[Resenha] Além da Magia

Além da Magia
Título Original: Furthermore (Furthermore #1)
Autor(a): Tahereh Mafi
Editora: Universo dos Livros      Páginas: 368
Lançamento: 2017                     ISBN: 978-8550301518
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Há apenas três coisas importantes para Alice Alexis Queensmeadow, de 12 anos: sua mãe, que não sentiria sua falta; magia e cor, os quais parem escapar dela; e seu pai, que sempre a amou. No dia em que seu pai desapareceu de Ferenwood, ele levava consigo apenas uma régua. Já se passaram quase três anos e Alice está determinada a encontrá-lo. Ela o ama tanto quanto ama aventura, e está prestes a embarcar em um para encontrar o outro. No entanto, trazer seu pai para casa não será tão fácil. Alice precisa viajar através da mística e perigosa Terra de Furthermore; onde para baixo pode ser para cima, papel está vivo e esquerda pode ser direita. Sua única companhia é um garoto chamado Oliver, cuja habilidade mágica é mentir e enganar – e com um mentiroso em uma terra onde nada é o que parece ser, requisitará de Alice toda sua concentração para encontrar seu pai e conseguir voltar para casa sã e salva. Em sua jornada, Alice precisa se encontrar- e se agarrar à magia do amor diante da perda.
Tahereh Mafi estreou no Brasil com sua série Estilhaça-me, mas foi por Furthermore que resolvi conhecer seu trabalho. Gosto muito de livros de fantasia e esta capa, por si só, já me fez mergulhar em um outro universo e eu estava bem curiosa para me perder nesta história.

Era uma vez uma terra cheia de cores e magia, ao que tudo indicava, quanto mais colorido você fosse mais mágico você seria. Em Ferenwood, as pessoas estavam habituadas a ser assim e quando nasceu um criança toda branca, com cor apenas nos olhos, o pessoal se surpreendeu e colocou pouca fé nela.

Alice Alexis Queensmeadow cresceu sabendo ser diferente. Ela desejava do fundo do coração ter magia como os outros e cores. Achava-se uma aberração e seu pai passava muito tempo com ela tentando mostrar que ser diferente não era ruim. Quando ele saiu de casa com apenas uma régua, e nunca mais voltou, Alice se viu sem seu único amigo, tendo que lidar com a depressão da mãe e sua existência sendo incomum.

A garotinha queria viver uma grande aventura e achar seu pai, para isso precisava passar por uma cerimônia de seu povo que comprovasse que ela, apesar da ausência de cores, possuía algum talento. Infelizmente nada saiu como Alice imaginou, embora tenha surgido a oportunidade de ir em busca do pai.  O problema é que ela teria que seguir nesta jornada com um garoto que a havia magoado e não inspirava nenhuma confiança, Oliver Newbanks.

Alice é uma personagem adorável. Logo nas primeiras páginas ela roubou meu coração com seu jeitinho meigo e doce. Ela é uma menina forte,destemida, corajosa e muito solitária. Não há como não sentir um afeto forte por ela ao conhecer sua vida e seu coração. É uma das personagens mais fofas que já conheci.

Sua jornada em busca do pai é cheia de armadilhas e mistérios. Ela sai de uma terra que usa magia de maneira honesta, consciente e digna, para uma terra que usa magia de forma enganadora e traiçoeira, como uma armadilha para devorar os visitantes. Sem maldade no coração, Alice se vê tendo que aprender como se virar e em quem confiar num mundo de ardis.

A narração feita por um narrador onipresente é como um bate papo. Ele vai nos conduzindo pela jornada da protagonista e apresentado um universo de fantasia cheio de mistérios e bem construído. É fácil ver os locais, suas cores, criaturas e sentir-se dentro da história. Adorei a ambientação e lembrei muito do País das Maravilhas.

Os capítulos são curtinhos, terminam em momentos que nos deixam ávidos por respostas. Assim, quando percebemos, lemos o próximo, e mais um e …. A leitura  é fluida e envolvente.

Os personagens são bem caracterizados, fáceis de se afeiçoar e bem peculiares. Eu achei-os divertidos e originais. Alice, nossa protagonista, é aquela que vai ter uma grande evolução no decorrer da história. Meu parênteses fica por conta de Oliver, que no começo é um belo e irritante mentiroso. Até que ele aprenda algumas lições e entre nos trilhos, não me deixou nada contente. Claro que por se tratar de um história mais voltada para o publico juvenil e que está em fase de formação, os personagens se corrigem e aprendam com os erros. É uma leitura educativa.

Além da Magia é aquele livro de fantasia fofo, divertido e que nos faz perder a noção do tempo com sua reviravoltas e aventuras. Há em suas entrelinhas uma mensagem sobre aceitação, auto-estima, amor, confiança e perdão. São sentimentos bons para serem trabalhados e a forma como foram abordados foi bem sensível e com  muito valor. Super fofo! Eu recomendo.


2leep.com

8 comentários:

  1. Oi Cida,
    O livro parece ter seus momentos tristes, mas também adoráveis com essas mensagens que transmite. A personagem parece incrível.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida,
    Eu acho essa capa tão fofinha! E gosto da escrita da autora, acho que devo dar uma chance a leitura sim, já que você gostou tanto da obra.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida!
    Eu detestei Estilhaça-me, por isso não fui atrás de outros livros da autora... Mas como esse é bem diferente, quem sabe eu leia um dia.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Oiii Cida

    Eu nunca li nada da autora, é que a série anterior dela, apesar de todo o hype nunca me chamou a atenção. Esse por outro lado, apesar de ser mais juvenil, me parece ser tão doce e mágico que quero muito conferir. Ja está anotado.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida!! Essa capa é maravilhosa!! E tenho curiosidade com a autora porque nunca li nada! Certeza que vou gostar da protagonista!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi! Esse livro nunca me chamou tanta atenção por ser tão colorido, e tal. Achei que se tratasse de um assunto diferente e nunca havia lido uma resenha dele. Agora, na verdade, fiquei até com vontade de ler, haha, porque parece ser uma história bem legal e agradável.

    Beijo!
    www.controversos.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida, tudo bem?
    Que bom que você curtiu a experiência! Eu não tenho lido muito fantasias, e achei que essa tem uma pegada mais juvenil que não costuma me agradar tanto. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. a história é bem intrigante, tem jeito de ser daquele livro de prender do começo ao fim
    confesso que tava com saudade de ler resenha de livro da autora
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!