth Kay 
Editora: Suma                        Páginas: 272 
Lançamento: 2021               ISBN: 9788556511157
Tradução: Regiane Winarski 
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads|| 

 

Intrigante, sofisticado e sedutor, Sete Mentiras é um thriller hipnotizante sobre a complicada e tóxica amizade entre duas mulheres, sobre a obsessão em suas entrelinhas e sobre os sacrifícios que estamos dispostos a fazer por amor. Desde crianças, Jane e Marnie são inseparáveis. As duas têm muito em comum. Aos vinte e poucos anos, ambas se apaixonam e se casam com homens jovens e bonitos. Só que Jane nunca gostou do marido de Marnie. Ele é tão arrogante, tão exibicionista, age como se chamar atenção fosse seu objetivo de vida. O que é bem irônico… agora que ele está morto. Se Jane tivesse sido sincera desde o início, se não tivesse mentido, talvez o marido de sua melhor amiga ainda estivesse vivo. Esta é a chance de Jane contar o que de fato aconteceu. Mas a pergunta é: será mesmo a verdade?


Olá! Aqui é a Jô! Vou contar como foi minha leitura sobre uma amizade recheada de mentiras.

Um livro com um título destes já faz o leitor desconfiar que nada é de fato confiável na história. Sete Mentiras, um dos mais recentes thrillers lançados pela Suma, é neste estilo e faz o leitor ficar preso em sua trama até as últimas páginas.

Jane e Marnie são amigas de infância. Hoje já adultas, possuem ainda uma forte ligação, o que é raro levando em conta que aqueles que conhecemos na época da escola dificilmente nos seguem na vida adulta.

A relação delas é contada pelo ponto de vista de Jane, que mostra claramente que é obcecada pela outra. Enquanto Jane era casada, parece que tal fixação em Marnie ficou em segundo plano. No entanto, quando ficou viúva, Jane focou em Marnie e no ódio que tinha pelo companheiro dela.

A narrativa em primeira pessoa, na voz de Jane, é um relato meio que doentio da forma como ela achava que Marnie lhe pertencia e como ao longo do tempo ela foi contando mentiras para a outra. As tais sete mentiras de inicio são inofensivas, como quando Jane diz a Marnie que gosta de seu companheiro. Contudo, com o passar do tempo, as mentiras passam a esconder fatos mais graves e até mesmo…  Melhor não contar, você vai ter que ler para descobrir o que tais mentiras escondiam.

Não é possível gostar de Jane. Ela até tenta se fazer de coitadinha, de vítima, de pessoa solitária e esquecida, mas não há como simpatizar com ela. Ao menos foi assim comigo, que apenas vi uma pessoa invejosa, mesquinha e bem desequilibrada.

Eu imagino que na vida real existam relacionamentos assim, que de tão íntimos se tornam nocivos, tóxicos. Bate um medo profundo de deixar alguém entrar tanto na sua vida como Jane entrou na de Marnie, passar a confiar em uma amizade sincera e ter na realidade um parasita ao seu lado.

Como apenas Jane narra, não consegui saber exatamente como Marnie via aquela relação e senti falta de um ponto de vista dela, ao menos um capítulo final que mostrasse o que Marnie achou de tudo o que aconteceu.

A história prende fácil. O leitor quer saber o que cada mentira de Jane escondeu e o que suas ações a levaram a fazer. Sabemos que foi algo grave, especialmente quando citam mortes dentro da narrativa. Será que foram meros acidentes ou assassinatos planejados?

Desde o começo acreditei em assassinatos, mas como a narrativa e narradora não são confiáveis, não consegui determinar bem quem era vítima e quem não era. O caráter de todos também é duvidoso. Vejam bem, Jane é uma bruxa desde o começo. E Marnie? Quem é a mulher idolatrada pela amiga? Uma santa ou alguém tão fora da caixa como a outra?

A história aborda uma relação tóxica de amizade, mas não se limita à apenas um relacionamento ruim. O âmbito familiar de Jane é também todo sem estrutura. A relação com a mãe em estágios finais de demência é cheia de mágoa e a relação com a irmã não é muito segura visto que a outra também é uma pessoa com sérios distúrbios.

Sete Mentiras é um thriller psicológico perturbador, cheio de manipulação e obsessão. Eu todo o tempo fiquei imaginando onde as personagens chegariam. Se as mentiras seriam desvendadas ou se aquela relação estranha de amizade iria durar. Fica tudo mais interessante quando surge na história uma jornalista disposta a desmascarar Jane, pois parece que entramos em uma contagem regressiva para algo grande. 

Foi uma leitura interessante. Ainda que o desfecho tenha sido menos impactante do que esperei, a história em si me fez cativa durante todo o tempo e gostei da tensão que senti ao acompanhar Jane e como ela me fez pensar sobre relacionamentos em geral. 


15 comentários:

  1. Oi Jô e Cida, tudo bem?

    Não tenho o costume de ler livros do gênero, mas para os fãs do estilo dá para perceber pela sua resenha que a narrativa possui bons elementos.

    Deve ser bem interessante criar teorias na mente e ficar imaginando qual surpresa o próximo capítulo reserva. Vou indicar Sete Mentiras para o meu amigo que ama livros assim.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  2. O livro não me chamou atenção e fiquei com um pé atrás depois de ver uma resenha negativa da obra. Enfim, que bom que no geral a obra foi satisfatória, mas é bem chato quando o desfecho não é tão bom como esperávamos.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida! Eu já estou com minha edição em mãos. Vou alinhar as expectativas, mas acho que vou curtir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jô! Tudo bom?
    Eu tô meio sem vontade de ler thriller ultimamente, apesar de ter pegado uns bem bons nos últimos meses. Quando vem uma onda de fantasia e scifi, eu não consigo olhar pra outro gênero UHSAUHSAUHSAUHUHSA
    Conhecia esse livro só de capa, mas até que bateu uma curiosidade aqui! Quem sabe consigo ler até o fim do ano.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Adoro um thriller psicológico, e gostei de saber sobre esse, não conhecia nadinha desse livro. Vou colocar na minha lista

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  6. Oi Jô e Cida, tudo bem?
    Não é um livro que eu leria, mas não posso negar que o título chama a atenção e que fica aquela curiosidade por desvendar as mentiras da protagonista.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha! Fiquei curiosa pra ler esse livro!
    beijinhos,
    www.cafecommands.com

    ResponderExcluir
  8. Eu comecei a ler esse livro esses dias e particularmente não to curtindo muito. Acho a Jane bem apática e a Marnie então... ainda não consegui ver um traço de personalidade nela
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Eu gosto do gênero, então fiquei bastante interessada na leitura. Uma pena em relação ao final.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  10. Olá, Jô e Cida.
    Eu estava ontem mesmo pensando em ler esse livro. Eu estou com o ebook dele no kindle. Mas a minha ultima leitura com amizade tóxica ainda está bem real na minha mente e ainda estou com raiva de uma delas hehe, por isso estou na dúvida sobre ler já ou não.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida, tudo bem?
    Infelizmente esse livro não funcionou comigo. Achei a relação de Jane com a família mal explorada e não curti nem ela nem a Marnie. Mas fico feliz que sua experiência tenha sido mais positiva!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida,

    Parece ser um livro bem interessante pela narração da personagem e toda a temática de relacionamento criada pelo autor.
    Não faz tanto meu estilo de suspense, mas mesmo assim não descarto a leitura porque fiquei curiosa sobre o final da história e o que era verdade ou não.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Estou bem curiosa para ler esse livro, pois amo um thriller psicológico. Eu fiquei mais curiosa ainda lendo sua resenha, e de fato dá medo pensar que relações tóxicas desse tipo existem no mundo real. Até que ponto uma pessoa vai para ter a outra do seu lado, independente do tipo de relacionamento que tenham... Isso é assustador =s
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  14. Esse livro está na minha lista para ler, achei muito bacana ele ter te trazido algumas reflexões importantes sobre relacionamentos no geral. Um outro livro que me lembrou a base de narrativa desse foi Você Nasceu Para Isso, que também é um livro que gira em torno de uma amizade feminina tóxica e estranha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida, tudo bom?
    Eu quase peguei esse livro no NetGalley, mas como não faz taaaanto meu estilo, acabei deixando passar.
    Se você não achou tão impactante, acho que fiz bem em não pegar, rs.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!