[Resenha] Dias de Chuva e Tempestade

Dias de Chuva e Tempestade
Título Original: The Scent of Rain and Lightning
Autor(a): Nancy Pickard
Editora: Arqueiro                 Páginas: 240
Lançamento: 2012               ISBN: 9788580410471
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
A professora Jody Linder acaba de receber uma terrível notícia: o homem condenado pelo assassinato de seu pai está sendo solto e voltará para a cidade. Há 23 anos um crime abalou a pacata Rose, uma cidadezinha no interior do Kansas. Hugh-Jay Linder, filho de um rico fazendeiro, foi encontrado morto em casa e sua esposa, Laurie, desapareceu, levantando a suspeita de que ela também teria sido assassinada. Ex-empregado da família, o vaqueiro Billy Crosby foi imediatamente detido e logo condenado: um vestido sujo com o sangue de Laurie estava dentro da sua picape e o chapéu dele foi encontrado na cena do crime. Agora o jovem advogado Collin Crosby quer provar que o pai é inocente e que as evidências foram manipuladas por influência da família Linder. Enquanto Collin espera um novo julgamento para fazer justiça ao pai, Jody precisa confrontar seus tios e avós para descobrir o que realmente aconteceu naquela terrível noite. Para isso, ela será obrigada a remexer em velhos segredos de família e a lidar com consequências imprevisíveis. Um suspense com pinceladas de poesia e lirismo, Dias de chuva e tempestade captura a essência das pequenas cidades americanas e demonstra a habilidade de Nancy Pickard em criar personagens incrivelmente reais e profundos.

A pequena cidade de Rose, no Kansas, sempre foi pacata. Os moradores de lá nunca imaginaram um dia ter um crime violento na cidade, mas em meados de 1986 foram surpreendidos com um assassinato seguido de desaparecimento e a vida de muitas pessoas mudou.

Os Linder, a família mais rica e proeminente da cidade, perderam seu primogênito. Hugh-Jay Linder foi assassinado, sua mulher desapareceu na mesma noite e um antigo empregado da fazenda de seu pai condenado pelo crime. Vinte três anos depois, a filha de Hugh, já uma moça, recebe de seus três tios a notícia que o assassino do pai foi colocado em liberdade e ela resolve finalmente encarar os fatos que envolveram o assassinato.

Dias de Chuva e Tempestade foi lançado no Brasil pela Arqueiro em 2012 e faz tempo que está aqui na estante. Estes dias arrumando meus livros eu o peguei e resolvi finalmente ler. A história é rápida de ler e a curiosidade para entender este crime e os personagens me fez ler ainda mais rápido. Afinal vocês não acham que saber quem foi condenado pelo crime logo nas primeiras páginas é spoiler e o assassino já foi revelado, não é mesmo?

A história começa no ano de 2009, com a filha de Hugh recebendo a notícia da liberdade do condenado, Billy Crosby.

Jody fica inconformada, ela precisa entender o que levou a justiça a colocar tal pessoa na rua outra vez e ao sair pela cidade desnorteada, descobre que muitos não acham que Billy seja culpado.

A autora também nos leva aos dias que antecederam ao crime, nos mostrando todo o cenário que conduziu a fatalidade e, de fato, assim como muitos moradores de Rose, eu também não achei que Billy fosse o assassino.

Seguimos com Jody na busca de respostas e a cada página fica mais claro que o poder da família rica dela foi fator decisivo para a condenação, mesmo com falta de provas. Eu já não havia gostado dos Linder de começo e com o passar da história, fui vendo o quanto eles eram pessoas egoístas e mesquinhas. Apesar da cidade os ver como benfeitores, eu vi apenas pessoas muito convencidas de si e de seu poder.

Estava torcendo para ser um deles o assassino. Não que o Billy fosse gente boa, era um malandro de marca maior, mas acontece que acho que ele tinha que pagar se de fato tivesse cometido o crime. Se é que não cometeu…

Se ele era inocente, culpado ou mesmo um dos Linder o assassino, você vai ter que ler para saber. Eu não passei nem perto da resposta do culpado pelo assassinato e nem o que aconteceu com a mãe da Jody. No entanto, o que levou ao crime eu acertei.

A história é bem intrigante, prende fácil. Só acho que faltou carisma aos personagens e que no final a forma de apresentar a resolução foi menos impactante do esperei. Foi uma surpresa, mas faltou aquele clímax para dar um susto no leitor.

Ainda sim, Dias de Chuva e Tempestade é uma boa leitura, com boa dose de drama, crises familiares e personagens complexos. Leiam! 

6 comentários:

  1. Nossa, esse livro parece bem pesado e complexo quanto aos dramas apresentados. Do tipo que nos deixa meio angustiados e ao mesmo tempo reflexivos.

    Não é exatamente o que busco em uma leitura agora, mas fiquei realmente intrigada!

    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  2. Eu amo suspenses que tem personagens complexos e já li alguns livros do gênero que os personagens não são carismáticos também.
    Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, tudo bem? Que pena sobre o final não ser tão impactante, mas achei a premissa boa, gosto de personagens complexos.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida,
    Não me lembro de ter visto esse livro antes. E estou meio desanimada com finais mesmo... A Paciente Silenciosa é um grande exemplo disso para mim, esperava o ápice e não veio. Então acho que vou deixar a dica passar... Infelizmente.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cida!
    Nossa, eu tenho muito livro parado na estante também...
    Personagens sem carisma é um ó... a gente nunca consegue se conectar
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #SorteiodaAmizade no twitter; três livros, um ganhador

    ResponderExcluir
  6. Olá, Cida.
    Eu nem lembro de terem lançado esse livro. Achei a capa feia mas a história é muito interessante. Lendo sua resenha fiquei na dúvida se ele é o culpado mesmo, mas vai saber né hehe. Se der eu vou ler porque agora fiquei curiosa.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!