[Resenha] O Timbre

O Timbre
Título Original:The Toll (Arc of a Scythe #3)
Autor(a): Neal Shusterman 
Editora: Seguinte                 Páginas: 560 
Lançamento: 2020               ISBN: 9788555341052
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

A humanidade alcançou um mundo ideal, em que não há fome, doenças, guerras, miséria… nem mesmo a morte. Mas, mesmo com todo o esforço da inteligência artificial da Nimbo-Cúmulo, parece que alguns problemas humanos, como a corrupção e a sede de poder, são igualmente imortais. Desde que o ceifador Goddard começou a ganhar seguidores da nova ordem, entusiastas do prazer de matar, a Nimbo-Cúmulo decidiu se silenciar, deixando o mundo cada vez mais de volta às mãos dos humanos. Depois de três anos desde que Citra e Rowan desapareceram e Perdura afundou, parece que não existe mais nada no caminho de Goddard rumo à dominação absoluta da Ceifa — e do mundo. Mas reverberações da Grande Ressonância ainda estremecem o planeta, e uma pergunta permanece: será que sobrou alguém capaz de detê-lo? A resposta talvez esteja na nova e misteriosa tríade de tonistas: o Tom, o Timbre e a Trovoada.

Um mundo onde a morte pode ser evitada, uma realidade onde a Era Mortal é apenas História. No universo da trilogia Scythe, de Neal Shusterman, não há miséria, fome, desemprego, dor, doenças contagiosas, morte… Em suma, há para todo problema que antes assolou o mundo, uma solução.

Uma inteligência artificial chamada de Nimbo-Cúmulo organiza tudo de maneira ordenada e os humanos vivem sabendo o que esperar do amanhã. Claro que há exceções, se não houvessem algumas mortes o mundo ficaria superlotado e aí entram os Ceifadores. Eles não obedecem a Nimbo-Cúmulo e são os responsáveis pelas coletas, ou seja, por matar determinados humanos e manter o equilíbrio na população.

A realidade bem planejada, que não deveria ter defeitos, não é tão perfeita assim. No decorrer dos volumes desta série, vimos que o poder ou melhor a sede de poder permanece no íntimo dos homens e não demora para o mundo bem planejado, regido pela Nimbo-Cúmulo, começar a ruir.

A Ceifa é a principal culpada, na verdade alguns de seus Ceifadores de fato são os culpados. As coletas que deveriam ser nobres, passam a ser usadas em jogos políticos e os poucos que ainda tentar ser honrados, vão tentar lutar contra esta nova ordem corrupta que está surgindo.

No último volume, vimos os Ceifadores da safra ruim, liderados por Goddard, darem um grande golpe. O impacto no leitor foi tão grande quanto na trama. Vimos os personagens principais serem literalmente afundados e sem termos a certeza que a dupla de protagonistas Citra e Rowan sobreviveriam.

O golpe de Goddard  marca uma nova era e a humanidade deixa de ser guiada pela Nimbo-Cúmulo. Ela foi o personagem central do volume dois e sabemos que sua importância é suprema, o mundo se tornou dependente de sua orientação e sem ela todos ficam sem rumo. Só que ela não sumiu, apenas está agindo nos bastidores, tentando recuperar o que resta da humanidade.

Este volume três vem para concluir uma trilogia brilhante. A ideia central desta história, sua originalidade, suas reviravoltas e todos os questionamentos que levanta no leitor, são simplesmente incríveis. Este autor tem o dom de mexer com a gente, de uma maneira assustadora e perturbadora, nos levando a sempre pensar no que de fato poder ser considerado certo ou errado.

Se nos volumes anteriores ele optou por dar espaço determinado para cada personagem da série, agora finalmente ele colocou todos para atuarem juntos, embora nem eles mesmo saibam. Um enorme quebra-cabeças vai sendo montado e cada pessoa da história vai enxergando seu lugar no quadro geral que este vem a formar. Foi um bom artificio, ver finalmente todos atuando ao mesmo tempo e na mesma missão, mas em partes acho que alguns acabaram tendo menos espaço que outros. Por exemplo, acho que o ceifador Faraday e Rowan ficaram meio em segundo plano, enquanto o vilão Goddard ganhou mais espaço que os mocinhos.

Não prejudica o resultado final, mas como os dois são personagens que gosto bastante, gostaria de ter visto ambos mais tempo em cena.

Sobre os rumos que a história toma para sua conclusão, como sempre são inesperados e a gente segue às cegas, assim como os personagens, atrás das maquinações da Nimbo-Cúmulo. Essa inteligência artificial parece ganhar vida, desenvolver sentimentos e é tão complexa de entender, quanto a realidade que rege.

Eu estava lendo, muito curiosa para saber como aquela confusão de corrupção e domínio da Ceifa seria solucionada e sentia que este não poderia ser o último volume. Eu não achava possível que tudo fosse resolvido nestas quase 600 páginas. Muita coisa acontece, mas não para dar esperança, mas para deixar a gente mais aflito a cada página.

E aí você vira uma página atrás da outra em busca de respostas, viaja pela história e mistérios deste universo e quando menos espera as peças vão se encaixando. Vamos vendo o plano geral da Nimbo-Cúmulo para salvar a humanidade, embora para mim não seja uma salvação real em si. Sim, isso mesmo, novamente a solução não é piedosa e o coração fica apertado com a forma como as coisas precisam ser ajeitadas.

É isso que gosto na série, nada é bonitinho e fofinho, as medidas de solução são drásticas e sacrifícios sempre são necessários. Cabe a cada um analisar e tirar dali algo positivo, sabendo que isso vai ter um preço.

A solução final para tudo é uma loucura, mas se você pensar bem, percebe que faz todo o sentido dentro do contexto geral e que a longo prazo vai funcionar. O final não foi feliz para todos, mas para alguns foi a melhor solução e não posso negar que ver uma dupla tendo o destino que teve, apesar de diferente, muito me agradou.

A Trilogia Scythe é para os fortes de alma, mente e coração. É muito boa de ler, empolga mais do que se espera e consegue surpreender bastante, além de não deixar de ter muita ação. Se você busca uma história que questiona certo e errado, que brinca com o caráter da humanidade e que joga bem com o emocional, não pode deixar de ler. Eu recomendo! 

11 comentários:

  1. Oi Cia, sua linda, tudo bem?
    OMG!!! Que livro é esse??? Essa trilogia já está na minha lista desde o primeiro livro, pois vejo muitos elogios para ela. Não sabia que o final era tão forte assim e que o enredo era tão complexo. Estou louca para ler. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cida! Tudo bom?
    Confesso que pulei sua resenha porque quero ler essa trilogia ano que vem, então não quero pegar nenhum spoiler desse volume final. Vi muitas opiniões divididas sobre ele, mas do que vi acho que vou gostar bastante!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem por aí?

    Eu sou muito curioso para ler os livros dessa trilogia, porque a premissa se encaixa justamente no tipo de leitura que eu gosto de realizar, então, espero poder encaixa-la em algum momento em minhas próximas leituras. Adorei a sua resenha!

    Abraços!
    Jurista Geek

    ResponderExcluir
  4. Ansiosa para ler o desfecho dessa trilogia. Até agora li apenas o vol 1 e foi uma das melhores leituras do ano.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Ok, você me convenceu... eu tenho que ler esse livro....rsrrs. Amo livros que deixam para o leitor a questão do certo e errado, nos quais as soluções para os problemas não são preto no branco... eu escrevo dessa forma e acho sensacional quando vejo outros livros explorando a linha turva entre o bem e o mal.
    Já coloquei na lista de leitura.

    Até!

    ResponderExcluir
  6. Também achei que Faraday e até a própria Nimbo ficaram um pouco ofuscados. Não foi o final que eu esperei, mas foi um final bom de qualquer forma
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Olá, Cida.
    Quando a história é boa como essa a gente fica até com medo de ler o final e acabar se decepcionando hehe. Eu ainda não consegui comprar meu exemplar, mas assim que aparecer alguma promoção vou comprar e passar na frente porque preciso saber o que acontece hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida,
    Aqui em casa, quem lê essa série é minha mãe. Eu quero, está na minha lista para 2021, mas como não tem uma pegada romântica, acabo adiando, rs. Estou numa fase mais amorzinho, como você já mesmo sabe, rs.
    E olha que eu tenho os 3 livros aqui em casa! kkkk
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Estou lendo esse livro agora e pretendo terminar antes do final do ano... rs Confesso que esperava um rumo melhor para ele, mas ainda preciso de respostas. Então vou continuar a leitura.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida, eu não acompanhei a série, mas sendo do Neal eu até fico animada porque já li outros livros dele e gostei. Fico feliz por ter sido um bom final!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Nossa, essa série parece mesmo de tirar o fôlego
    Olá, sou o Lincoln do Rapeize Dinâmica e caí aqui de paraquedas, também canceriano rs com 27 anos.
    Adoro distopias e essa parece muito bem escrita e com soluções devastadoras no maior estilo Vingadores Guerra Infinita haha. Certamente vou me lembrar dele na próxima vez que passar numa livraria
    beijos!

    https://www.rapeizedinamica.biz

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!