[Resenha] Sessão da Meia-Noite Com Rayne e Delilah

Sessão da Meia-Noite Com Rayne e Delilah
Título Original: Rayne & Delilah's Midnite Matinee
Autor(a): Jeff Zentner     
Editora: Seguinte                 Páginas: 408
Lançamento: 2019             ISBN: 9788555340932
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Uma história contemporânea divertida e emocionante sobre amizade, filmes de terror trash e amadurecimento. Toda sexta-feira, as melhores amigas Josie e Delia se transformam em Rayne Ravenscroft e Delilah Darkwood, apresentadoras de um programa de terror exibido em um canal da TV local. Com o final do ensino médio se aproximando, Josie precisa decidir se vai mudar de cidade para estudar em uma universidade grande e ir atrás de seu sonho de seguir carreira na televisão — mas isso significaria ficar longe de sua melhor amiga… Enquanto isso, Delia sonha que seu pai, um fã de filmes de terror que abandonou a família anos atrás, assista ao programa delas na TV e retome o contato. Em um fim de semana, as duas resolvem fazer uma viagem para a Flórida, onde vai acontecer a ShiverCon, a maior convenção do universo do terror e o lugar perfeito para conseguir um contrato com uma grande emissora. Mas pode ser que um jovem lutador de MMA, um produtor de televisão excêntrico e um basset hound idoso acabem transformando a vida dessas melhores amigas de uma maneira inesperada.
Josie e Delia são duas amigas que trabalham juntas em um programa de TV que exibe filmes de terror trash. No programa se transformam em Rayne Ravenscroft e Delilah Darkwood e se divertem nas noites de sexta apresentando filmes desconhecidos, fazendo brincadeiras bizarras nos intervalos e lendo as cartas de seus telespectadores. Na frente das câmeras, tudo parece fácil, mas na vida real as duas garotas têm muito com o que lidar.

Josie está prestes a escolher a universidade e isso implica em ficar ou não na cidade que vive atualmente. Se ela optar pela mudança, vai ter que deixar o programa de TV para trás e também a melhor amiga.

Delia não almeja outra cidade, seu maior problema é superar o abandono por parte do pai. O homem que a deixou ainda criança, sozinha com a mãe, assombra seus dias e a faz temer ser sempre abandonada por quem ama. Toda vez que o programa de TV vai ao ar, ela espera que o pai veja e tenha orgulho dela, quem sabe a procure. 

Ao seu modo, cada uma das garotas vai tentando encontrar soluções para seus problemas e com isso vamos seguindo com ambas em um curto período de tempo, conhecendo-as e entendendo como se sentem.

O autor Jeff Zentner tem um jeito amigável de narrar a história das garotas e é fácil sentir uma proximidade com as protagonistas logo nas primeira páginas. O gelo é quebrado logo que acompanhamos a gravação de um episódio do programa delas, que é bem divertido e excêntrico. O clima que isso dá a obra é bem especial, algo meio caseiro e aconchegante, que nos deixa mais a vontade.

Ainda que o programa de TV tenha destaque e seja o que as une e leva na mesma direção, ambas tem objetivos diferentes de vida e isso em determinado momento faz a amizade ter conflitos.

Josie é uma amiga compreensiva, que acaba virando sua vida para agradar Delia e suprir a insegurança que a outra carrega no dia a dia. Delia por seu lado é uma garota que tem sérios problemas de auto estima e com isso agarra-se em Josie com se a outra fosse uma tábua de salvação, sobrecarregando-a com problemas que não são dela.

Eu achei Josie adorável e uma menina que eu acho que todos gostariam de ter por perto, mas Delia não me agradou tanto assim. Tive problemas com ela por não achar legal a maneira como jogou suas frustrações em Josie, como a acusou de não ser uma amiga leal quando ela quis algo para si além daquele programa que faziam juntas. Delia é egoísta.

A história trabalha a amizade das meninas, mas também foca no amadurecimento individual de cada uma e em suas escolhas. A fase da vida que ambas estão vivendo é aquela que marca a passagem para a vida adulta e sabemos que não é fácil saber como seguir para o futuro, decidir sobre carreira e independência nesta hora. Abandonar a proteção dos pais e começar a seguir com as próprias pernas é sempre apavorante e com Josie e Delia não será diferente.

É interessante observar a vida destas duas e torcer para que ambas consigam preservar a amizade, mas também manter sua individualidade. Acredito que Josie tenha um amadurecimento mais evidente e Delia ainda esteja nos primeiros passos deste caminho. O fato é que a jornada de ambas é bem emocionante, envolvente e o autor Jeff Zentner faz com que o leitor abrace esta história como se fosse algo com pessoas de carne e osso, pessoas reais.

É uma história divertida em sua grande parte, mas também possui partes mais sérias e reflexivas. O plot de Delia é o mais marcante, já que sua história com a mãe e com o pai traz algo um pouco triste e apesar de eu não ter me conectado tanto com a personagem, ainda assim não consegui me sentir indiferente ao que ela viveu tendo que encarar ser abandonada pelo pai. No entanto, a relação dela com a mãe é muito bonita e gratificante. 

Josie e Delia tem uma história que cativa, que vem para nos fazer rir e chorar. São personagens bem construídas, convincentes. Em momento nenhum o drama que há soa apelativo, ao contrário, tudo aqui é bem natural, o que torna fácil de aceitar. Dá para se colocar na pele das personagens, apreender algo com elas e, por fim, não querer chegar na última página e ter que se despedir. Adoraria ver um sequencia da obra e saber como as meninas seguiram depois deste desfecho. 

Aqui é a Jô! Um Feliz Natal para vocês!!!









7 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bem?
    Achei a premissa muito legal, desde a série de TV aos dilemas de amizade das personagens. Acho que nessa transição da juventude pra vida adulta sempre rola um momento em que há uma ruptura com os laços de amizade, no sentido mais de as rotinas mudarem e as coisas não poderem permanecer 100% iguais.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jô!
    Pelo que você falou, eu provavelmente não iria gostar da Delia...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Olá, Jô.
    No momento esse tipo de história não chama muito a minha atenção. Mas quem sabe no futuro eu venha a ler ele. Vou deixar anotado aqui.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi Jô,

    Feliz natal para vocês, tudo de bom!
    Não conhecia esse livro, mas o enredo da história é bem legalzinho.
    Fiquei curiosa :)

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Adorei a sua resenha!
    Esse livro está na minha lista de desejados e estou simplesmente loooooouca pra ler! Seus comentários a respeito me fizeram desejar a leitura ainda mais... O Jeff Zentner ganhou meu coração e agora quero ler tudo que ele escreve ;)

    Feliz Natal!

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. mt bacana conhecer a história dessas duas amigas e do crescimento de cada uma

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida!
    Eu tenho Juntos Somos Eternos do autor aqui em casa e ano que vem quero. Confesso que de todos que ele lançou, esse q tenho e i unico que me interessei embora a capa desse seja bonita tambem.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!