[Resenha] Livro das Sombras

Livro das Sombras
Título Original: Book of Shadows (Sweep #1)
Autor(a): Cate Tiernan
Editora: Galera Record         Páginas: 320
Lançamento: 2015               ISBN: 9788501096296
Livro das Sombras - Coven Vol ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Morgana Rowlands nunca se imaginou como algo além de uma garota sem graça de 16 anos, ainda mais se comparada à melhor amiga, a linda Bree. Porém, isso está prestes a mudar. Quando Cal, um veterano transferido de outra escola, entra na vida da garota, ela se vê imersa em um novo universo: o rapaz se revela um bruxo à procura de pessoas para montar um coven. A ligação entre eles é imediata e impossível de ser desfeita – só há um problema. Bree está perdidamente apaixonada por Cal. Será Morgana capaz de controlar seus sentimentos em prol da amizade ou a conexão entre eles é mais forte do que ela própria?

Livros das Sombras, primeiro livro da série Coven, de Cate Tiernan, publicado no Brasil pela Galera Record, veio para matar minha saudade de um livro da autora, depois de ser totalmente conquistada por sua Trilogia Amada Imortal, eu precisava de outra história de mágicka e bruxas, daquelas que só Cate sabe criar.

Morgana Rowlands é uma típica adolescente, sem grandes acontecimentos em sua vida, no momento sua maior preocupação é sobreviver ao ensino médio e manter uma vida social tolerável, um gatinho seria bem legal, um cara bonito e simpático era tudo que queria, só que Cal chegou ao colégio e foi além das expectativas. Ele era belíssimo, intrigante e o mais importante, nunca se interessaria por uma garota tão “simples” como ela, sua amiga deslumbrante Bree era a mais indicada, no entanto, ele não agia como esperado, no dia que convidou todos para uma festa, que na verdade seria um círculo de bruxas, demonstrou claramente seu interesse em Morgana, e naqueles olhos profundos e misteriosos, ela começou se perder e também a ter visões do futuro. Seria Morgana uma bruxa?

Ser um bruxo não é questão de escolha. Ou você é ou não é. Está no sangue.

O livro é narrado em primeira pessoa por Morgana, que vai relatando seu cotidiano e a forma como a chegada de Cal no colégio mudou sua vida, não foi apenas a atração por ele que contribuiu para isso, ele trouxe algo novo para Morgana e seus colegas, o conhecimento sobre a Wicca. Ela que até então vivia apenas um dia após o outro, sem muitas emoções, ficou obcecada pelo estudo da magia e foi até mesmo contra a vontade dos pais para realizar seus objetivos,  o despertar de algo nela impedia de desistir.

Morgana não me cativou, tem algo em comum com a Nas de Amada Imortal, que é a mania de não ser muito elogiosa sobre si mesma, mas ao passo que Nas soava divertida, irônica e sensibilizava por sua insegurança, Morgana se coloca muito para baixo e soa como coitadinha, sendo que é apenas uma questão de gostar mais de si mesma, de ser firme, mas ela prefere se acovardar em boa parte do tempo. Ok! Ela é uma menina, Nas já era uma mulher, então não vou ser tão dura, até porque ela ainda vai amadurecer. Há ainda um fato muito importante sobre a garota, ela é poderosa, mais do que pensa e aí reside um dos mistérios da trama, o outro é Cal.

Cal é um bruxo de sangue, descendente de outros bruxos, que não só procura pessoas para formar um coven, mas também, ao que tudo indica procura um certo alguém, é evidente pelos trechos de pensamentos que iniciam os capítulos que ele quer algo e está determinado a conseguir. É totalmente misterioso e em momento algum ganhou minha confiança, eu não sei se estou certa ou errada, mas eu tive a sensação que além dele pertencer ao lado negro da magia, também não é tão jovem quanto aparenta, é como se fosse uma pessoa antiga e cheia de experiência disfarçado de estudante para aprontar algo.

Voltando para a mágicka – a grafia que Tiernan usa para a palavra é assim –, Morgana e seus amigos aceitam fazer parte do coven de Cal e logo estão se aventurando em vários outros círculos realizados em datas cheias de significados para as bruxas.  Quem já leu outros livros de magia pode se surpreender com a maneira que o tema é abordado, por isso alerto para que não esperem por algo profundo, com aquelas descrições apuradas de rituais, o tema está ali e rege a trama, há até mesmo sete clãs de bruxas para temperar o assunto, mas de maneira menos complexa, os conflitos da protagonista e o que a liga ao universo da Wicca são o ponto central, juntamente com o triângulo amoroso Cal/Morgana/Bree.

Ok! É um triângulo diferente, visto que ao passo que as meninas estão apaixonada pelo rapaz, ele não se envolve diretamente com nenhuma, nem demonstra se suas intenções são de caráter romântico, então enquanto as duas disputam, ele fica só espreitando.

Livro das Sombras é um livro com uma história recheada de mistérios, muita intriga, inveja e mentiras, sinceramente não vejo um destino muito fácil para a protagonista, nesta introdução da série Coven deu para perceber que algo pesado está chegando, ou seja, o livro um, apesar de não apresentar uma trama que se aprofunde muito em diversos aspectos, cumpre seu papel de apresentação para um novo universo de bruxas,  intriga o leitor o suficiente para querer continuar lendo. 

Eu quero muito que o próximo volume chegue logo, afinal na trilogia anterior de Cate, o primeiro livro foi também para preparar o terreno e os volumes seguintes foram ficando mais e mais empolgantes até chegar em um desfecho maravilhoso, nota dez. Em suma é legal, traz universo escolar e de bruxas, duas coisas que curto muito e também conflitos e mistérios, eu adoraria que a autora ampliasse os pontos de vista e que Cal também fosse narrador.

Eles mantêm registros de seus feitos e os escrevem em seus livros das sombras. Nenhum mero mortal pode ler seus códigos sobrenaturais, pois suas palavras são apenas para sua raça.
2leep.com

22 comentários:

  1. oi flor, este livro parece ser bom, muito bom mesmo, mas é que eu sai dessa fase de livros sobrenaturais pelo menos por um tempo
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha está excelente e bem explicativa, mas, sinceramente, não sei se leria. A premissa me pareceu tão "comum". Sabe quando um livro parece que não vai te acrescentar em nada? Foi isso que senti ao ler a resenha.
    De toda forma, adorei a resenha. Você escreve muito bem.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. EU PRECISO DESSE LIVRO.
    Faz algum tempo que sinto vontade de ler algo novo relacionado a bruxaria, mas nenhum título me interessava e fiquei feliz em achar alguma coisa, ainda mais sendo uma série!
    Adorei a resenha, me deixou muitíssimo empolgada.

    Beijos,
    Sara | Livro de Gente
    www.livrodegente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida!
    Eu já tinha ficado intrigada com a sinopse desse livro, mas a "lesada" aqui não tinha se tocado que era da mesma autora de Amada Imortal, uma série que tenho muita vontade de ler. Tomara que o enredo evolua e te surpreenda nos próximos volumes, gostei bastante da resenha e me diverti com suas suspeitas em relação ao Cal.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  5. Gosto de livros com um certo mistério na trama, porém a premissa do livro não me chamou a atenção. E também estou evitando novas séries.

    ^^

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse livro desde a primeira vez que o vi. Só não gosto muito de triângulos, mas ok, acho que a parte de bruxas vai superar isso tudo. E que bom que não dá para imaginar um final fácil para ela, porque quando tudo se resolve de forma simples não tem nem grada. Amei a resenha, Cida!

    ResponderExcluir
  7. o livro me ganhou pela cpa,super linda
    amei
    http://unhas-e-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oiiii. Este livro me parece ser bom já que fala sobre Wicca e é um tema que eu gosto. Eu já tinha visto divulgação sobre ele e quando vi que eram adolescentes e tal fiquei pensando se talvez não seria meio fraco. Mas aí você me diz que é uma série. Poxa, sempre vem a tal das séries.... Mesmo assim eu tentaria a leitura, mesmo com a questão da personagem. Vai que ela mude.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Cida!
    A premissa do livro apesar de já ter visto outros parecidos, me deixou bem curiosa. Toda essas histórias que envolvem bruxas me deixam curiosa e esse livro parece ser bem legal. Provalvelmente lerei em breve! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  10. Eu queria ter gostado muito mais desse livro do que eu realmente gostei. Achei os diálogos do livro simplesmente fracos e clichés. Eu conseguia prever os movimentos da personagem principal. Pra mim, a unica coisa interessante foi a ideia do enredo, pela que não foi bem desenvolvido.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu gostei da temática do livro, ainda não li nada que fale sobre Wicca e acho que seria uma leitura bem interessante para mim. Na parte onde você conta que quando o rapaz chega na escola muda a vida da protagonista e que ele a ajuda a descobrir coisas sobre si mesma me lembrou um pouco o livro Para Sempre, da série Os Imortais, a trama por lá tbm acontece mais ou menos assim no início.

    BJOS!
    luadeneon.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida , tudo bem ?

    Nossa também li esse livro e gostei muito da escrita da autora esse universo de magia sempre me conquistou , achei a história sem grandes revelações mas para um primeiro volume atendeu minhas expectativas e espero ansiosamente a continuação também!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  13. nossa senhora so pela sinopse ja coloquei na minha listinha de livros para ler, alem dessa capa maravilhosa ne?
    adorei tua resenha e ela so me fez ter mais vontade de ler o livro
    adoro livros desse genero entao...
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa, eu estou em uma fase que eu não suporte mais triângulos amorosos.
    Mas este em questão me chamou atenção, por ser 2 garotas e o cobiçado não mostrar-se óbvio ou até mesmo que tem interesse nelas.
    Adoro magia, não sabia sobre o lançamento desse livro e nunca tinha ouvido falar da autora.
    Sua resenha me deixou empolgada, irei pesquisar mais sobre!
    Beijos ;)

    http://itgeekgirls.wordpress.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Apesar de estar começando a ler vários livros do gênero fantasia, livros com bruxos não me atraem em nada. Dificilmente leio livros com essa temática, então confesso que essa leitura não me enche os olhos, pelo menos não agora.
    Ontem mesmo li uma resenha negativa sobre ele, e hoje vejo a sua positiva, agora estou confusa e apesar de não curtir, talvez leia só para tirar a dúvida hahaha
    Gostei da resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  16. Hello!
    Vi alguns blogs elogiando o livro e pela sinopse realmente me interessei, pois gosto de temas com sobrenatural, fantasia, bruxas e rituais.
    Como vc disse, acho q o livro realmente prepara o terreno pra algo maior que vem vindo na série.
    A capa ficou muito linda, gosto qdo nao mostra o rosto de ninguem, pq nao atrapalha a imagem que eu ja criei na minha cabeça.
    A ideia de um triangulo amoroso diferente tb é uma boa, bom pra variar ne?!
    Vou ler logo para nao ficar para tras na série.
    Bjus

    ResponderExcluir
  17. Oláá
    Eu fiquei curiosa pelo livro mas ainda com um pé atrás pois vi bastante críticas sobre a leitura, não é prioridade agora mas leria sim se tivesse oportunidade, adorei sua resenha e essa capa está liiinda, amei.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Ainda não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa para lê-lo depois da sua resenha. Não está na minha lista de prioridades de compras, mas está na lista de desejados!

    Beijos
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  19. Cida!
    Gosto dos livros que tem como tema bruxaria e magia, embora aqui me pareça que é um livro mais adolescente e até certo ponto imaturo, ainda assim, acredito que mereça a leitura.
    E é mais uma série...
    “A sabedoria começa na reflexão.”(Sócrates)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  20. Oi Cida, tudo bem?

    Eu gosto de livros sobre magia e mesmo sem saber nada sobre Wicca eu quero ler :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Cida, tudo bom?
    Fiquei curiosa com esse livro por causa da narrativa escolar e pela presença de bruxas na trama. Nunca li nada com a temática Wicca. Apesar de alguns pontos negativos, acredito que seja uma leitura intensa. Meu único receio é o triângulo amoroso porque isso me irrita nos livros.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi, Cidoca!
    Nunca li nada dessa autora. Mas se vocês diz que é bom, eu acredito! rs
    Gostei muito da premissa da história, eu também adoro livros com essa temática de bruxas e principalmente essas tramas que se passam em colégios. rs
    E mesmo a protagonista não sendo lá essas coisas, eu fiquei com vontade de ler. Quem sabe ela não amadurece como você disse, né!? Vou anotar pra uma futura leitura.

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!