[Resenha] O Segredo do Colecionador

O Segredo do Colecionador (Os Invencíveis #3)
Autor(a): Ana Cristina Massa
Editora: Biruta                     Páginas: 128
Lançamento: 2006               ISBN: 9788588159549
O segredo 3ed.2010 capa.ai ||Compre||     ||Skoob||  ||Leia um trecho||
Para entender o mistério que une o novo professor de História e um colecionador de livros raros, os Invencíveis - apelido de internet d cinco amigos que formam um dos grupos mais conhecidos do colégio, do bairro e da rede - serão obrigados a mergulhar nas aventuras dos grandes navegadores e nuam enciclopédia desconhecida da Idade Média. Em "O Segredo do Colecionador" - terceiro livro da série Os Invencíveis, Gênio, Goma, Isadora, Jonas e Sofia serão obrigados a correr para salvar seu novo professo e doscobrir o que ele guarda de tão importante e tão valioso.

A série Os Invencíveis, de Ana Cristina Massa, ganhou meu coração desde o primeiro volume onde fui apresentada à Gênio, Goma, Isadora, Jonas e Sofia. Eles formam um grupo de amigos que adora desafios virtuais para provar o quanto são espertos, mas sempre que saem para dar um passeio acabam encontrando um desafio real e envolto naquela aura de mistério irresistível. Então já podem imaginar o que acontece, não é? Eles não deixam passar a oportunidade e acabam envolvidos em situações perigosas e muito intrigantes.

No entanto, não pensem que são simples aventuras protagonizadas por um grupo de adolescentes, não mesmo. Esta série proporciona uma aula de História em forma de diversão, afinal aprender de maneira leve e descontraída é muito gostoso. A autora alcança seu público alvo ao ter protagonistas da mesma idade atuando como verdadeiros detetives num cenário atual e convincente. Mesmo quando eles se metem em situações que parecem ter até mesmo uma influência do outro mundo, Massa apresenta uma explicação plausível e prova que seu leitor poderia estar na pele de um dos amigos e também desvendar um grande mistério, que poderia ser um Invencível.

Este terceiro volume se diferencia dos demais por não ter um mistério vinculado com um local específico, como tivemos anteriormente em Mistério no Museu Imperial e Enigma na Capela Real. Desta vez vamos acompanhar os amigos na investigação de um estranho professor de História e sua velha pasta de documentos, o que logo leva por uma trilha de roubo de artefatos históricos e a descoberta de um manuscrito que pode revelar fatos sobre a viagem de Vasco da Gama. Passeando pela Biblioteca Nacional e pelo Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, Gênio, Goma, Isadora, Jonas e Sofia vivem muitas emoções e ainda tentam equilibrar esta nova missão com todas as mudanças ocorrendo em sua vidas.

Eles estão mais velhos, percebendo o quanto não é tão simples amadurecer e encarar os problemas que vem com os anos. Até o Goma, sempre brincalhão, está apaixonado pela primeira vez. O Jonas e a Sofia estão tentando entender como é passar o furor da primeira paixonite e ter um relacionamento mais tranquilo e sólido. O Gênio está mais curioso do que nunca e em busca de mais conhecimento. A Isadora, sempre chatinha e invejosa, tomou jeito e mostrou que podemos aprender muito com nossos erros e sermos assim pessoas melhores.

É gostoso observar a evolução dos personagens, que neste terceiro livro já considero mais que amigos, e ver como a série traz sempre uma história ainda mais empolgante que a anterior e rica em conteúdo cultural e histórico. Eu sempre sou tomada pela vontade de fazer as malas e explorar cada cantinho do Rio de Janeiro que a autora apresenta. Além disso, eu mesma tento achar respostas para os enigmas da trama. E além de curtir demais está turminha, há um outro personagem que ganhou espaço no decorrer da série e que pode receber o título honorário de Invencível, pois tornou-se indispensável na solução de cada problema, o Sombra é um querido.

O Segredo do Colecionador possui uma trama inteligente, instrutiva, ágil e superdivertida. Eu curti demais a leitura e já estou ansiosa pelo próximo. Recomendo este livro para toda a família, do leitor jovem ao mais maduro, já que diversão nunca é demais.


2leep.com

6 comentários:

  1. Oi, Cida!
    Bem que poderia ter esses livros na minha escola quando nova. Eu não sou muito fã de história do Brasil hahahahha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Já li o primeiro livro da série, na época da escola, mas acabei não dando continuidade nas leituras.
    Sua resenha me deixa feliz ao saber que ela continua muito boa.
    Pretendo, em breve, comprar toda a série para ler. Lembrar-se das leituras da adolescência é algo ótimo.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li nenhum dos livros dessa série e gostaria muito de ler. Pelo que pude observar através da sua resenha, o livro é fácil de ler, bem detalhado e que nos prende a atenção.

    ResponderExcluir
  4. Cida!
    Como amo história e aventura, tenho certeza que adoraria ler o livro/séire.
    Cinco amigos peraltas e que atraem suspense e mistério deve ser bom demais mesmo.
    “Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo.”(Oscar Wilde)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  5. Eu sou apaixonada pelos livros da Biruta!!!
    Todos são incríveis. E esse eu achei lindo também!
    Adorei!!!!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  6. Cida, não li nenhum livro ainda, mas confesso que fiquei bem interessada para ler por tamanha empolgação na resenha rs.
    Adoro tramas inteligentes e livros que nos fazem pensar.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!