[Resenha] Um Lugar Só Nosso

Um Lugar Só Nosso
Título Original: Somewhere Only We Know
Autor(a):  Maurene Goo   
Editora: Seguinte                 Páginas: 336 
Lançamento: 2020               ISBN: 9788555340956
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

Lucky é uma jovem estrela do K-pop. Talentosa e cheia de determinação, tem como próximo objetivo expandir sua carreira para o ocidente, e um passo importante para isso está prestes a acontecer: ela vai participar do programa norte americano Later Tonight Show, alguns dias depois do último show de sua turnê, em Hong Kong. O problema é que, por mais que tenha o mundo ao seus pés, Lucky ainda tem dúvidas de que essa é a vida que realmente deseja. Jack está em seu ano sabático, entre o fim do colégio e o início da faculdade - ou, pelo menos, é o que ele diz para a família. Apaixonado por fotografia, tudo o que deseja é entrar em um curso de artes, mas não sabe como contar isso aos seus pais. Para conseguir se sustentar, faz bicos como paparazzo para um tabloide sensacionalista, e quando conhece Lucky tem o maior furo que poderia desejar bem à sua frente. Durante um fim de semana em que fingem ser outras pessoas, Lucky e Jack vão descobrir mais sobre si mesmos do que imaginavam -e viver um romance digno de uma canção de sucesso.

Um Lugar Só Nosso, de Maurene Goo, lançado no Brasil pela Editora Seguinte, é um romance young adult  leve e gostoso de ler, mas que mesmo na leveza, aborda assuntos mais densos e realistas.

A história apresenta os jovens Lucky e Jack. Ela é uma estrela K-pop em ascensão, que deixou a família nos EUA e foi atrás de sua carreira ainda bem jovem. Está prestes a conseguir se consagrar no ocidente, assim dominando o cenário mundial, mas apesar de amar cantar, algo não está soando bem. Lucky se sente esgotada, física e mentalmente, se questionando quando foi que perdeu a alegria de fazer o que faz. Ela se sente presa, limitada e luta contra ansiedade. A garota de menos de vinte anos é uma escrava de dietas absurdas, já fez cirurgias plásticas no rosto e precisa de remédios para combater ansiedade e insônia. Lucky está desabando ao viver por seus sonhos.

Jack mora em Hong Kong e está tirando um ano sabático antes de ingressar na faculdade. Ele na verdade está ganhando tempo, pois não tem coragem de dizer aos pais que não quer ter uma carreira acadêmica e sim investir em fotografia, que é sua paixão. Só que a família deseja que ele siga os passos do pai, um carreira sólida no setor bancário. Sem rumo, Jack faz um estágio no banco e em paralelo tira fotos para um jornal de fofocas. Vive num local bem simples, mas que consegue pagar com o que ganha e não depende dos pais. Ele tem seu orgulho, mas medo de lutar pelos seus sonhos.

Após um show em Hong Kong, Lucky despista os seguranças e foge do hotel com a desculpa de estar com fome de um bom hambúrguer, quando na verdade sua fome é de viver, de ser livre. Então ela conhece Jack.

Os dois jovens se trombam em uma noite que poderia ser como todas as outras e vivem experiências inusitadas. O encontro acaba seguindo por todo o dia seguinte e ambos vão aos poucos se conhecendo. Não diretamente, já que ele finge não saber que ela é uma estrela e ela finge ser outra pessoa. De começo Jack de fato não sabia, mas depois descobre quem é a garota ao seu lado e vê ali um furo em fotos que pode vender, quem sabe desta forma conseguir um emprego de fotógrafo. Só que não var ser tão fácil manter tal plano.

É engraçado como ambos são tão diferentes e tão iguais ao mesmo tempo. Diferentes por Lucky ser uma pessoa que sabe o que quer e ter lutado por isso e ele por não saber por onde começar e desistir de lutar pelos seus sonhos. Iguais por ambos serem jovens totalmente insatisfeitos e infelizes com suas vidas atuais.

Apesar de Jack ser um jovem como muitos por aí que sofre pressão pelas expectativas dos pais, acho que foi a realidade de Lucky a mais chocante dentro da trama. Ainda que ele sinta-se meio acuado, Jack é mais livre e consegue se safar melhor, ele dribla bem a bola que os pais jogam para ele no dia a dia.

Nem sempre sonhos realizados são sinal de felicidade e Lucky é um exemplo claro disso. Embora rica, famosa e bonita, a massacrante indústria K-pop tirou o brilho de suas conquistas e a deixou em um poço vazio de desanimo. É bem chocante ver o que um artista precisa fazer para chegar ao auge, os sacrifícios físicos para manter a aparência “perfeita”, abrir mão de liberdade de escolha e até de estar com quem gosta. Se vale a pena? Depende de como a pessoa encara o que vale a pena para si e se está disposto a pagar o preço. É polêmico e foi legal ver a autora tratando isso de maneira sutil, entremeado dentro do romance que aos poucos surgiu entre Jack e Lucky.

Sim! Romance! Acontece e pode até soar muito rápido, mas é algo que não parece absurdo dada a situação que ambos estão vivendo. Eles têm apenas aquele dia juntos para viver algo único lado a lado. As emoções, os longos desabafos e todo o clima de contagem regressiva para o fim, acaba acelerando as coisas e os dois se aproximam muito, se tornam bem cúmplices e acabam se apaixonado pelo que veem naquela hora. Não há a chance de viver aquele sentimento depois que aquele dia acabar.

Os dois são personagens de carisma, a relação deles é cativante e a gente não quer que acabe ali. É impossível não torcer para que ambos coloquem a vida nos trilhos e sejam felizes. O dia deles juntos é a coisa mais deliciosa de seguir, um passeio por Hong Kong que serve de guia turístico, exaltando cultura e gastronomia. Eu me senti parte daquela aventura, desejando estar em cada um daqueles locais ricamente descritos. Há até um livraria com cinema dentro! Queria ter um dia louco como o deles dois. Acho que só a parte gastronômica não me deu vontade de experimentar, a culinária é muito exótica para mim.

A escrita da autora é leve, dinâmica e flui fácil. Você nem vê as páginas passando e Goo tem o dom de nos fazer mergulhar na trama e sentir na pele as emoções dos personagens. Adoraria ler outras obras dela e recomendo bastante Um Lugar Só Nosso, um romance adorável. 





10 comentários:

  1. Oi, amei a resenha, eu já Tinha visto esse livro, masnão sabia do que ser tratava. Gostei bastante da resenha é um livro que tenho interesse em lê-lo.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Li um livro com um tema um pouco parecido esses dias e me surpreendi. Agora estou atenta a mais instantes. Esse tem uma capa que já me ganhou e espero gostar da história.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida , tudo bem?
    A autora parece ter criado uma trama cativante, fiquei curiosa para descobrir mais sobre a aventura de Lucky e Jack. Dica anotada!!
    Feliz 2021!!

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Nossa, esse livro parece ser lindo. Acho legal sensacional quando o leitor sabe dos segredos dos personagens, eles sabem dos segredos de cada um, mas eles não sabem que o outro sabe...rsrrsrs. Isso deixa aquela sensação de contagem regressiva para quando a coisa toda vai explodir.
    Amei a resenha.

    Até!
    https://nsmoraes.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Achei bacana o romance trazer alguns assuntos dignos de reflexão, principalmente por que o casal protagonista com certeza vai fazer muitos leitores se identificarem, afinal, quem nunca se sentiu um pouco perdido na vida né?! Mesmo depois que se alcança seus objetivos, nem sempre aquilo é exatamente o que a gente queria, como Lucky.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    Ps. Se possível, peço que me ajude respondendo a pesquisa de público do blog.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que livro mais amorzinho que deve ser. Já gostei desse casal e deve dar aquele quentinho no coração ler como se desenvolve, mesmo sendo coisa de um dia apenas.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Essse é um livro que estou louca pra ler! Nunca li nada nessa ambientação e acho que pelas resenhas que já li parece ser um livro que vou gostar!
    Dicaa anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida,
    Faz um bom tempo que não pego um Young Adult que realmente me conquista, sabe?
    Eu marquei bobeira e não solicitei esse ebook quando estava no NetGalley, mas estou de olho nele, porque esse clima amorzinho é o que estou precisando!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida, eu adoro essa capa! E os personagem me parecem ter muito carisma e a leitura bem gostosa! Gosto de livros assim!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Esse livro é tão fofo. Daria um romance tão fofinho adaptado. Espero que façam.
    Fiquei querendo conhecer esses lugares tb. haha
    Já estou ansiosa para o novo dela que anunciaram hoje.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!