[Resenha] Sem Saída

Sem Saída
Título Original: No Exit
Autor(a): Taylor Adams  
Editora: Faro                        Páginas: 272
Lançamento: 2019               ISBN: 9788595810969
A universitária Darby Thorne já tinha problemas demais. Sem sinal de celular e com pouca bateria, ela precisava dirigir em meio a uma nevasca para visitar sua mãe que fora internada às pressas e poderia morrer, mas o mau tempo a obriga a fazer uma parada. Num estacionamento no meio do nada, Derby se depara com uma criança presa e amordaçada dentro de uma van. Aterrorizada, ela precisa manter a calma. Mais que descobrir quem é o proprietário do veículo, é fundamental escolher quem, dos quatro desconhecidos no local, pode ser um aliado para ajudar no resgate. O desafio são as consequências: isolados pela neve, qualquer deslize pode ser fatal. É preciso resistir até o amanhecer, mas o perigo aumenta e cada minuto pode ser o último.
Darby Thorne é uma jovem universitária que acabou de descobrir que a mãe possui um câncer terminal e desta forma ela resolve fazer uma viagem de volta para casa, com seu velho carro, embaixo de uma nevasca inclemente.

O carro de Darby não aguenta e ela é obrigada a buscar abrigo em uma parada na estrada. Lá ela se depara com outras pessoas que também não conseguiram seguir viagem por conta da nevasca. Quando a jovem vai até o lado de fora para conseguir sinal de celular e contatar sua casa, ela olha distraidamente no interior de um dos carros no estacionamento e vê lá dentro uma criança presa em uma jaula. Darby então percebe que entre eles há alguém perigoso, um possível psicopata.

Darby se vê assustada ao mesmo tempo que decide ajudar aquela criança. Mesmo sem nenhuma arma e apenas sua boa vontade, ela encontra disposição para agir e salvar aquela vida em perigo. E é desta iniciativa da protagonista que o autor Taylor Adams vai conduzindo sua história e desenrolando os fios desta trama de suspense.

Sem Saída foi um livro que me deixou nostálgica. Quando eu era adolescente, amava passar a madrugada vendo filmes. Na semana encontrava todo o tipo de gêneros, mas madrugada de sábado para domingo os suspenses dominavam a programação e este livro me levou para este tempo, com uma história típica de madrugada de sábado.

Temos um grupo de pessoas preso em um lugar, completos estranhos e entre eles há um criminoso perturbado. Surge então uma pessoa corajosa que vai lutar pela vida, seja dela ou dos demais. Então vem a série de planos mirabolantes para derrotar a pessoa maldosa, muito sangue, mortes e cenas de luta, de fuga, onde não acreditamos que o protagonista heroico vá vencer. A obra segue estes moldes, sendo ás vezes fácil de desvendar, mas também trazendo reviravoltas surpreendentes.

Em alguns momentos da leitura não houve mistério para desvendar, até mesmo por conta de logo sabermos quem é que colocou a criança na jaula, mas o autor nos engana. Você pensa que ele entregou tudo facilmente, mas então vem uma revelação ou melhor algumas revelações de deixar o queixo caído. Adams foi engenhoso ao dar a impressão de começar a trama entregando tudo, quando na verdade não tinha entregue nada.

A personagem central, Darby, é uma moça normal e de cara não chama a atenção. No entanto, conforme vai agindo contra os criminosos e se colocando em perigo constante, consegue ganhar nosso respeito e eu acabei a admirando por tanta coragem.

O que se passa naquela parada de carros é de arrepiar. As cenas são fortes e o autor não mede cenas violentas para dar impacto na narrativa. Se for ler, prepare-se.

Em resumo, Sem Saída é uma leitura ágil, envolvente e que surpreende a cada página virada. Eu amei voltar para o meu clima de madrugadas de sábado, de me ver tensa, com medo pelos personagens e roendo as unhas com receio de ver todo mundo explodindo no final. E falando no final… A última reviravolta é a melhor de todas. Leiam!





10 comentários:

  1. Oi Cida, como esse ano eu li mais suspenses, já quero esse também! Adorei a premissa e é bem capaz que eu me sinta nostálgica tmabém!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi
    não conhecia o livro e gostei da premissa, fiquei curiosa para saber como ela conseguiu ajudar a criança. Realmente antes sempre passava filmes de suspense de madrugada.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida!
    Confesso que o tipo do livro nao me chama atenção. Nao e muito o meu tipo de leitura, mas e otimo ler algo que nos desperta nostalgia. Eu quando leio Percy Jackson me sinto assim KKKK.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Adorei a resenha!
    Ultimamente ando precisando mesmo de leituras mais ágeis, porque ando meio sem tempo, logo, adorei sua dica de leitura! Adoro livros cheios de surpresa assim :)
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Cida.
    Acho que esse foi meu thriller favorito do ano. Fiquei sem folego e terminei o livro cansada. O autor enganou bem mesmo entregando o culpado logo de cara, SQÑ hehe. As cenas são fortes, mas já li piores.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cida!
    Gosto quando as mocinhas têm um bom desenvolvimento durante a história, conquistando nosso respeito. Não ando muito na vibe do livro, mas dica anotada
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida,
    Estou muito curiosa, apesar da menção do autor já entregar alguns detalhes.
    Eu tb adoro passar madrugada vendo suspenses haha mas não tenho tanto pique quanto antes pra isso.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida,
    É a terceira resenha que eu vejo desse livro com a mesma opinião, só pela tensão já fiquei com vontade ler ele. O enredo é super interessante!

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Caramba tudo isso em só duzentos e poucas páginas! Amei conhecer esse livro, a sua resenha está maravilhosa. Espero muito poder ler <3
    Amei mesmo, de verdade, me senti já na história só pela sua resenha
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  10. mt legal esse thriller envolvente e achei bem bacana isso do autor ir enganando o leitor tbm

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!