[Resenha] Antes de Tudo Acabar

Antes de Tudo Acabar
Autor(a): Mary C. Müller
Editora: Planeta (Outro Planeta)     Páginas: 256                           
Lançamento: 2017                          ISBN: 9788542212082
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Rafael nunca foi de se encaixar em padrões. Deslocado e sem muita perspectiva de vida, ele cuida da mãe alcoólatra enquanto precisa lidar com a paixão platônica pela melhor amiga, Anne, e com os percalços causados por um pai ausente. Acostumado desde sempre a fazer tudo com Anne, ele agora tem de aceitar que ela arrumou um namorado... e justo uma das últimas pessoas que ele gostaria de ver com a amiga. Como se não bastasse, ele também precisa se entender com o pai, que resolveu voltar a procurá-lo com uma surpresa: a filha que teve com a amante. E, em meio a esse turbilhão de acontecimentos, chega Kaori, a nova aluna da turma. Com ela, as coisas começam a mudar na vida de Rafael, e o que era só amizade pode acabar se tornando algo mais. Antes de tudo acabar é a história de um garoto que precisa se encontrar e compreender um mundo que se move mais rápido do que ele consegue acompanhar. Um mundo onde amizades são construídas e desfeitas, amores morrem e nascem e caminhos sofrem desvios inesperados.
Eu gosto bastante de histórias ambientadas na época do ensino médio e assim que vi este livro e essa capa cheia de estilo, fiquei com vontade de conferir a história escrita por Mary C. Müller em Antes de Tudo Acabar.

Eu não costumo usar Wattpad, mas este foi o segundo livro que li que me surpreendeu positivamente e saiu lá primeiro. Preciso arrumar um tempinho para conhecer mais obras que estão no Wattpad e descobrir mais coisas boas.

Antes de Tudo Acabar traz a história de Rafael e dos amigos Ferreira, Kaori e Anne. Eles estão no último ano do ensino médio e vivendo aquele momento de sair do casulo da adolescência e seguir rumo a vida adulta. No entanto, não pensem que eles são quatro adolescentes de vida fácil e simples, embora a escolha do que fazer no vestibular tome seus pensamentos, eles lidam com situações muito mais complicadas no dia a dia.

O Rafa é o protagonista e nos conta como é sua vida. Ele vive com mãe alcoólatra e desde que o pai os abandonou, não tem mais uma relação com ele. Pensar no pai com sua nova família deixa um gosto ruim na boca do Rafa, mas ele precisa mesmo é tomar conta da mãe que a cada dia se afunda mais no vício.

A Anne é a melhor amiga do Rafa e seu porto seguro, mas ela também tem problemas com um pai violento e um novo namorado controlador. Quando este tal namorado entra em cena, abala a amizade dela com o Rafa e nosso protagonista fica bem magoado, ainda mais por nutrir uma paixão platônica pela Anne.

Os dois eram os diferentões da escola e sofriam muito bullying, mas revidavam e seguiam em frente sem se importar muito. O que eles vivem,vemos todo dia nestes grupos em escolas e a autora mostrou de maneira bem verdadeira tal situação. Fazem parte do grupo também a Kaori e seus pais superexigentes e o Ferreira que tem medo de dizer em casa que é gay.

Os quatro jovens representam bem uma série dos dilemas da juventude atual e a autora conduz bem a história os mostrando neste ano decisivo de suas vidas e abrindo janelas de oportunidades que permitem a cada um escolher caminhos novos e tentar melhorar suas vidas.  

A situação da Anne e do Rafa com os pais é a mais complexa, foi abordada profundamente e de maneira coerente. E nós nos vemos torcendo muito pela mãe do Rafa e sendo cativada por ela. O melhor é que a autora, embora traga situações caóticas e tristes, não apela para o drama e deixa a história séria e verdadeira sem apelação e uma carga depressiva.

Eu senti a cada página lida que Mary não queria deixar ninguém triste e de coração partido e sim com esperança e de coração aberto para lutar e dar a volta por cima. O clima de sua obra é inspirador, é jovial e transmite a sensação de que cada um de nós tem um lugar no mundo, que vai encontrar felicidade cedo ou tarde e que pode, sim, superar os maiores obstáculos.

A forma como Rafael, Ferreira, Kaori e Anne se relacionam é um dos pontos mais positivos da trama. A amizade deles é sincera, honesta e real.

Antes de Tudo Acabar, embora tenha este título que nos faz pensar em finais, é na verdade sobre recomeços e novos desafios. É sobre superação, amor, amizade e vida. É sobre escolhas, crescer e amadurecer, mesmo quando isso parece ser impossível.  Eu curti e recomendo.



2leep.com

7 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bem?
    Faz tempo que não leio um livro que tenha como plano de fundo, o ensino médio, mas gostei da proposta da autora, gosto de tramas que falem de superação e amizade. Dica anotada!!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida,
    Estou bem curiosa pra ler esse livro e conhecer a escrita da autora. Já cheguei a usar o Wattpad por uma semana, mas não rolou. Não curti a vibe lá.

    até mais,
    Nana e Leticia - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, tudo bem? Achei a capa desse livro muito original e me chamou a atenção, mas depois de ler a sinopse me senti um pouco perdida e me desmotivei. Infelizmente não captou tanto meu interesse, então vou deixar essa dica passar, mas que bom que foi uma leitura prazerosa.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oiii Cida

    Eu fiquei com receio de ler esse livro porque não tive boas experiências com essas novas tramas trazidas do Wattpad, mas gostei do enredo, desse clima de amadurecer e comecar de novo, gosto de tramas assim.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Tem muito tempo que não leio nenhum livro ambientado no ensino médio e me interessei bastante por esse. Tem uns livros muito bons no Wattpad, já tive grandes surpresas por lá.
    Beijos
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida,
    embora eu goste de livros YA esse em particular tem alguma coisa que parece me impedir de me interessar de fato. Já cheguei a pegar ele na mão várias vezes na livraria, mas sempre tem algo que me faz largar... e não sei o por quê isso rola, até porque vi vários elogios a ele... :/

    Att.,
    Eduarda Henker
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, Cida.
    Eu já li alguns livros no Wattpad. Tem muita coisa boa, mas tem cada coisa ruim que é até dificil de ler hehe. Fiquei bastante interessada no livro. Eu gosto de leituras com adolescentes passando para a fase adulta. E achei legal que apesar de tratar de temas difíceis a autora soube mostrar além do drama.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!