[Resenha] Mistério No Museu Imperial

Mistério No Museu Imperial (Os Invencíveis #1)
Autor(a): Ana Cristina Massa
Editora: Biruta                     Páginas: 160
Lançamento: 2003               ISBN: 9788588159112
blog-3 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Um grupo de meninos e meninas em busca de desafios - os Invencíveis. Assim eles se autodenominam para enfrentar outros grupos em jogos e disputas na internet. A aventura começa numa visita com a escola ao museu imperial de Petrópolis, onde compraram um quebra cabeças de três mil peças. Na tentativa de montá-lo o mais rápido possivel. Os invencíveis percebem que estão diante de um mistério que poderá levá-los a um desafio maior uma investigação que é um verdadeiro quebra-cabeças. a curiosidade os faz voltar a Petrópolis e ao Museu Imperial. antiga residência de verão de D.Pedro II e procurar as informações do presente e também do passado - que ajudem a desvendar o mistério.

Eugênio, o “Gênio”, é o líder do grupo Os Invencíveis, formado por Marco (Goma), Isadora, Sofia e Jonas. Eles são jovens destemidos e muito inteligentes, que adoram promover disputas entre si e desafiar suas mentes sempre que possível, não resistem a um grande mistério e esta aventura é sobre o Mistério do Museu Imperial.

Durante uma excursão escolar, ao Museu Imperial, Jonas e Goma acreditam ter visto algo sinistro no museu e voltam para casa perturbados com aquilo, contudo guardam para si o ocorrido, mas quando Eugênio promove um novo desafio, montar um enorme quebra-cabeças que comprou no passeio, fica complicado evitar a verdade, pois na imagem formada há um homem que não existe na foto original na qual o passatempo foi baseado e justamente este indivíduo foi visto por Jonas. Os amigos têm certeza que há algo errado e resolvem passar um tempo na casa do avô de Gênio, que é pertinho do museu, para investigar. Será que aquele homem, que parece mais uma sombra, é um fantasma ou algo bem real?

Este livro é uma aula de história em forma de aventura, você passa a conhecer o Museu Imperial e a cidade de Petrópolis, RJ, de maneira divertida e com um toque de suspense para atiçar a curiosidade, aprendi muito durante a leitura e quase fiz as malas para ir visitar o local.

Os amigos são uma garotada muito gente boa e animada, cada um com características marcantes. Gênio como o nome já diz, é um gênio e o mais inteligente da turma; Goma é viciado em chicletes e garante os momentos mais bem humorados; Sofia é a mediadora de conflitos; Isadora é aquela que causa os conflitos, chatinha e metida, foi a única que não me agradou inicialmente e Jonas, que juntou-se a turma depois do episódio do museu, é o charmoso, aquele que faz o coração das garotas bater mais forte. Em comum eles possuem o desejo de viver aventuras e buscar a verdade por trás de fatos estranhos e praticamente inexplicáveis.

A aventura pelo museu, além de ser um guia da História do Brasil e mostrar em detalhes a residência de verão de Dom Pedro II, revela que ali entre objetos antigos, há um segredo perigoso, o Sombra trama algo e precisa ser capturado, mas o quê é ninguém imagina.

O clima da história é amistoso e inspira confiança, quem nunca teve aquela turma de amigos para realizar um grande projeto. As situações não são absurdas, embora a imaginação possa nos levar a crer em coisas do outro mundo, mas no final vemos que são fatos do cotidiano, que com a dose certa de engenhosidade e perspicácia, podem ser esclarecidos.

O livro traz uma história dinâmica e rápida de ser lida, o texto é jovial e de fácil assimilação, os personagens são cativantes (adoraria passar um tempo na casa do vovô Otaviano) e você consegue viajar para o local durante a leitura. A autora trabalha nas entrelinhas a importância da amizade, do arrependimento, da compreensão, do perdão, do trabalho em equipe e o valor da verdade. É indicado para o leitor mais jovem, mas garanto que toda a família vai aprovar.

Mistério do Museu Imperial faz parte da série Os Invencíveis de Ana Cristina Massa, publicada pela Editora Biruta, cada volume traz uma nova aventura deste destemido grupo de amigos. Os outros livros são: Enigma na Capela Real, O Segredo do Colecionador e O Mistério da Ilha de D. João VI. Quero ler todos!







2leep.com

6 comentários:

  1. Amo aprender História com livros desse tipo, com muita aventura e mistério! Com certeza vou ler!
    Só não gostei da capa, tomara que tenha outras edições.
    Excelente resenha! Bjs, Cida <3

    ResponderExcluir
  2. sinceramente, não me anima.
    Apesar de ser uma boa aposta da editora, não me sinto pré disposta a ler histórias com um enredo desses
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não é o tipo de leitura que fico muito afim de ler. Ainda mais por ter tantos personagens secundários jovens D:'. Mas achei legal o mistério que eles acham que tem no museu e também de como tudo pode acontecer por causa de um quebra cabeça. Sobre o fantasma... curiosa. Não me pareceu que eu tive ligações de primeira vista com os personagens. Mas como tu gostou, o mistério parece ser bom, por querer fazer as malas.
    Abraços Cida,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  4. Gosto tanto dessas histórias que se aprende a história, rsrs. Li um recentemente sobre Roma, e amei. Esse com certeza vou amar também. E é uma série, tudo de bom. Leitura obrigatória aqui em casa. É o tipo de livro que todos leem.

    Amei!!!

    FELIZ ANO NOVO!!!!!!!!!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida!
    Esse livro parece ser muito divertido! Adoro livros que nos ensinam história de um jeito mais leve.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um livro bem bacana falando sobre museu, gostei muito.
    Não conhecia a serie.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!