[Resenha] Feitiço da Sombra

Feitiço da Sombra
Título Original: Shadow Spell (The Cousins O'Dwyer Trilogy #2)
Autor(a): Nora Roberts
Editora: Arqueiro                 Páginas: 288
Lançamento: 2015               ISBN: 9788580414189
nora ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Segundo livro da trilogia Primos O’Dwyer, Feitiço da sombra é uma emocionante história sobre os maiores poderes mágicos que existem: o amor, a amizade e a família. Connor O’Dwyer se orgulha de chamar o Condado de Mayo de seu lar. É lá que Branna, sua irmã, mora e trabalha e onde Iona, sua prima, encontrou o verdadeiro amor. Foi nessa terra que seus parentes e amigos formaram um círculo de proteção que nunca poderá ser rompido... Até que um beijo põe em risco a segurança de todos. Depois de um breve encontro com a morte, Connor e a melhor amiga de sua irmã se entregam um ao outro. Eles se dão bem desde a infância e, depois do tórrido encontro, o rapaz tem esperança de que esse relacionamento evolua. Para frustração dele, no entanto, Meara se contenta apenas com o prazer do momento, temendo se perder – e perder a amizade dele. Essa mudança em sua relação pode abalar o círculo e permitir que uma perigosa ameaça ressurja aos poucos, como uma névoa. Para detê-la, Connor precisará novamente da família e dos amigos para despertar a força e a fúria que correm em seu sangue. Quem sabe pela última vez.
Feitiço da Sombra é o segundo livro da Trilogia Primos O’Dwyer, de Nora Roberts, publicada no Brasil pela Editora Arqueiro. A história gira em torno da luta entre a Bruxa da Noite, Sorcha, e seus descendentes contra o feiticeiro Cabhan.

No inverno de 1263 Cabhan matou o marido de Sorcha e ela acabou se sacrificando em prol dos filhos, dividindo o poder da Bruxa da Noite entre Brannaugh, Teagan e Eamon. Ela acreditava que se eles não conseguissem matar o vilão naquela época, as gerações futuras poderiam conseguir. Desde então, através dos anos, esta disputa foi ficando mais e mais acirrada.

No dias atuais, temos os irmãos Branna e Connor juntamente com a prima Iona, como os descendentes de Sorcha. Em Bruxa da Noite, primeiro livro da trilogia, Iona foi a protagonista ao lado de seu animal guardião, um cavalo. A garota deixou os EUA e encontrou seu destino na Irlanda. Ao lado dos primos, dos amigos Fin e Meara e do namorado Boyle, participou da primeira batalha desde os tempos de Sorcha contra Cabhan. Eles não venceram, mas ganharam algo para pensar e refletir, tentando assim descobrir onde erraram.

Este segundo livro começa com uma viagem ao passado, nos mostrando como os filhos de Sorcha se viraram depois de perder a mãe. Diferente do livro anterior, temos mais sobre cada um deles e podemos compartilhar a dor da perda e sede de vingança. O foco maior é em Eamon, que ao lado de seu falcão consegue uma conexão no futuro com seu descendente Connor. Ambos acreditam que juntos poderão derrotar Cabhan de vez.

Eu gostei bastante de Connor no livro anterior e estava ansiosa para conferir sua parte na trilogia, afinal a protagonista anterior não havia me agradado.  Ele é todo charmoso e destemido, um rapaz que sabe esbanjar bom humor e ser o pacificador entre os amigos, mas no fundo, por trás de um sorriso cativante, esconde a preocupação de cumprir o destino que lhe foi legado. Ele foi um bom bruxo da vez e me cativou mais ainda com seu caráter. É um irmão tão maravilhoso para Branna que dá até vontade de fazer parte da família.

Só que ele não trava relações apenas com ela, e como cada livro além de focar na luta entre o bem e o mal abre espaço para um romance, temos outra mulher de fibra da vida do rapaz, a jovem Meara e sua beleza morena no melhor estilo cigano de ser.  Ela é muito legal e forte para os outros, sempre prestativa com os amigos, mas com feridas profundas na alma. Ambos são amigos que descobrem que no decorrer dos anos que a amizade deixou de ser apenas amizade.

Não há conflitos acirrados para que fiquem juntos e foi algo que senti falta, só há uma pequena insegurança dela em acreditar no amor - já que veio de um lar destruído - , mas nada muito difícil de superar. Eu achei a relação equilibrada e terna, cada um soube como desempenhar bem seu papel, diferente de Iona e Boyle, onde ela ofuscou o rapaz totalmente, mas ainda assim eu queria algo mais forte e conflituoso. Acredito que isso ficou guardado para Branna e Fin, eles sim têm muita coisa para resolver se quiserem um dia ficar juntos.

No tocante a magia, mais uma vez a autora fez questão de ressaltar o quanto os animais de cada um são mais do que companheiros, são na verdade fundamentais no sucesso de Branna, Connor e Iona. O cão, o falcão e o cavalo, são extensões dos personagens, agindo contra Cabhan quando um deles não chega a tempo em algum lugar.

A magia aqui é mais de feitiços e ervas, nada de batalhas épicas e achei o ritmo bem lento boa parte do tempo, somente nos momentos finais há uma luta não muito diferente daquela do livro anterior e praticamente com o mesmo desfecho.

Feitiço da Sombra não trouxe algo muito diferente de seu antecessor. Ressalta os laços de amor e amizade, mostrando que família vai além do sangue, é algo mais voltado para companheirismo e lealdade. Há aquele pano de fundo bem construído que dá uma vida realista para os personagens, embora tenhamos um casal em foco todos têm espaço garantido na história e papel fundamental em cada desdobramento. Contudo nossos amigos ainda não evoluíram em sua luta, Cabhan continua sendo um enigma, sua história não foi toda revelada e isto é o que mais atiça minha curiosidade. Já o casal da vez, mesmo em sua calmaria, foi muito  mais carismático que o anterior. Em suma, acredito que as grandes emoções e reviravoltas ficaram para Blood Magick e que Branna e Fin vão ser os fatores determinantes, o mais forte de cada um dos lados desta batalha de sangue e magia.









2leep.com

14 comentários:

  1. Eu tenho um pouco de trauma com bruxas por causa de uns livros ruins que li. Porém, esta obra estava me animando um pouquinho. Só me preocupa ela ser mais parada.
    Enfim, sua resenha está excelente.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida...
    Queria muito já ter lido o primeiro volume. Acho até que a Arqueiro está publicando bem rápido as sequências. Mas desanimou saber que foi um pouco lento e repetitivo. Acho que mesmo querendo ler, prefiro pegar outro livro da Nora primeiro.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. ja tinha visto esse livro mas nao sabia que era continuação... eu acabei de ver a sinopse do primeiro e ate que me interessei pela historia...
    fico feliz que msm nao sendo wow vc tenha aproveitado a leitura

    ResponderExcluir
  4. oi flor, quem resiste a Nora Roberts? só sei que eu espero ler este livro mais pra frente, como ja disse gosto muito da escrita da Nora, mas não lerei por agora por não ter todos os elementos que me deixam ansiosa e entusiasmada em uma leitura, lerei sim, mas com poucas expectativas
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. oi flor, quem resiste a Nora Roberts? só sei que eu espero ler este livro mais pra frente, como ja disse gosto muito da escrita da Nora, mas não lerei por agora por não ter todos os elementos que me deixam ansiosa e entusiasmada em uma leitura, lerei sim, mas com poucas expectativas
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie Cida!

    Ufa, me deu um alívio por não ser um livro ruim e tal. Estava com receio. Acredito que, para um segundo livro, está ok. Gostei muito da resenha, agora já sei basicamente o que esperar quando iniciar a leitura dele.
    Connor é um bom personagem, gostei bastante dele e é bom o fato de todos terem espaço na trama também.
    E com certeza as grandes emoções ficam para o terceiro livro! A capa é linda por sinal!

    Adorei Cida, agora é vir o terceiro!
    Beijo!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já vi muuuuuitos livros da Nora Roberts, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum. ~vergonha~ hahahah

    Seguindo o blog.
    Beijos!
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho o pé atrás com séries, então sempre espero o vol. 2 ou 3, dependendo da extensão da série, e vou acompanhando as resenhas. Essa série não vem me instigando muito, fiquei entusiasmada quando vi a temática magia no meio, as capas lindas da Arqueiro, mas as resenhas pouco a pouco me fazem sentir que os livros não são para mim. Ainda não vai ser dessa vez que vou me acabar na obra da Nora.

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida, tudo bem?
    Tenho lido muitas resenhas positivas sobre os livros, mas a sua é a primeira que me deu realmente ideia do que vou encontrar na leitura caso me resolva a conferir esta série.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nora Roberts é uma das minhas favoritas, mas ainda não li esse livro. Depois de ler sua resenha, sem duvida que irei atrás desse livro para ler.

    ResponderExcluir
  11. Cida!
    Acho fantástico como a Nora pega um tema, como aqui a bruxaria/magia, elabora um enredo, faz um romance e no final tudo dá certo e a leitura é cativante e envolvente.
    Sou apaixonada por ela e todos seus livros.
    “A dúvida é o principio da sabedoria.”(Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li Bruxa da Noite, embora ele já esteja aqui na minha estante. É uma pena que não tenha acrescentado muita coisa, mas espero que as grandes emoções e reviravoltas tenham ficado para o próximo livro, já que estou ansiosa para fazer as leituras.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Nunca li Nora Roberts, to no comecinho de Segredos agora, to gostando bastante, mas é muito grande kkk to curiosa demais.
    Essa trilogia eu mais que quero!! Amo livros de bruxas, contos de fadas, etc. e esse parece ser mais realístico, bem desenvolvido e cativante!
    As capas são uma doçura!!
    bjos

    ResponderExcluir
  14. Leio todos os livros da Nora que chegam em minhas mãos e já estou lendo este Feitiço da Sombra, o tema é interessante, magia, romance e amo, ela é super, suas trilogias são super envolventes.
    ronida_sindi@hotmail.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!