[Resenha] Os Criadores de Coincidências

Os Criadores de Coincidências 
Título Original: The Coincidence Makers
Autor(a): Yoav Blum 
Editora: Planeta                               Páginas: 320                           
Lançamento: 2017                          ISBN: 9788542211405
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
E se o trem que você perdeu, o café que derrubou, o bilhete que encontrou não forem eventos aleatórios? E se o destino do mundo estiver sendo manipulado por pessoas especializadas em criar acasos? Neste romance best-seller do israelense Yoav Blum, o destino é o protagonista – mas ele não depende de sorte ou intervenção divina. Emily, Eric e Guy trabalham numa espécie sobrenatural de organização secreta há alguns anos. Eles estudaram disciplinas como interferências em sonhos, distribuição de sorte e como ser amigos imaginários, até se tornarem criadores de coincidências. Agora, de tempos em tempos, recebem complexas missões a serem executadas. Seu trabalho é permanecer na área cinzenta entre destino e livre arbítrio, onde eles criam situações que criam situações que criam mais situações que darão origem a pensamentos e decisões, gerando os mais diversos resultados: o encontro de almas gêmeas, invenções que podem mudar o mundo, a inspiração que dará origem a obras-primas. Mas, quando Guy recebe uma missão especial, que vai além daquilo que ele acredita poder fazer, as coisas começam a se mover de forma a mudar tudo o que os criadores de coincidências entendem sobre a vida e a verdadeira natureza do amor. Um thriller improvável sobre os operários invisíveis que mantêm girando as engrenagens do acaso.
Os Criadores de Coincidências, de Yoav Blum, lançado no Brasil pela Editora Planeta, é um livro com uma história criativa e divertida, com um romance nada clichê e muito discreto.

Eu estou na vibe de ler os livros dos autores que vem para a Bienal de SP 2018 e assim resolvi conhecer o trabalho de Blum. Eu acabei pegando o livro sem ler a sinopse e foi uma agradável e adorável surpresa.

Nesta obra temos seres (pessoas?) que realizam trabalhos nada convencionais, como por exemplo o papel de amigos imaginários ou criadores de coincidências e, exatamente estes últimos, é que vão ser o tema central da história. Emily, Eric e Guy são nossos criadores e trabalham para uma espécie de organização celestial ou mesmo sobrenatural. É uma organização de um mundo que não podemos ver ou interagir, ao contrário deles que mexem com o nosso todo o tempo.

Estes três criam situações que resultam em mudanças na vida das pessoas. Mudanças estas que podem levar apenas um de nós a comprar um sapato, mudar os hábitos alimentares ou algo mais grandioso como encontrar um amor ou mudar a História. As situações criadas são o que chamamos de coincidências e são bem diversas.

Enquanto seguimos com Guy nesta ocupação, vamos nos dando conta que tanto ele quanto os amigos desejam mais que ser apenas criadores. Em especial, ele e Emily, que estão apaixonados ou já se apaixonaram. É muito interessante ver como se sentem e como lidam com suas vidas nada convencionais, mas o melhor é que em suas vidas está oculta uma grande história de amor e só lá pelo final é que isso fica claro para o leitor.

Eu citei no começo da resenha que o romance era discreto e acreditem que é quase oculto. Está ali nas entrelinhas e vai se revelando com muita sutileza e delicadeza. O autor prende o leitor nas vidas daqueles que os criadores mudam, mas nas entrelinhas vai construindo uma história de amor mais importante e este artifício foi o que mais me deixou impressionada com a obra.

Gostei demais de cada personagem e me senti cativada por eles. Adorei acompanhar a criação e execução de cada coincidência e os dilemas morais que as envolviam. Mas acima de tudo, foi a originalidade da história e a criatividade em sua construção que me impressionaram. Um romance como o de Yoav Blum transcende o comum e chega fundo no coração.

Os Criadores de Coincidências é um livro delicioso de ler e inteligente. Umas das histórias mais empolgantes que li este ano. Adoraria conferir outras obras de Yoav Blum, torcendo para que sejam tão espertas e profundas. Eu simplesmente amei! 





2leep.com

10 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas o fato da trama ser ao mesmo tempo criativa e também cativante, já despertou minha curiosidade. Dica anotada.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. um enredo bem legal e super bem elaborado, eu mesma acho que nada é coincidência!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida! Estou com esse livro na minha estante, mas não tinha muitas expectativas, confesso. Mas agora fiquei bem mais animada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida,
    Achei bem criativa a ideia do autor r fiquei curiosa para ler.
    Acho que eu seria uma boa criadora de coincidências HAHA no caso na área de romance, pq sou iludida nata.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida! Que resenha maravilhosa! Eu simplesmente AMEI esse livro, já é um dos favoritos favoritaços de 2018! Eu fiz um post no blog falando sobre ele, mas tenho certeza que nada do que falemos sobre essa obra chegará à altura dessa história tão linda, com um romance atemporal, único e muito lindo. Com certeza é um livro para ser lidos por todos!
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida, tudo bem?
    Adorei a dica, fiquei bem interessado em conferir o livro, parece ser bem legal mesmo
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  7. Olá, Cida.
    Confesso que fiquei meio perdida no enredo do livro, mas achei a ideia bem diferente e original. Por isso quem sabe eu vou conferir ela.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi, Cida!
    Eu já li algumas resenhas desse livro e gostei muito dessa premissa. Bom saber que o romance é discreto, mas bem desenvolvido.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Oiii Cida

    Eu não dava nada por esse livro até ler essa resenha. Nem sabia do que se tratava, sério mesmo. Adorei conhecer e me empolguei vendo o quanto vc gostou. Com certeza vai pra lista, quero conhecer esses personagens maravilhosos.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Oii Cida.
    Faz um tempão que esse livro está na minha lista de desejos. Eu gosto bastante de livros que falém sobre ficção cientifica mas acho esse inovador. Fico com muita vontade de ler ele.
    Espero que sua bienal esteja sendo excelente.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!