{Resenha} Quem Poderia Ser Uma Hora Dessas

Quem Poderia Ser Uma Hora Dessas
Só Perguntas Erradas - #1
Título Original: Who Could Tha Be At This Hour?
Autor(a): Lemony Snicket
Editora:  Seguinte      Páginas: 240
Lançamento: 2012      ISBN: 9788565765046



Em uma cidade decadente, onde se criam polvos para a produção de tinta, onde há uma floresta de algas marinhas e onde um dia funcionou uma redação de jornal em um farol, um jovem Lemony Snicket começa o seu aprendizado em uma organização misteriosa. Ele vai atender seu primeiro cliente e tentar solucionar o seu primeiro crime, aos comandos de uma tutora que chama carro de “esportivo” e assina bilhetes secretos. Lá, ele vai cair na árvore errada, vai entrar no portão errado, destruir a biblioteca errada, e encontrar as respostas erradas para as perguntas erradas - que nunca deveriam ter passado pela cabeça dele. Ele escreveu um relato sobre tudo o que se passou, que não deveria ser publicado, em quatro volumes que não deveriam ser lidos. Este é o primeiro deles.

O livro mais louco que já li! 

Quem poderia ser uma hora dessas?,  um misto de aventuras e perguntas erradas, me divertiu, atiçou minha curiosidade e me deixou sem saber as respostas certas. Este livro é o primeiro da série Só Perguntas Erradas, onde cada volume tem como título uma destas benditas perguntas. É do mesmo autor de Desventuras em SérieLemony Snicket (pseudonimo de Daniel Handler), que ainda não tive a oportunidade de ler, mas se seguir esta mesma linha, acho que vou amar. 

Um livro com humor em cada linha, e em um cenário bem peculiar, conhecemos Lemony Snicket, um narrador, autor, protagonista, que nos leva a conhecer a verdade sobre seu ingresso em uma organização secreta, tão secreta que ainda não sei qual é. Ele é irreverente, maduro demais para sua idade, e tem atitudes que contrariam tudo, inclusive escolher para ser sua tutora, a pior das tutoras. S. Theodora. S de que? Bem só Deus sabe. 

O começo é um pouco confuso, temos um garoto recém formado, tomando um chá em companhia de um casal , que poderiam ser seus pais, (será? - pergunta errada), em uma estação de trem. Ele observa a entrada de uma mulher no local, a seguir vai ao banheiro, foge pela janela, e entra no carro da tal mulher. Nossa, quanta coisa sem ligação!! Eu também fiquei com esta sensação, mas logo entendemos que a fuga estava planejada e começamos a entender o mundo criado por Snicket.

Narrado em primeira pessoa, o livro nos mostra a visão aguçada de um menino de treze anos, que se aproveita da falsa ideia que os adultos têm, de que criança não enxerga e nem percebe bem as coisas, para ir fundo em diversas situações. Ele vai mais longe do que qualquer um, usando esta capa de invisibilidade e descobrindo muito mais do que aqueles que se julgam espertos.

Ele está pondo em prática um plano, mas não pensem que será revelado tão facilmente. Assim como tudo que existe na trama, temos que pensar bastante e roer as unhas, até ter uma explicação. De um humor bizarro e sem igual, esta história brinca com nossa curiosidade e nos faz embarcar na viagem mais louca de nossas vidas, para o lugar mais estranho que você possa imaginar, a cidade de Manchado pelo Mar. Uma cidade marítima, sem mar. 

O cenário é sensacional, parece uma cidade fantasma, com prédios abandonados, mas com café quente para quem for lá. Bibliotecas que servem como esconderijos e outras finalidades. Um hotel nada confortável, com um dono que adora prestar atenção na vida dos hóspedes, um táxi guiado por dois garotos que aceitam dicas de livros como pagamento. Impostores, pessoas desaparecidas, e muito mais.

Ao lado do protagonista vamos investigar o roubo de algo que não foi realmente roubado  e encarar situações que são totalmente contraditórias. Nada é o que parece e ninguém diz o que realmente pensa. Vemos claramente que há segunda intenções em cada entrelinha da trama. Tudo nos é apresentado de maneira tão intrincada, que não há como largar o livro. Os personagens são esquisitos, mas extremamente cativantes. Não há como falar muito de suas peculiaridades, pois são estes detalhes que esclarecem muitos dos mistérios do enredo.  Na verdade se eu falar muito aqui dos detalhes, acabo soltando um baita spoiler.

O que posso dizer é que fiquei impressionada com a criatividade e inteligência do autor, sua narrativa é sem igual, misteriosa e muito dinâmica. Cada vírgula ajuda a desvendar segredos, as ilustrações que o livro tem também contribuem. O roubo é solucionado, mas ainda ficam muitas dúvidas no ar. A vida de Snicket promete muitas aventuras e com certeza irei estar com ele em todas.


Gostou do livro? Quer conhecer mais obras do autor? Fica aqui então uma dica excelente, o site Cupom - http://www.cupom.com/que além de oferecer descontos nas compras em diversas lojas, inclusive muitas livrarias, está com um cupom especial para as obras de Lemony Snicket,  Kit Livros - Caixa Desventuras em Série + Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas?. Vai perder a oportunidade? Corre lá e aproveita.


2leep.com

28 comentários:

  1. Oie,
    menina nunca tinha ouvido falar desse livro, e nunca li nada do autor, estou para ler a serie desventuras em série.

    Não sei se leria o livro, não gosto mto dessas loucuras rsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueriz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Van, mas é muito divertido, diferente e rapidinho, dá uma chance.

      Excluir
  2. Comecei a ler Desventuras, mas por já ter visto o filme não tinha muitas surpresas e acabei adiando a leitura. Já tinha ouvido falar desse livro, mas bem vagamente.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  3. Oii!!
    Nossa, não conhecia esse livro! A narrativa me deixou curiosa, fiquei louca pra desvendar esses mistérios! *O*
    Quero ler!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  4. O enredo parece ser bem confuso, mas divertido também, fiquei interessada em lê-lo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Gostei da sua resenha, mas desse autor pretendo ler primeiro a série desventuras em série.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cida!
    Adorei a resenha! Meus parabéns. Conhecia o livro de vista, mas nunca parei para ler uma resenha e preciso dizer: quero esse livro agora! agora mesmo! Parece realmente muito diferente e interessante.
    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Visite!

    ResponderExcluir
  7. A capa é linda né, fiquei meio confusa, mas deve ser essa a intenção né, para poder ler e entender. Já vi algumas resenhas positivas do livro.

    Michelle Boyd
    The Little Things

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A intenção é esta mesmo, são as confusões e peculiaridades que fazem a história tão gostosa.

      Excluir
  8. Oi Cida!
    Esse livro está na minha pilha de não lidos e em breve pretendo ler. Estou curiosa porque gosto bastante de mistério e achei a sinopse bem interessante. As ilustrações dele são lindas e a capa também. :)

    Beijos,

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  9. Oi, Cida! Adoro livros nesse estilo, porém esse eu não conhecia. Já li algumas coisas sobre o autor e só vejo elogios. Confesso que se não fosse sua resenha nunca daria uma chance a esse livro. Parece ser bem divertido!

    Beijos, http://leituradavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie Cida =D

    Eu acho que depois dessa sua resenha eu vou passar esse livro na frente da minha fila "gigante" de leitura rs...

    Morro de curiosidade de ler algo sobre esse autor, e acho que esse livro tem tudo para me agradar, já que adoro aventuras.

    Ótima resenha!

    Bjus;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passa sim Ane, em umas duas horas dá para ler, rapidinho e gostoso.

      Excluir
  11. Oi, Cida.
    Pela capa, nãose imagina que o livro é tão bacana, né?!
    A resenha foi bem inspirada. =D

    xoxo

    Books & Emotions
    http://books-and-emotions.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida!
    Adorei sua resenha, fiquei imaginando essa coisa dos polvos HAHAHAHA acho que daria um ótimo filme.
    Super gosto de humor bizarro, tudo que é diferente é bom. Principalmente na hora de ler.

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. Lemony Snicket é amor, amor e amor até não poder mais, sério <3

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida! tudo bem?
    lendo sua resenha várias coisas me passaram pela mente, vários momentos que vc descreve, ja fui imaginado e olha quero ler, fiquei curiosa, parece bem diferente do usual!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida!
    Só pela capa já imaginei que o livro seria louco mesmo!
    Eu li o primeiro livro da série Desventuras em Série, mas não curti muito. Mas esse parece ser divertido!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  16. Cada vez que leio uma resenha desse livro, a vontade de ler ele aumenta!m <3
    E sua resenha está impecável como sempre!

    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Oi Cida!
    Não li nada do autor ainda '-'
    Mas fiquei super empolgada com essa série e a tua resenha, junto com a sinopse do livro contribuiu muito.
    O livro é tão louco que a resenha também é, e é incrivel quando a gente se empolga e gosta da narrativa de um livro que deixa isso tão claro na resenha. Dá pra perceber perfeitamente que você foi altamente sincera.
    Vou colocar esses livros na minha lista, porque faz muito o meu estilo.
    Tem promoção no meu blog, se puder aparecer por lá agradeço a visita e se gostar participa, será ótimo!

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem louco mesmo, e acho que consegui passar para vocês a sensação que nos dá, leia e me diga o que achou.

      Excluir
  18. Oi Cida!
    Uma resenha muito louca de um livro muito louco!!
    Nunca li nada nesse estilo, será que iria gostar?
    Mas... suas dicas costumam funcionar =)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis, acho que é um livro mais indicado para a Sá.

      Excluir
  19. Olá Cida,

    Li algumas resenhas sobre esse livro e sempre positivas e a sua não é diferente, também quero lê-lo futuramente....abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Uau
    Fiquei confusa rs
    Capa Confusa, Sinopse Confusa, Resenha doida como o livro suponho? rs

    Parece realmente ser muito criativo , masss não sei se leria, talvez se eu ganhar , quem sabe rs

    Bjsss

    Sara

    Todas as Coisas

    ResponderExcluir
  21. Não conheço o autor e gostei da resenha desse livro.... Fiquei intrigada, e com muita vontade de ler essa história....

    ResponderExcluir
  22. Gostei bastante desse livro :DDDDDDD
    Estou ansiosa pelo próximo, hehehe.

    Beijo!

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
  23. ADOREI A RESENHA. A capa do livro é linda e me despertou muita vontade de ler, com certeza irei ler se tiver oportunidade.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!