[Resenha] Quando Você A Viu Pela Última Vez?

Quando Você A Viu Pela Última Vez?
Título Original: When Did You See Her Last? (All The Wrong Questions #2)
Autor(a): Lemony Snicket
Editora: Seguinte      Páginas: 272
Lançamento: 2013     ISBN: 9788565765220

12988_gg
Ainda na cidade de Manchado-pelo-mar, o jovem aprendiz Lemony Snicket terá mais um caso para resolver junto com sua tutora, S. Theodora Markson. Desta vez eles foram contratados pelos Knight para encontrar Cleo, a filha desaparecida do casal. A primeira hipótese é a de que ela teria fugido com o circo - mas, ao contrário do que Theodora pensa, não se trata de uma resposta inteligente e adequada para esse mistério, já que Cleo era uma química brilhante (e não uma artista) e com certeza teria deixado um bilhete. Será que ela havia sido sequestrada? As versões das duas principais testemunhas que viram Cleo no dia de seu desaparecimento são divergentes. Ela foi vista pela última vez no mercado Comidas Incompletas ou no restaurante Faminto’s? E foi embora de táxi ou em seu carro novinho em folha? Lemony Snicket contará novamente com a ajuda da jornalista-mirim Moxie Mallahan e dos irmãos taxistas Juca e Chico. Mas será que ele desvendará esse mistério? Ou só fará as perguntas erradas mais uma vez?

Quando você a viu pela última vez? é o segundo livro da série Só Perguntas Erradas de Lemony Snicket (pseudônimo do autor Daniel Handler), publicada no Brasil pela Editora Seguinte. Vocês podem conferir a resenha do primeiro livro, Quem poderia ser uma hora dessas?, aqui.
No primeiro livro conhecemos o jovem Lemony Snicket, personagem-autor-narrador, ele faz de tudo nesta série e nos leva por sua aventuras nada convencionais em cada volume. Este jovem faz parte de uma organização super secreta e ao lado de sua tutora, S. Theodora Markson, vai desvendar os mais cabulosos crimes na cidade marítima sem mar, conhecida como Manchado pelo Mar.
Cada livro traz uma nova aventura, mas mesmo assim é preciso ler em ordem já que a cada história são inseridas novas pistas sobre o passado nebuloso do protagonista, além disso todos os casos são ligados com o perigoso e astuto bandido Tiro Furado e isso com certeza vai resultar em algo grande.
O livro começa com Snicket remoendo os resultados de seu caso anterior, quando fica sabendo por sua tutora que agora eles irão atuar na investigação do desaparecimento de Cleo Knight, a jovem e talentosa química da cidade. Logo no primeiro interrogatório S. Theodora Markson dá o caso por encerrado, mas o aprendiz não acredita que a menina tenha apenas fugido, para ele ali há um sequestro. Como a tutora não lhe dá ouvidos, Snicket vai tratar do caso por conta própria, reunindo seus aliados da última aventura, a jornalista Moxie e os irmãos Belerofonte, aqueles taxistas que aceitam o pagamento do táxi com dicas de livros. E assim a diversão começa.
A narrativa segue o mesmo padrão, irônica e divertida, cheia de frases que na maior parte do tempo têm sentido contrário e quando você acha que entendeu a dualidade, surpreende-se com uma frase que é para ser interpretada ao pé da letra. Tudo é cheio de artimanhas e é muito inteligente a construção do texto, há muitas palavras complexas, mas que são explicadas no texto de maneira bem gostosa. Para o leitor mais jovem é uma ótima oportunidade de enriquecer o vocabulário. Na verdade os leitores juvenis são o público alvo, mas nós adultos também vamos ter boas horas com Snicket.
O clima da investigação é cheio de situações absurdas e reviravoltas além da imaginação, mostrando a capacidade das crianças enxergarem melhor que os adultos, na verdade são as crianças que resolvem o caso, deixando no final os mais velhos acreditarem que ajudaram, enquanto só atrapalharam.
“Lembrei a mim mesmo de uma lição que aprendi durante o treinamento: faça a coisa assustadora primeiro, e fique assustado depois.”
Snicket com apenas 13 anos é um protagonista cheio de mistério, mas desta vez tivemos algumas pistas sobre seu passado, isso ocorre quando ele está em seu quartel general improvisado, a biblioteca da cidade, lá entre livros e ideias, ele relembra da família.
O cenário continua o mesmo, a cidade quase deserta de Manchado Pelo Mar, seus prédios abandonados e os poucos estabelecimentos comerciais que ainda funcionam, como o restaurante Famintos’s e o Hotel Braços Perdidos. É uma aventura que a meninada iria gostar muito de viver e os adultos também, eu queria muito conhecer o perspicaz Snicket em suas missões contra a Sociedade Desumana e o Tiro Furado.
A narrativa é fluida, embora os capítulos sejam grandes, tudo enriquecido com ilustrações, este é o detalhe que deixa o livro mais rico, trazendo os caricatos personagens nas cenas mais importantes da trama. A edição dos livros da série é um encanto, muito atrativa.
Eu adorei, o segundo livro da série conseguiu manter o mesmo padrão do anterior, nos trazendo uma história muito gostosa, leve e divertida. É uma série que recomendo para toda a família, dinâmica e educativa,  seria muito bom ver este livro adotado nas escolas, além de trabalhar o vocabulário, mexe com percepção e criatividade. Não vejo a hora de estar com o volume da terceira pergunta errada em mãos. 




2leep.com

23 comentários:

  1. Olá!!
    Acredita que nunca tinha ouvido falar sobre esse livro?? Mas adorei conhecer um pouquinho dele.
    Vou apostar, quem sabe, pra essa meta de leitura de 2014.

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    te indiquei para uma tag lá no blog: http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2014/01/tag-6-on-6.html

    Espero que goste!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu li o primeiro volume e me apaixonei, estou muito ansiosa pelo segundo, parece ser tão bom quanto o anterior!

    Beijos.
    http://algoadefinir.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida :)
    Eu nunca li nenhum livro desse autor e, até pouco tempo, nem o conhecia.
    Gostei da história e da capa. Confesso que não tenho pretensão de ler ele por agora, apesar de ter gostado. Ultimamente eu tenho fugido de séries (rs), vc sabe né? Mas se a oportunidade surgisse, daria uma chance.
    Beijos
    http://www.coisasdemeninas.blog.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da resenha assim como gostei da resenha do primeiro livro.
    Quero muito ler o primeiro e ver se gosto do estilo do autor..
    Parabéns pela resenha..

    beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu amo histórias que envolvem mistério. Até as capas dessa série são intrigantes.
    Com certeza são livros que estão na minha lista de desejados.
    beijos
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não gosto muito do gênero de aventura, mas parece ser aquela leitura leve ideal para acabar com ressacas literárias ou depois de uma leitura muito densa. Mesmo evitando séries, não há mais nada recompensador do que se encantar por um primeiro livro e depois de ler o segundo, não se decepcionar.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nenhum livro desta série, mas gostei do enredo deste! Adoro livros com investigações e este me deixou muito curiosa, parece ser muito bom acompanhar os personagens enquanto solucionam este mistério!
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. A principio o livro não me chamaria atenção, mas gostei do que fala na sua resenha e ficou uma curiosidade. Mas não curti mesmo a capa.
    Beijos.
    www.some-fantastic-books.com

    ResponderExcluir
  10. Eu estou precisando de taxistas que aceitem o mesmo pagamento dos Belerofontes! kkk
    E essa quote é ótima! :D
    Além disso é ótimo quando os livros de um série conseguem ser tão bons quantos os últimos lidos!
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  11. Eu simplesmente não acredito que não comecei a ler essa série ainda. Sou fã eterna e incondicional de Desventuras em série!

    ResponderExcluir
  12. oie Cida
    eu sou apaixonada pela série, e pelos mistérios envolvendo Manchado pelo mar.
    Não vejo a hora de ler o próximo, viciei no Snicket.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  13. Eu tô adorando as capas dessas séries! Lemony é um autor muito prestigiado, e adoro sua série Desventuras em série.Não vejo a hora de ler essa também. Òtima resenha, flor, como sempre!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Cida!

    Gosto muito da escrita do Daniel Handler. É bem irônica e divertida, nos envolvendo do início ao fim.
    Essa série parece ser muito bacana. O que chamou a minha atenção foram as capas e por envolver o Lemony Snicket, pois adoro esse personagem-autor-narrador.
    Estou curiosa para ler, especialmente agora que você comentou que a história continua com o mesmo ritmo e fluidez. Aliás, gostei da quote!

    Beijocas, querida!
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa! Sendo Daniel ou Snicket ele não deixa a ironia de lado, e isso é um dos pontos que mais aprecio em sua escrita.

      Excluir
  15. Olá Cida!
    Parece ser muito boa essa série! Você me deixou com muita vontade de ler os livros!
    Não sei se me identificarei muito com o tema, mas parece ser aqueles que prendem bastante.
    Ótima resenha :)
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Cida,
    Ainda não li nenhum livro do autor, mas cada dia que vejo resenhas sobre seus livros fico mais curiosa pela leitura.
    Gosto de personagens que deixam mistérios abertos durante a história, esse é um livro que pelo que li na sua resenha tem isso.
    Sempre gosto do trabalho gráfico da editora, as capas tem desenhos tão bonitos também, com toda certeza esse é uma das leituras desse ano.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  17. É engraçado como nunca tinha dado nada por esses livros, nem pela capa, nem pela sinopse, até de fato ler a resenha do primeiro livro. Achei tão fofinho.. ainda mais por ser infanto juvenil, é bom quando encontramos qualidade nesses livros, e fico feliz em saber que ela se mantém na continuação. Já foi para a listinha. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  18. Primeiro: Feliz 2014! Ainda não tinha vindo aqui esse ano.

    Tenho muita vontade de ler a série. Li um dos livros de Desventuras em série e gostei muito. Gostaria de ler mais coisas do autor.
    E adoro as capas.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Cida.
    Apesar de a sinopse do livro não ter chamado minha atenção, depois de ler sua resenha e por você tê- lo indicado, eu pretendo lê- lo quando tiver uma oportunidade. Fiquei curiosa para conhecer a história do Snicket, e você falou sobre o duplo sentido das frases, gosto muito de textos criativos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. essa série realmente não me chama a atenção Cida.
    é muito dificil me ver curtindo a história do Snicket
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Infelizmente nunca tive a oportunidade de ler o livro desventuras em serie, só tive contato com o filme mesmo e achei meio fraco.
    Quando me deparei com a capa do primeiro livro dessa serie fiquei imaginando do q se tratava. Agora pela resenha do segundo posso dizer q matei minha curiosidade e q me interessei em começar a ler a serie. hehehe

    ResponderExcluir
  22. Oi, eu não conhecia este autor nem a série, mas a premissa parece ser muito boa. Não sei se eu ia gostar do livro, mas vou ler para descobrir.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!