[Resenha] A Magia do Inverno

A Magia do Inverno
Título Original: Whichwood (Furthermore #2)
Autor(a): Tahereh Mafi
Editora: Universo dos Livros      Páginas: 288
Lançamento: 2018                     ISBN: 9788550302645
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Embarque em uma incrível jornada pela terra de Whichwood nessa impressionante continuação do aclamado best-seller Além da Magia, de Tahereh Mafi! Nossa história começa em uma noite congelante… Laylee mal consegue se lembrar dos tempos felizes antes de sua mãe morrer. Antes de seu pai, levado pela dor, perder o juízo (e o caminho), e ela ser abandonada como a única mordeshoor restante na cidade de Whichwood, destinada a passar seus dias esfregando a pele e a alma dos defuntos nos preparativos para suas vidas após a morte. Ficou fácil esquecer e ainda mais fácil ignorar não apenas sua crescente solidão, mas a forma como suas mãos exaustas, assim como seus cabelos, estão se enrijecendo e se tornando acinzentados. No entanto, alguns estranhos conhecidos irão aparecer e o mundo de Laylee irá virar de ponta-cabeça enquanto ela redescobre a magia, a cor e o poder de cura da amizade. Exuberante e encantadora, a aclamada Tahereh Mafi tece uma nova aventura mágica neste mundo persa fantasiosamente sombrio, trazendo ao público novamente Alice Queensmeadow e Oliver Newbanks, protagonistas de Além da Magia.
A Magia do Inverno é o segundo volume da série Futhermore, de Tahereh Mafi, publicada no Brasil pela Universo dos Livros. Pelo que vi, a série finaliza neste volume, mas não seria ruim ter mais aventuras de Alice e Oliver.

Embora neste livro o leitor reencontre a dupla de protagonistas do livro anterior, as histórias são independentes e mesmo sem ter lido Além da Magia você consegue entender tudo direitinho.

A protagonista da vez é Laylee, uma garota que carrega em si a antiga magia mordeshoor. Ela faz parte de uma espécie de pessoas que ajuda os mortos a fazer a passagem para o outro lado. Ela não só enterra um corpo, ela o prepara para seguir adiante. É um trabalho nobre, diferente e pesado e a pobre garota tem apenas treze anos e está acabando com sua juventude realizando tais tarefas.

Ser uma mordeshoor na cidade de Wichwood é um trabalho ingrato. Os moradores não reconhecem o esforço de Laylee e sem uma mãe viva para cuidar dela e um pai louco pela viuvez, a coitada precisa de muita ajuda. É aí que em sua vida aparecem dois jovens cheios de boa vontade a bondade no coração, cheios de disposição para ajudar. São eles Alice Queensmeadow e Oliver Newbanks.

Alice e Oliver, que nunca dispensam um desafio, acreditam que precisam ajudar Laylee no trabalho dela, mas a verdade é que a mordeshoor está morrendo e eles precisam encontrar uma maneira de salvar sua vida.

A série é voltada para o público juvenil, mas encanta facilmente o leitor mais velho. Eu amo histórias de magia e com protagonistas tão jovens. Acho que ser criança dá aos personagens uma visão de mundo mais otimista e criativa. Eles não têm medo de arriscar e resolvem as coisas de maneira mais simples, pois ainda não têm aquela bagagem pesada que os faz imaginar problemas em tudo. Há um frescor na história, uma leveza sem igual e um clima cheio de energia e pureza.

O livro anterior roubou meu coração, na verdade Alice me conquistou com seu jeitinho doce e, embora  Laylee seja a protagonista da vez, é Alice que mais uma vez rouba a cena e faz esta aventura ser empolgante.

Ela vai ter que salvar a vida de Laylee, mas o problema todo não se resume neste ponto. Quando a mordeshoor adoece, “seus mortos” surtam e deixam a cidade de pernas para o ar. Vamos seguir com esta turma numa jornada mágica cheia de reviravoltas e muita confusão.

Como citei dá para entender bem sem ter lido o livro anterior, a autora se preocupa em situar o leitor e explicar pontos chaves. Claro que é melhor ter lido e já conhecer a audácia de Oliver e Alice, mas se não leu pode ter certeza que vontade não vai faltar. Mafi é uma excelente contadora de história e tem um cuidado especial em narrar esta série. Ela conversa com a gente, explica detalhes que poderiam soar estranhos e se preocupa em não apenas contar uma aventura, mas contar de maneira bonita. Sua escrita é ilustrada, poética, sensível e delicada. Há cor em seu texto, suas terras mágicas são um encanto.

Os valores trabalhados nas entrelinhas são muito importantes, em especial para o jovem em formação que está dando seus primeiros passos no mundo dos livros e que vai poder ler algo empolgante, que traz uma mensagem bonita e relevante. A amizade que se estabelece entre os personagens é muito honesta, cheia de bondade e mostra o verdadeiro significado de ser um amigo. É uma avalanche de sentimentos bons.

O único ponto que me deixou um pouco aflita foi mesmo a descrição do trabalho de Laylee, é um tanto bizarro e pode assustar os desavisados. No mais, é tranquilo e divertido.

Eu gostei dos dois volumes. A forma como os personagens estão sempre aprendendo e amadurecendo, torna o desenvolvimento da história mais crível e você os vê como pessoas de verdade, mais humanos. Todo mundo aqui erra, mas tem a chance de se corrigir. E não há omissão de castigos, eles precisam lidar com consequencias e isso transmite a importância da responsabilidade. Além da Magia ainda é meu preferido, mas A Magia de Inverno é mais profundo e comove o leitor de igual forma. Recomendo!


2leep.com

11 comentários:

  1. Olá, Cida.
    Não sei porque mas achei que essa capa ficou aquém da primeira. Eu quero ler os livros mas não sei quando vou conseguir ler. E não confio na autora ter terminado a história. Ela tem histórico de continuar séries depois de anos hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Quando li a série "Estilhaça-me" me apaixonei pela escrita da Tahereh com suas metaforas dramaticas, sua construção textual tão lirica e poética e sensível (como você destacou), mesmo quando descreve a visão de mundo de personagens tão Uós quanto Juliet e Warner (Argh) por isso peguei o e-book de "Além da magia". Adorei as caracteristicas do livro que você destacou, também gosto de livros com magia e protagonistas jovens. Tá na lista, deu vontade de até botar o carro na frente dos bois e ir na loja Kindle pegar "A magia do inverno" logo de uma vez!

    Jaci
    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir
  3. Tanto esse como o primeiro têm capas maravilhosas, que lindas ilustrações, devem ser maravilhosos! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida,

    Gosto muito da autora devido a série Estilhaça-me e tenho vontade de conhecer esses dois livros, como gosto de livros juvenis, sei que vou gostar.
    Bjs!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cida!
    Menina, eu amo a Tahereh; logo vou conferir esses livros. Eu quase pedi esse mês, mas aí tem Restaura-me então né.. prioridades hahahaha
    E eu jurava que teria mais um livro, mas pelo menos a série termina fechadinha.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida! Não sabia que dava pra ler sem ler o anterior, achei bacana, embora eu prefira seguir sempre a ordem de lançamento! E achei a capa do primeiro mais bonita, mas quero os dois com certeza!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Muito fofas as capas dessa série. Gostei que pode ler separado e que há um tom de amadurecimento.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  8. Oi, Cida

    Gente, onde que eu tava que não vi nem a capa desse livro? :o Não sabia mesmo da existência dessa sequência! Hahaha
    Bom, eu não leria pq é juvenil demais, comigo não funcionaria, tenho certeza. Mas que bom que a autora se preocupa em explicar bem as coisas!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida!
    Não conhecia esse livro ainda! A capa não tem muito a ver com a do livro anterior, eu nem ia saber que um era continuação do outro se não tivesse lido seu post.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. O livro parece ser incrível, mas eu estou evitando ler séries, então acho que vou demorar um pouco a ler, mas amei a resenha!
    Beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. os livros dela tem uma magia gostosa de conhecer e de se encantar pelos universos que ela cria

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!