[Resenha] Ao Pôr do Sol

Ao Pôr do Sol
Título Original: Come Sundown
Autor(a): Nora Roberts 
Editora: Bertrand Brasil       Páginas: 462
Lançamento: 2018               ISBN: 9788528622959
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
O mais novo livro da mestra do romance e do suspense. O rancho Bodine é um negócio familiar, um lugar sossegado que acolhe turistas em busca de longas cavalgadas sob o ar fresco de Montana e casais que desejam celebrar seu casamento a céu aberto. Com pouco mais de trinta mil acres, ele é o lar de quatro gerações — e, nos bastidores, Bodine Longbow gerencia tudo com garra e paixão, contando com a ajuda da família, da equipe e de um novo funcionário, Callen Skinner. Porém, o retorno de sua tia, há muito desaparecida — e a ameaça que segue em seu encalço — testarão os laços que prendem Bodine àquele lugar e àquelas pessoas, atirando-a num território sombrio que ela jamais poderia imaginar.

Eu sou fã de Nora Roberts e sempre que chega livro novo dela no Brasil fico ansiosa para conferir. Quem já leu outras resenhas de livros dela aqui no blog, deve ter percebido que sempre cito que as obras são bem parecidas. Não que as histórias sejam idênticas, mas Nora é fiel a certos elementos e aspectos e sempre os mantêm em suas histórias.

Ela aposta em cidades pequenas, grupos de amigos, clima familiar e muito aconchego. Em grande parte dos livros únicos ou séries, lembro de ter acompanhado cenas mais violentas e brutais nos do gênero sobrenatural. Em batalhas entre bruxas, humanos e demônios, sempre espero algo forte. Quando leio seus romances contemporâneos, espero pelo que citei acima: um ambiente que ainda que tenha problemas e dramas, não se enverede pelo brutal. 

Logo no prólogo deste livro eu fui surpreendida com uma cena que tinha cara de começo romance (para mim, ao menos) e do nada veio uma porrada (literalmente), dando inicio a uma história que tem romance, amigos, família e clima bucólico, mas também violência e brutalidade.

Ao Pôr do Sol, lançamento da Bertrand Brasil, nos apresenta a família Bodine. Eles são donos de um grande rancho em Montana e de um resort bem frequentado. Pai, mãe, irmãos, avós e bisavós trabalham com afinco para prosperar e são uma referência na comunidade local e fonte da maior parte dos empregos.

É uma família feliz e Nora dá destaque a Bodine Longbow entre os membros. Uma jovem que cresceu cercada de homens protetores e mulheres fortes e que luta para provar que pode cuidar bem da gerência do resort e não precisa do pai e dos irmãos para tomar decisões. 

Ela vai ter um romance com um Callen Skinner, um amigo de seu irmão mais velho que cresceu ali, foi embora e agora retornou para ter um lar. Ela e Cal não escondem o jogo, desde o começo ele já afirma que está interessado nela e quer algo mais. Ambos têm um relacionamento maduro, de muita amizade e respeito. A gente torce para que esse algo mais venha logo. Um fato interessante é que na adolescência ela foi apaixonada por ele, mas por ser mais nova, ficou tudo bem platônico.

No entanto, apesar de Bodine ser a protagonista, ela não é a única mulher que se destaca dentro da história. Paralelo aos dias atuais, Nora nos leva por acontecimentos que tiveram inicio no passado (volta o que aconteceu no prólogo) e vamos também acompanhando a história de Alice, tia de Bodine. Uma jovem que foi em busca de sonhos e só encontrou pesadelos. A família acredita que ela os abandonou e se ressente, nem imaginam o que de verdade aconteceu.

Eu adorei o romance de Bodine e Cal e até mesmo do espaço que Nora deu para os irmãos dela terem seus próprios amores. A família Bodine é grande, mas todos os membros são bem trabalhados e desempenham papel importante na trama. No entanto, foi mesmo a jornada de Alice que me pegou de jeito e fez gostar muito deste livro. Entendam que quando temos Alice em cena, vamos ter brutalidade e violência, são acontecimentos amargos e de partir o coração. Essa jovem que passa anos sofrendo até envelhecer, sofre muito e foi uma surpresa para mim ter algo assim em um romance contemporâneo da autora, um drama tão profundo e chocante.

Mas com certeza foi a segunda fase de Alice que mais tocou meu coração, quando ela parece poder ter algo de bom na vida outra vez e a gente torce e se emociona com sua luta por isso. Bodine é uma personagem forte e excelente, mas Alice é uma sobrevivente e por isso acaba sendo quem deixa uma marca maior no leitor. Não vou entrar em detalhes sobre o que de fato aconteceu com Alice, mas digo que não é algo fácil de encarar.

Em partes é uma história pesada, mas Nora sabe dar suavidade ao pior quando lota de amor o ambiente. Ela faz seus personagens com grande coração e muita generosidade, pessoas que se apoiam mutuamente e, com isso, por pior que algo pareça ser, a gente tem esperança de um final feliz.

Eu gostei muito de Ao Pôr do Sol , em especial da inovação na narrativa da autora. Parece que em breve ela vai se aventurar no gênero distopia e estou muito curiosa para conferir tal empreitada. Se tiver romance na história, não importa o gênero, sei que Nora vai mandar bem. Recomendo. 






2leep.com

11 comentários:

  1. Oiii Cida

    A Nora tme muito livro publicado, nunca consigo acompanhar todas as novidades da autora...rsrs. Tenho interesse em conhecer a narrativa dela, quero ver se começo por aquela série interminável, Mortal ou uma outra trilogia fantástica dela (acho que era sobre bruxas - esqueci o nome).

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida tudo bem?
    Acredita que nunca li nada da autora?
    Já li várias resenhas positivas e sei que a autora tem muitos fãs, mas nunca tive oportunidade de pegar algum livro dela... Quem sabe algum dia rs...
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  3. Os livros da Nora sempre esbanjam comentários positivos, né? Já li algumas resenhas desse e todas as pessoas indicavam. Já está na minha lista!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida. Nora Roberts é rainha, uma das minhas autoras favoritas, já li muitos livros dela, mas todos romances contemporâneos, então foram mais amorzinho e um pouco de drama, não cheguei a ler nenhum com "porrada", hahahah. Minha única tentativa de ler um sobrenatural dela não fluiu, mas acho que foi problema da leitora que não se conectou com os personagens e histórias, e não desmérito da autora que continuou arrasando na narrativa. Enfim, sobre o lançamento, eu já tinha lido a sinopse e gostei de saber mais sobre a história na tua resenha. Faz tempo que não leio algo da Nora e preciso ler novamente algo escrito por ela, então será uma ótima retomada. Dica anotada!
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Cida.
    Parece que essa mulher espirra e sai um livro hehe. E de gênero diferente, e ainda você diz que parece que ela vai se aventurar em outro gênero hehe. Eu gosto de alguns livros dela, os sobrenaturais não me chamam tanto a atenção. E por essa capa achei que a história fosse ser bem diferente hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cida!
    O que eu amo nas histórias da Nora é como ela consegue dar destaque para todas as mulheres que fazem parte e sempre também desenvolver um romance saudável entre o casal.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra a um exemplar autografado de O que eu tô fazendo da minha vida
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. São quatro kits; um para cada ganhador

    ResponderExcluir
  7. Nora é uma diva dos romances, não há negativas acerca disso, ela arrasa!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida, tudo bem?
    Eu simplesmente amo os livros da Nora Roberts, com certeza vou ler esse!!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  9. Oi, Cida

    Eu nunca li nenhum romance da Nora, acredita? Eu leio os suspenses, mas tenho que dar uma conferida em outro gênero.
    Que bom que houve essa inovação na narrativa dela, acho que vou ler esse!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Gostei da sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..

    Parabéns!

    Amo seu blog ❤️ ..

    Meu Blog: Tudo Sobre o Badoo

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida,

    Ainda não li livros da Nora, são tantos que nem sei por qual série começo.
    Gostei da premissa desse.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!