[Resenha] Garotos de Lugar Nenhum

Garotos de Lugar Nenhum
Título Original: Nowhere Boys
Autor(a): Elise McCredie     
Editora: Rocco Jovens Leitores            Páginas: 296
Lançamento: 2017                               ISBN: 9788579803628
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads|| 
Já imaginou retornar para casa depois de uma excursão da escola e descobrir que ninguém se lembra de você? Que sua existência simplesmente foi apagada, como se você nunca tivesse nascido? Parece um pesadelo, mas é o que acontece com Felix, Andy, Sam e Jake em Garotos de lugar nenhum, versão em romance da primeira temporada do famoso seriado de TV australiano Nowhere boys. Depois de passarem uma assustadora noite de tempestade perdidos na floresta durante o que seria um passeio rotineiro a um parque nacional da região, os meninos finalmente conseguem retornar para casa. Mas, estranhamente, ninguém os reconhece, nem mesmo seus familiares. Presos em um universo paralelo onde eles não existem para o mundo a sua volta, os quatro tentam entender o que aconteceu e precisam lutar para restaurar as coisas.

Garotos de Lugar Nenhum, de Elise McCredie, traz a história de quatro garotos que foram esquecidos pela família e por todos que os conheciam. Felix, Andy, Sam e Jake estavam participando de um excursão da escola e se perderam na floresta. Foram obrigados a passar a noite na mata e na manhã seguinte, com a ajuda de um homem, conseguiram retornar para casa.

Eles imaginavam que as pessoas estariam organizadas em grupos de busca os procurando e que suas famílias tivessem ficado muito preocupadas, no entanto, nada parecia ter perturbado a cidade e a rotina geral. Quando chegaram em suas casas ou mesmo perto dos pais e irmãos, não foram reconhecidos. A existência dos garotos foi apagada e eles eram apenas quatro garotos de lugar nenhum.

A história é baseada em um seriado, mas eu confesso que até ler o livro não tinha conhecimento do mesmo. Pretendo assistir futuramente, mas por hora fico com a história escrita.

A narrativa em terceira pessoa é alternada entre os quatro garotos e o que passam individualmente tentando aceitar que deixaram de existir e a luta para convencer as pessoas que os conheciam de quem eram ou foram, por assim dizer. Há também os momentos que os quatro estão juntos em busca de respostas para reverter o acontecido.

A princípio eu achei que a história era bem parecida com a de uma série que leio onde um grupo de amigos saiu para acampar e no retorno a vida deles estava as avessas, mas logo vi que não era o caso e me surpreendi com o que este livro escondia em suas páginas.

O que aconteceu foi algo com uma forte influência sobrenatural, dá para notar que um dos garotos – Felix –,  sabe o que foi e ele é o responsável, mas o que exatamente o levou a fazer isso e como fez, não é revelado logo de cara. Ele finge não saber e trabalha com os outros na busca por uma solução, mas ao contrário dos demais que não tem ideia de por onde começar, ele vai procurar a dona de uma loja de produtos esotéricos que possui um certo livro de sombras. Livro este que tinha o conteúdo que o motivou a fazer o que fez.

Felix, Andy, Sam e Jake vão passar por por muitas situações tristes, constrangedoras e outras de extremo perigo. A vida deles está em risco e com isso temos uma trama com muitas cenas de perseguição e ação. Eu gostei desta abordagem sobrenatural, nem imaginava que a história fosse combinar tão bem com o mês de Halloween. A capa e sinopse não nos dão nem ideia do que realmente vamos encontrar aqui, sabemos apenas que será uma aventura, mas não que tipo de aventura. Curti demais a surpresa.

E não pensem que tudo fica focado apenas em reverter a situação dos garotos e fazer com que as pessoas lembrem deles. Esta experiência coloca juntos quatro pessoas que nunca nem sequer pensaram em se relacionar e mais ainda, permitiu que cada um olhasse para si e percebesse seus defeitos e também que aprendesse a valorizar a vida que tinha.

Felix, Andy, Sam e Jake aprenderam bastante durante o tempo que foram esquecidos e foi bem legal ver o crescimento e amadurecimento de cada um deles. Até mesmo suas famílias mudaram e o resultado foi excelente. Os quatro aprenderam até mesmo a lidar com certos medos. A exceção ficou com Sam, que na minha opinião não mudou quase nada e continuou sendo o mesmo garoto superficial e egoísta de antes.

As relações que Felix, Andy e Jake travam com suas famílias foram outro ponto positivo, trazendo ternura e momentos divertidos para a trama.  Eu fiquei comovida com as cenas entre Felix e seu irmão Oscar e ri muito quando Andy encontrou sua avó geniosa.

Quanto ao motivo de Felix ter provocado toda esta confusão, eu achei válido e bonito, mas inconsequente. Não o condeno, acho que poderia ter feito a mesma coisa, pois no fundo foi um gesto de amor.

Meu parênteses fica por conta da relação dos garotos entre si, embora tenham agido juntos para resolver o problema, não me deixaram coma crença de que após o acontecido serão amigos. Gostaria muito que desta aventura tivesse surgido uma grande amizade.

O desfecho é cheio de ação e traz as respostas de várias perguntas surgidas no decorrer da história, mas deixa espaço para novas aventuras. Se a autora quiser, pode fazer uma série.

Em suma, Garotos de Lugar Nenhum é uma boa dica de leitura para quem procura uma história de aventura juvenil despretensiosa e divertida. Bem no estilo Sessão da Tarde, garante boas horas de entretenimento. Recomendo.   

2leep.com

6 comentários:

  1. Oi, Cida!
    Gente, esse negócio deles terem sido esquecidos me lembrou muito aquele plot da Wild Hunt de Teen Wolf.
    Pela sinopse, esse livro tem realmente cara de sessão da tarde. Ele é único?
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida! Nossa, isso que é ser esquecido no churrasco, tadinhos dos garotos hehehheheh Eu adorei a trama e fiquei com vontade de ver a série tb. Gosto quando os autores finalizam bem suas histórias e ainda deixam espaço pra mais, pq quando é bom a gente até gosta das continuações rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Fiquei doidaaaa aqui pra descobrir qual é a resposta pra todo esse mistério! Ainda mais envolvendo sobrenatural, um tema que eu adoro e, pela capa, não esperaria por isso! A série possui o mesmo nome do livro? Quero assistir!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida,

    Não conhecia o livro, mas tem uma trama bem interessante e deixa a gente curiosa.
    Não sabia também que era baseado em um seriado :O
    Dica anotada.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. não conhecia o livro, mas a proposta é bem inteligente e de conquista fácil

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida,
    Já ouvi falar do seriado, mas ainda não vi. Achei bacana a ideia do livro.

    tenha uma ótima quinta :D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!