[Resenha] 13 Incidentes Suspeitos

13 Incidentes Suspeitos
Título Original: File Under: 13 Suspicious Incidents Reports (All The Wrong Questions #2.5)
Autor(a):  Lemony Snicket
Editora: Seguinte                 Páginas: 248
Lançamento: 2014               ISBN: 9788565765503
capa ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
13 Incidentes Suspeitos - Livro extra e independente da série Só Perguntas Erradas, com 13 contos que estimulam o leitor a desvendar os mistérios antes de ler as soluções no final. A peculiar cidade de Manchado-pelo-Mar é palco de muitos eventos estranhos e é lá que o jovem Lemony Snicket - famoso solucionador de mistérios - tenta resolver seu primeiro grande caso, relatado em detalhes na série Só Perguntas Erradas. Mas os mistérios se sucedem, e o detetive mirim agora terá de descobrir por que quadros caem sozinhos das paredes, quem roubaria um tritão amarantino, como é possível que um fantasma passeie pelo cais à meia-noite e quem faz parte da famigerada Gangue do Tijolão, entre vários outros enigmas. Lemony Snicket precisará juntar pistas e interrogar testemunhas para desvendar cada caso. Os leitores se tornam membros da organização secreta de Snicket e também participam da investigação: o desafio será resolver os casos antes de ler as soluções, reveladas no final do livro.

“Às vezes você suspeita de algo por algum motivo, e às vezes você suspeita sem motivo algum.”


A série Só Perguntas Erradas, de Lemony Snicket, é uma série diferente das que temos por aí, seu autor é também protagonista e narrador, um faz-tudo, que trabalha para uma organização super secreta ao lado da pior tutora de todos os tempos, S. Theodora Markson.

Snicket é um garoto de treze anos que está tentando resolver uma grande mistério, mas enquanto não consegue vai resolvendo pequenos casos na cidade de Manchado Pelo Mar, o local mais controverso do planeta, começando por ser uma cidade marítima sem mar. Os dois primeiros livros da série, já resenhados aqui, Quem Poderia Ser Uma Horas Dessas? e Quando Você a Viu Pela Última Vez?, são focados em dois casos específicos, já 13 Incidentes Suspeitos, é uma coletânea de casos menores que ele resolveu entre os principais, e posso dizer que conservou toda a essência da série.

Nestes tais incidentes suspeitos, voltamos para um local já conhecido e que torna-se especial por sua peculiaridade, eu adoro a série e acho muito inteligente a forma com as histórias são construídas. A narrativa em primeira pessoa é irônica e de humor ácido, muitas vezes as frases apresentam duplo sentido e em outras precisam ser consideradas em seu sentido literal, como é uma série voltada para o público juvenil, o autor tem sempre o cuidado de explicar o significado de novas palavras, permitindo um enriquecimento do vocabulário de seu leitor, mas isso nunca é com um ar professoral , ao contrário, sempre soa como mais uma das peripécias ousadas de Snicket.

A perspicácia do protagonista aumenta a cada novo livro e nestes contos duas coisas ficam evidentes, Snicket amadureceu em sua estada em Manchado Pelo Mar e ficou mais confiante, outro ponto positivo foi que fez amigos leais e verdadeiros e ganhou a confiança dos moradores da cidade, antes era alguém xereta que veio de fora, agora é um detetive notável, capaz de desvendar os casos mais excêntricos. Um menino cativante, é maduro para a idade e com um passado nebuloso, o maior mistério da série é o próprio protagonista.

Se ele brilha, os personagens secundários não ficam atrás, eu adorei revê-los e ainda conhecer novos moradores da cidade, algo que me agrada muito é a forma como são apresentados, de maneira caricata e até meio insana, mas que combina com o enredo.

Esta é uma série que consegue me transportar para dentro de suas páginas, eu sinto o clima do local, consigo visualizar perfeitamente a cidade e toda vez que abro um novo livro é como voltar para lá. As ilustrações, os fatos inusitados, a trama bem bolada, tudo contribui para que você guarde bem o que leu, é difícil esquecer, mesmo com o espaço de tempo entre uma leitura e outra.
 
13 Incidentes Suspeitos serve para matar a saudade e também para mostrar mais sobre a história da cidade e de seus moradores, não há spoilers dos livros anteriores, mas recomendo lê-los antes para se conectar com o enredo. Os contos são bem curtinhos e as soluções dos casos são apresentadas separadamente no final do livro, eu optei por ler o caso e a seguir a solução, você pode ler todos os casos primeiros e depois o apêndice final, fica a critério de cada leitor. Meu preferido foi Vulto no Nevoeiro, o mais reflexivo, resgata os demais e faz Snicket pensar se tudo aquilo não estava intrinsecamente conectado com algo maior.

Um aperitivo para o volume três, nosso protagonista até fez as perguntas certas desta vez, mas isso não quer dizer que obteve as respostas. Criativo! Que venha o próximo, Você não deveria estar na escola?



 


2leep.com

13 comentários:

  1. confesso que não faz muito meu estilo, mas admito que a cada resenha que leio sinto um pouco mais de vontade de pelo menos dar uma oportunidade!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,

    Não conhecia o livro e não li nada do autor ainda, mas tenho uma imensa curiosidade, a sinopse desse livro é muito boa e sua resenha mostrou o quanto o livro é bom, ótima dica....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br


    ResponderExcluir
  3. Que legal!!! Não estou acompanhando a série, mas fico de olho.
    Estou até querendo começar.

    Amei a resenha. Sacanagem isso. Só aumento minha lista toda vez que passo por aqui.

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muito legais Lele, e eu tenho uma queda especial pelas ilustrações.

      Excluir
  4. Olha eu vi esse livro ser muito bem divulgado pela blogosfera, mas eu ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele sabe? A sua foi a primeira e não sabia que se tratava de alguns contos. Eu queria ler por conta dessa investigação e também por conta do mistério. Mas não sei se o livro me atraiu tanto para que eu o comprasse. Mas mesmo assim tenho que te dar os parabéns, pois você desenvolveu uma ótima resenha e sua escrita é ótima. Parabéns =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    JÁ ESTOU TE SEGUINDO TÁ??

    ResponderExcluir
  5. Oie Cida =)

    Não li nada desse autor ainda, mas sempre leio resenhas ótimas dos livros dele.
    As histórias dele parecem ser bem divertidas do jeito que deixam a gente curioso a cada capitulo.
    Espero poder conhecer os livros dele em breve *-*

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Não gostei muito da capa e nem conhecia a série, mas parece ser interessante. Ainda bem que você recomendou ler os anteriores para ficar situada, senão eu ia me perder legal. KKKKKK
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida!
    Estou de olho comprido nessa série já faz um tempinho. Do Lemony eu só li alguns livros de Desventuras em série e adorei! Como tenho lido muitos elogios a respeito dessa série, fico morrendo de curiosidade. Mas por enquanto estão bem caros e só vou comprar quando entrar em promoção. rs
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida! Eu já vi os livros no submarino, em promoções e tudo o mais e já tive vontade de comprar ambos mas ainda não comprei!

    As histórias parecem ser leves, intrigantes e divertidas, não um livro pesado, e achei a temática bem diferente também! Parece legal pelas resenhas! Adoro contos, é bom pra intercalar com outros livros maiores e densos!

    Muito legal a resenha, Cida!

    Beijos!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida, tudo bom?
    Eu tenho muita vontade de ler algo do Lemony, seja essa série ou Desventuras em Série. Para mim o autor tem um texto interessante e caricato que chama minha atenção. Achei diferente e criativo fazer a leitura e depois acompanhar a resolução dos casos.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi! Estou com tanta vontade de ler este livro, adorei conferir sua resenha! Sou apaixonada por livros com mistérios e logo fiquei louca para tentar desvendar estes junto ao personagem. Achei muito diferente o fato de as soluções se encontrem ao final do livro e gostei muito de saber que a forma como tudo é solucionado é inteligente; deve ser bem convincente. Ótima resenha. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Que máximo!!!
    Nunca tinha lido sobre essa série, mas me lembrou muito a sério Os Karas, do Pedro Bandeira <3
    Amoooo livros de investigações incriminais com crianças/jovens, tipo os do Marcos Rey também!!! *-*
    E por ter um humor ácido, irônico, gostei mais ainda, dou muitaaaaa risada com esse tipo (vide Percy Jackson kkkkkk)
    Vou procurar mais sobre a série, pois quero ler sim, e logo!!
    bjoos

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida, tudo bem? Eu não costumo ler muitos livros com contos, mas eu gostei da resenha e vou dar uma chance ao livro. Até porque eu gosto de livros com mistérios então provavelmente vou gostar.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!