[Resenha] O Código da Atração

O Código da Atração
Título Original: The Crushes (Heartbreakers #2)
Autor(a): Pamela Wells 
Editora: Galera Record         Páginas: 400
Lançamento: 2016               ISBN: 9788501088659
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
As quatro melhores amigas de As Regras do Amor estão de volta e neste verão terão sua amizade testada. Alexia, Raven e Sydney estão comprometidas e cada namoro está em um momento muito distinto. Alexia sente a atração física por Ben aumentar a cada dia. Já Horace, namorado de Raven, irá passar um tempo em Detroit e a distância será um desafio para a garota. Sydney, por sua vez, nunca precisou tanto de Drew. Mas o garoto está muito diferente... Kelly, a única solteira do grupo, conheceu um cara lindo, e as amigas querem ajudá-la a conquistar o rapaz. Pra isso, criam o Código da Atração: uma lista de regras para conquistar o amado. Só que Kelly acaba se apaixonando por outra pessoa.

http://www.moonlightbooks.net/2013/12/resenha-as-regras-do-amor.htmlO Código da Atração é os segundo volume da série As Regras do Amor, de Pamela Wells, publicada no Brasil pela Galera Record. Eu li o livro anterior – As Regras do Amor -, em 2013 e foi uma leitura que me cativou bastante.

No primeiro livro conhecemos um grupo de quatro amigas – Raven, Kelly, Alexia e Sydney –, que precisavam encarar o término do namoro (exceto Alexia que não namorava) e de forma a superar este acontecimento,  criaram o Código do Término, um conjunto de regras que as impediria de tomar atitudes precipitadas, de correr atrás do ex e até mesmo ajudar a seguir em frente.

O código ajudou muito, não só as uniu ainda mais, como também permitiu que encontrassem ótimos pares românticos. O final foi fechado, mas este novo volume veio para mostrar que nem sempre o felizes para sempre é tão feliz assim.

Reencontramos as meninas em pleno período de férias de verão, exceto por Kelly que está solteira, as demais estão namorando. Se você leu o anterior, vai sentir –se como eu, acompanhando o que veio depois da aplicação do Código do Término. Agora se não leu, pode ficar em paz, pois é possível entender tranquilamente a história e curtir este enredo leve, jovial e divertido.

As garotas estão vivendo uma fase cheia de dilemas em vários aspectos de suas vidas e parece que aquela união anterior está enfraquecida. Assim, quando encontram-se para por a fofoca em dia, surge um novo código, desta vez o Código da Atração. A finalidade do novo conjunto de regras é ajudar Kelly na conquista de um gatinho que apareceu, mas cada uma delas acaba usando em seus próprios relacionamentos e o resultado é bem confuso e contrário ao propósito inicial.

É impossível não sentir uma proximidade com uma das meninas ou mesmo com várias delas. As situações que estão vivendo são extremamente  realistas,  ou você já passou por isso ou vai passar. O leitor mais maduro vai se sentir nostálgico e aqueles que estão em plena adolescência vão se identificar prontamente.

O que temos aqui: a decisão sobre a pessoa e o momento certo para a primeira vez, se namoro a distância pode funcionar, segunda chance para um relacionamento que não deu certo anteriormente, fidelidade, divórcio dos pais, que profissão seguir após o ensino médio, escolha de faculdade, traição, identidade, sinceridade entre amigos e muito mais. Já passou por algo assim? Eu já! E lembro que minha cabeça ficou em parafusos, parecia o fim do mundo.

Pamela Wells sabe abordar cada um destes temas de maneira atraente e descontraída. Não fica cansativo ou exagerado deixando você com aquela sensação incômoda de que tal pessoa é azarada, sortuda, perfeita ou falha demais.  É tudo bem dosado, pois ela tem as quatro meninas para dividir esta carga.

E eu adorei estas meninas na mesma medida que muitas vezes senti vontade de dar uns tapas  para que fizessem a coisa certa. Só que os erros e confusões servem para deixar mais empolgante a história e mostrar o quanto amadureceram no decorrer da jornada. Em momento algum consegui determinar qual seria o desfecho para certas situações. Posso dizer que gostei da maior parte das soluções apresentadas, especialmente pelo realismo de cada uma, nada mirabolante. Minha ressalva foi apenas pela decisão da autora de criar um atrito entre Kelly e Sydney. Eu sei que isso acontece, mas preferia que a união delas não tivesse sido comprometida. No mais, me agradou.

A narração em terceira pessoa se divide em capítulos dedicados a cada uma das protagonistas, o que permite uma visão geral do que está acontecendo, algo que vai além de crises no namoro. Foi uma leitura de grande fluidez, mesmo sendo um livro de aproximadamente quatrocentas páginas, eu li mais da metade tranquilamente, com um texto vibrante e envolvente, Wells sabe como prender o leitor.

As Regras do Amor e O Código da Atração mostram de maneira genuína como é ser adolescente. Pamela Wells, com muito tato e delicadeza, nos faz ver que nada dura para sempre, nem mesmo os problemas e que precisamos estar abertos para mudanças. Acima de tudo, aceitar que o que tiver que ser será, mas se não for, não será é fim da linha. Um namoro que não deu certo ou o fim do casamento dos pais são experiências que nos deixam tristes, mas também nos tornam mais fortes. Simplesmente adorável. 



2leep.com

19 comentários:

  1. Oii Cida

    às vezes estes livros mais leves, juvenis e alegres são perfeitos. Acho que é tudo muito coisa de momento. Eu no momento tenho muita vontade de ler uma história como essa, despretenciosa e ao mesmo tempo cativante.
    Fica anotadinho para minhas futuras leituras

    Beijos

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro intercalar com livros mais pesados e esta época teen é uma delícia.

      Excluir
  2. Eu n conhecia, mas amei a capa!
    Vou anotar pra ler, com certeza!

    Bjoooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cida!
    Desde que descobri sobre esses livros, eu quero ler. Eu curto histórias nesse estilo e é sempre bom pra tirar da ressaca.
    Não sei se você já leu, mas é no mesmo estilo, é Lonely Heart Clubs. Eu amo esse livro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Adoro quando lemos um livro e acabamos nos sentindo próximas das protagonistas! É lindo! Rs.
    Falando em beleza, que capa mais linda, hein! Adorei!
    EU já ouvi falar do primeiro livro e cheguei até a colocar em minha listinha de desejados, mas acabei deixando-o de lado... agora que tem o segundo, procurarei os dois de uma vez! Hahha

    Beijos, Cida!

    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
  5. Oii Cida, tudo bom? A quanto tempo né? ~
    Ainda não tinha ouvido falar desse livro, na verdade ultimamente não tenho ouvido falar de livro nenhum, mas fiquei bem interessada na história! Até li a resenha do primeiro, acho que se fosse para me identificar com alguém eu seria, com certeza, a Kelly (sim, todas as minhas bffs estão namorando menos eu). Não posso falar muito, porque não li, mas assim como você provavelmente não irei gostar das tretas entre as amigas '><
    Beijos
    Estante de uma Fangirl
    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  6. Ooi. Não conhecia estes livros, achei a premissa deles bem legal. Parece ser aquele tipo de livro que tu ainda consegue levar umas coisas pra vida e deve ser otimo para ler com amigas rs
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  7. a proposta é mesmo uma graça! que bacana essa construção da história, curti ver a forma como a autora aborda as diferentes questões acerca da adolescência, com todo os seus prós e contras
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Amei a capa é bem jovial, fiquei bem interessada no enredo é sempre bom lembrar da adolescência um período tão marcado por confusões, paixões e muitas brincadeiras.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi cida!

    me lembro perfeitamente de vc comentando essa série e tb me lembro de ter me decido ler, algo que ainda quero fazer rsrsrs Fico feliz que a continuação continue agradando!

    Bjs, Mi

    Pop Notas

    ResponderExcluir
  10. Que lindo! Amei as capas dos livros!
    Gostei muito da premissa da série e gostei muito da ideia, um livro que conta em história como ser adolescente para adolescentes, não sou muito fã dos livros de auto ajuda sobre o amor e esse livro parece ajudar sem ditar regras, curti, gostei muito da sua resenha também.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  11. Olá, Cida.
    Não conhecia o livro ainda e achei a capa linda. Gosto muito de livros assim, apesar de ter passado dessa idade hehe. Mas não sei se leria. Pelo o que entendi é uma série né? E se for nesse ritmo que os livros são lançados hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida!
    Não conhecia o livro, e só não leria porque não li o anterior.
    A história parece ser muito legal, adoro esses livros teens.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  13. Parece ser bem leve e divertido! Anotei a dica!

    Abraços.
    aressacaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida,
    Que bacana esse livro, gostei da premissa dele, preciso pegar o primeiro para conhecer.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida.
    Gostei bastante da resenha, não li o primeiro livro porém com sua explicação acho que entende o contexto do primeiro livro, a leitura parece muito boa.
    Me identifiquei bastante com esse segundo livro, estou super confusa em relação a que profissão seguir e tudo mais, é realmente desesperador, falta poucos meses e ainda não sei o que quero para mim.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  16. Gente, que livros bonitinhos e fofos! Adoro livros sobre amizade e amadurecimento, ja adicionei os dois livros na wishlist! Adorei as capas tbm, eu queroooo! beijo

    ResponderExcluir
  17. Sabe Cida!
    O livro parece até bom, porém no momento, não é uma leitura que me interesse, por vários motivos.
    “Muitas palavras não indicam necessariamente muita sabedoria.” (Tales de Mileto)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Que legaaal!
    Eu adorei!! Precisando ler esse livro pra ontem!
    Que encanto!
    Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!