[Resenha] Bruxa da Noite

Bruxa da Noite
Título Original: Dark Witch (The Cousins O'Dwyer Trilogy #1)
Autor(a): Nora Roberts
Editora: Arqueiro                 Páginas: 320
Lançamento: 2015               ISBN: 9788580413847
EspecialJQBienal02 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Com pais indiferentes, Iona Sheehan cresceu ansiando por carinho e aceitação. Com a avó materna, descobriu onde encontrar as duas coisas: numa terra de florestas exuberantes, lagos deslumbrantes e lendas centenárias – a Irlanda. Mais precisamente no Condado de Mayo, onde o sangue e a magia de seus ancestrais atravessam gerações – e onde seu destino a espera. Iona chega à Irlanda sem nada além das orientações da avó e um talento inato para lidar com cavalos. Perto do encantador castelo onde ficará hospedada por uma semana, encontra a casa de seus primos Branna e Connor O’Dwyer, que a recebem de braços abertos em sua vida e em seu lar. Quando arruma emprego nos estábulos locais, Iona conhece o dono do lugar, Boyle McGrath. Uma mistura de caubói, pirata e cavaleiro tribal, ele reúne três de suas maiores fantasias num único pacote. Iona logo percebe que ali pode construir seu lar e ter a vida que sempre quis, mesmo que isso implique se apaixonar perdidamente pelo chefe. Mas as coisas não são tão perfeitas quanto parecem. Um antigo demônio que há muitos séculos ronda a família de Iona precisa ser derrotado. Agora parentes e amigos vão brigar uns com os outros – e uns pelos outros – para manter viva a chama da esperança e do amor.
Bruxa da Noite é o primeiro volume da Trilogia Primos O'Dwyer de Nora Roberts, publicada no Brasil pela Editora Arqueiro. Eu leio livros da autora desde muito antes de ter o blog e embora eu tenha lido mais os romances, inclusive finalizei há pouco tempo Quarteto de Noivas, a série dela que mais amo, é a Trilogia do Círculo, voltada para o universo de magia.

O sobrenatural sempre me atraiu, guerras milenares entre magos, bruxas e demônios são tão empolgantes! Quando vi que Primos O'Dwyer seria nestes moldes fiquei contando os dias para o lançamento, eis aqui o que achei.

Durante o inverno de 1263, Sorcha, a Bruxa da Noite travou  uma batalha com Cabhan, um ser cruel e praticante da mais pura magia negra, além de perder seu marido, sacrificou a si mesma na tentativa de eliminar o inimigo. Sorcha dividiu seu imenso poder entre os três filhos e morreu em sua empreitada final, seu legado de magia permaneceu vivo através do sangue de seus descendentes. Cabhan conseguiu escapar e reuniu forças para que anos mais tarde pudesse adquirir aquilo que Sorcha lhe negou, a magia da Bruxa da Noite.

Em 2011 temos a jovem Iona, que em querendo de seu lugar no mundo deixa os EUA e vai viver na Irlanda. Lá ela busca não só um lar, mas também do legado de sua família, já que carrega em suas veias o sangue de Sorcha, é a terceira parte do poder da bruxa e juntamente com os primos Branna e Connor, pretende enfrentar Cabhan em um desafio final.

Assim como em outras trilogias da autora, esta apresenta em cada livro um casal diferente e um objetivo em comum, que no caso é derrotar Cabhan, mesmo assim não podem ser lidos de forma independente, há uma seqüencia evolutiva que nos conduz para um grande embate, os protagonistas vão enfrentando novos obstáculos a cada livro e aprendendo mais sobre seu inimigo, enquanto isso encontram seus pares e, ao menos no amor, têm seu final conclusivo. Iona e Boyle são o primeiro casal, logo mais teremos Connor/Meara  e Branna/Fin.

Foi uma leitura rápida, que dividiu minhas emoções, se por um lado adorei a mitologia da Bruxa da Noite, o cenário idílico onde a história foi ambientada e muitos dos personagens, justamente a mocinha não me conquistou. Iona é uma pessoa que nunca recebeu amor em sua vida e hoje grita por atenção, precisa e quer agradar. Os pais a trataram com total indiferença e somente a avó lhe deu carinho, assim a garota tem uma necessidade enorme de ser aceita e querida, Armada com um entusiasmo e otimismo sem fim, busca na Irlanda o que sempre lhe faltou e os primos e seus amigos aceitam ela prontamente, agindo como se Iona fosse frágil e delicada, e ela por sua vez se joga na vidas de todos, só que de uma maneira que beira a intromissão, tagarela que só ela, dá opinião sem ser chamada, quer tomar parte em tudo que os outros fazem e na minha opinião, desconhece a palavra privacidade, coitado de seu par, Boyle, que foi praticamente atacado, posso afirmar que se Iona quer um homem, ela não o deixa em dúvidas quanto à isso.

Boyle não é um cara que passe despercebido, forte,  másculo e um pouco rústico, despertou na garota uma grande paixão, mas por ela ser tão afoita, não deu nem tempo dele mostrar se tinha um lado sedutor. Eu gostei dele como amigo, é muito leal e prestativo, como amante não teve espaço, Iona tomou iniciativa em tudo.

Se com Iona não rolou aquela conexão, com os demais sim, Connor e Meara tem um excelente bom humor e uma energia contagiante, eu adorei esta dupla e sua aparente despreocupação, servem como o elemento que dá leveza ao grupo. Já Branna e Fin foram meus personagens favoritos, ela toda decidida e durona, fala o que pensa e não está nem aí se vão gostar, é autêntica e determinada, tudo que uma protagonista precisa ter para me fazer torcer por ela e admirá-la; Fin guarda segredos, é poderoso, lindo e carrega no peito certa mágoa, o livro dos dois sem dúvidas será intenso.

A mitologia de bruxas desta história é bem madura e intrinsecamente conectada com a natureza, os animais e os elementos. Iona, Connor e Branna têm seus animais da sorte, respectivamente o cavalo, o falcão e o cão, que lhes dão mais força e poder. Este primeiro volume  é bem introdutório, apresentando a essência desta magia e mostrando como Cabhan deseja este poder, mas ainda há muito para ser explorado, o vilão, na minha opinião,  possui sua própria história e estou curiosa para saber mais sobre suas motivações. Os conflitos existem e algumas batalhas são travadas, um aquecimento para a guerra.

Nora Roberts mais uma vez nos apresentou uma trama completa, com mistério, magia, romance e um pano de fundo bem consistente, o que mais aprecio em suas obras é que ela não fica focada somente no casal de protagonistas e em sua relação, abre espaço para todos os personagens e promove uma interação entre eles, dá uma vida completa para cada um e para nós a oportunidade de conhecê-los bem e de criar laços, foi exatamente por isso que fechei o livro satisfeita, mesmo não tendo gostado de Iona, os demais personagens e a história me agradaram demais. Aguardo ansiosa pela continuação.



Trilogia Primos O'Dwyer
* Bruxa da Noite *  * Shadow Spell *  * Blood Magick *

  


2leep.com

23 comentários:

  1. Oii!! Não vou muito com a cara dos livros da Nora Roberts... Mas, confesso, que estou super curiosa para ler esse lançamento! Pois, adoro a temática "bruxas"! E, pela sua resenha, o livro parece ser uma leitura deliciosa! Resultado de tudo isso... Eu querooooo! :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida!
    Sua resenha está impecável!
    Eu me apaixonei perdidamente pelos capítulos 1 e 2 da Sorcha, mas também não me conectei tanto com a Iona durante a história, porém a ambientação da obra está perfeita e acho que o romance dos próximos casais será mais envolvente, principalmente o da Branna com o Fin.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cida!

    Estou tão ansiosa para ler "Bruxa da Noite", fiquei encantada desde o seu lançamento. Amo bruxas, magia e mitologia, em outras palavras, essa trilogia tem tudo o que me agrada. Fico muito aliviada e contente em saber que apesar da protagonista sem sal e inconveniente, a história e os demais personagens são incríveis!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. aos pouquinhos este livro esta me conquistando, tenho lido uma opinião aqui outra acolá que tem me estimulado bastante! espero estar envolvida o bastante para começar a leitura em breve! mas não sei se minha ansiedade aguentará até os próximos volumes
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Cida querida que bom que vc leu e gostou do livro.
    Estou lendo esse livro, acho que no máximo na terça término ele.
    Diferente de vc estou gostando de todos os personagens!!!
    Também adoro a temática, principalmente se ela está na atualidade, fica mais fácil de me identificar com os personagens. Além disso achei o máximo o cenário ser na Irlanda, assim saímos do lugar comum.

    Essa é a segunda série da Nora que leio e tudo indica que de agora em diante não irei parar mais.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  6. Depois dessa sua resenha até eu fiquei ansiosa pela continuação! hahaha. Quero muito ler esse livro. Envolve elementos que amo e que sempre procuro em romances. Nunca li nada da autora e pretendo começar por esse.
    Adorei a resenha!

    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi
    pena que a mocinha não te conquistou muito, já vi a divulgação desse livro mais essa é a primeira resenha, me chamou a atenção quero ler gosto dessas coisas em bruxa e acredita que até hoje não li nada da autora, tenho que dar um jeito nisso.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ganhei este livro esses dias e só quando peguei ele na mão é que prestei atenção nele.
    Esta é a segunda resenha que leio, e as duas são positivas.
    Aliás, as duas colocam o mesmo ponto de vista em personagens, ou seja, não gostou tanto de uma e gostou muito mais dos outros.
    Pronto, basta isso pra eu querer ler.

    Amei a resenha. Nunca li nada da autora, mas já estou convencida de que começarei por este.

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida!
    Eu estou lendo esse livro agora e estou adorando! A Iona irrita às vezes, mas não deixo de gostar dela...
    Ai, agora eu quero um cavalo :(

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca li nada da Nora, mas de todas as resenhas que eu já li de livros dela, esse foi o primeiro que realmente me interessou. Não sei, esse enredo um pouco mais sombrio, com bruxas e pá me parece ser bem mais interessante e com uma narrativa bem mais legal que outros livros dela. Vou colocar na estante!

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nora Roberts é mestre em romances, : ] e no livro Bruxa da noite uma das coisas que mais me agradou nessa história foi porque ela se baseou em relações familiares, histórias de antepassados, magia, amizade, amor entre tantas características que a tornaram especial. Apesar de haver um romance em meio a narrativa, o destaque que dou é para desenvolvimento que a autora deu em relação ao dom da magia que a família possui e, principalmente, o poder que vem das mulheres da família, o quanto elas se mostram fortes, femininas e cheias de força para lutar pelo bem, seja através dos seus feitiços, seja através das suas ações cotidianas. Foi uma leitura extremamente prazerosa e já anseio por ler os próximos livros da trilogia que pretendo ler em breve , o Feitiço da sobra e o Magia do sangue, , sua resenha esta ótima...

    ResponderExcluir
  12. Cida, querida, ao contrário de vc, não me interesso muito por leituras que não são nuas e cruas como a realidade. Tenho até raiva disso em mim, gostaria de ser carregada pare reinos, conhecer lugares imaginários e seres especiais... mas minhas raízes fincadas no chão são terríveis.
    Que pena a mocinha não ter conquistado, é um fator quase decisivo para gostar do livro... ainda se se fizer compreendida, se conseguirmos ver seus motivos, a narrativa boa engole esse detalhe importante. Parece que Nora faz isso muito bem, não é?
    Bela análise, como sempre, adoro suas observações.
    Beijo!
    As Meninas que Leem Livros

    ResponderExcluir
  13. Oláá
    Poxa, parece ser um livro legal, conheço bastante gente que é fã da autora e seus livros, mas infelizmente eu nunca tive curiosidade para ler nenhum, mas que bom que gostou e espero que goste também da continuação.
    Ótima resenha.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida tudo bem ?

    Já li dois livros da Norah o primeiro do Quarteto de Noivas e um que me lembro pouco para acho que era Pecados Imortais que era um romance policial gostei dos dois livros mas não acho o romance dela arrebatador como de outras autoras acho que fica sempre meio morno rsrs mas com certeza gostaria de ler esse gosto de livros que fala sobre magia e bruxaria só espero que essa parte em si de 1200 não se torne cansativa rsrs

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie =)

    Eu acabei de ler uma resenha sobre esse livro. rsrs

    Eu adoro tudo o que a Nora escreve, sou apaixonada por essas trilogias e quadrilogias que ela faz, é tudo tão mágico e acho incrível o modo como ela sempre consegue criar ambientes novos, parece que nunca tem nada parecido.

    É uma pena que você não tenha curtido a mocinha do livro. Como você mencionou que Connor e Meara tem um excelente bom humor, eu já estou louca para conhece-los. Curto muito personagens assim. deixa leitura muito mais prazerosa.

    Adorei a resenha,

    Beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com/

    ResponderExcluir
  16. Estou doida pra ler esse livro, gosto muito da escrita da Nora e curto muito sobrenatural, cada resenha que vejo desse livro me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  17. Oi Cida.
    Ah, a Iona estava no desespero, nunca vi uma personagem tão atirada assim hahaha, mas o Boyle também teve sua parcela de contribuição dificultando minha conexão com o casal.
    A mitologia que a autora criou é bem envolvente, adorei a inserção dos animais, gostei também que ela já nos dá os casais que se formarão e principalmente que a autora distribui muito bem os fatos, tudo na medida certa.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  18. Oi, Cidoca!
    Eu to louca por este livro.
    Que pena que a protagonista não te conquistou. Mas o bom como você disse, é que tem muitos outros personagens para criar laços. Eu gosto muito de sobrenatural, desse mundo de magia e mistérios. Ainda não li nada da Nora, tom com O Quarteto de Noivas aqui pra ler, mas ainda não comecei. Espero poder conhecer a escrita da autora logo.

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  19. Morrendo de vontade de ler esse livro. Ainda não li nada da Nora, mas ela é conhecia por ter ótimos livros. Me apaixonei por esse assim que vi a sinopse e a capa, porque me chamaram bastante atenção. Já vi que algumas pessoas não gostaram, então é bom saber que você curtiu e está ansiosa pelo próximo. Eu espero gostar também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Cida, tudo bom?
    Minha meta de vida é ler mais livros da Nora Roberts. Fiquei bastante contente de saber que a Arqueiro iria lançar essa nova série, mesmo que o gênero sobrenatural não seja meu preferido. Bom, gostei também do fato da trama focar nos outros personagens e não se prender exclusivamente ao romance.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Cida!
    gosto dos livros da Nora e da diversidade com que trata todos os assuntos e todos acabam em romance.
    Essa série em especial me chama a atenção porque adoro o tema bruxas e estou bem curiosa em poder ler.
    “Acredite na justiça, mas não a que emana dos demais e sim na tua própria.” (Código Samurai)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Cida, tudo bem?

    Eu achava que ia gostar de ler este livro e essa resenha confirmou minhas expectativas. Infelizmente não estou comprando livros por agora, mas estou ansiosa para ler Bruxa da Noite.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Cida,

    acabei de escrever a minha resenha do livro e, sinceramente? Não curti. Não gostei da protagonista, achei o inicio arrastado, o vilão não me convenceu... li Quarteto e a escrita da Nora era tão envolvente e os personagens super marcantes, senti falta disso e de (muito) mais em Bruxa da Noite.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!