[Resenha] Classe A

Classe A
Título Original: Class A (Cherub #2)
Autor(a): Robert Muchamore
Editora: Fundamento         Páginas: 272
Lançamento: 2011             ISBN: 9788539501571
capa_cherub_2 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Seus agentes têm entre 10 e 17 anos e costumam passar despercebidos no mundo dos adultos, que não veem uma criança ou adolescente como ameaça. Oficialmente, esses agentes não existem. A “estreia” de James como um agente de CHERUB pode ter sido bem-sucedida, mas isso não quer dizer que a vida do garoto tenha se tornado mais fácil. O árduo treinamento físico continuou a fazer parte da rotina, assim como o complicado processo de adaptação às regras inflexíveis da agência. Tanto esforço foi recompensado da melhor forma possível: ele recebeu uma segunda missão, muito maior do que a primeira. Sob a supervisão de dois agentes adultos, James e mais três agentes tinham que se aproximar dos filhos de Keith Moore – um dos maiores traficantes de cocaína da Inglaterra – e reunir informações que levassem à prisão do criminoso e ao fim de seu império. Diante de tantos desafios, será que James estava preparado para tamanha responsabilidade? Ele conseguiria lidar com suas emoções e desempenhar seu papel sem que ninguém descobrisse sua verdadeira identidade? Caçar bandidos pode parecer emocionante na ficção, mas na vida real os riscos são grandes demais para se ter garantia de que todos vão escapar ilesos.
No segundo livro da série Cherub, de Robert Muchamore, reencontramos James Choke, nosso espião mirim de apenas 12 anos e muita coragem. Agora ele é um agente graduado desta organização secreta surgida durante a Segunda Guerra Mundial, que recruta jovens de 10 a 18 anos como espiões. Mas não pensem que isso significa que o garoto tomou juízo, ele continua se metendo em várias confusões e acreditando que é a esperteza em pessoa, ledo engano, alguém sempre o flagra e o resultado é um castigo bem duro. A última de James é ter saído de férias e deixado de lado seus estudos e atividades físicas. Totalmente fora de forma e despreparado para missões, deixa seus superiores bem decepcionados, contudo, surge a necessidade de desmontar uma grande rede de tráfico de drogas, e nosso protagonista encaixa –se bem na missão, junto com dois agentes adultos e três companheiros de sua idade entra de cabeça na caçada do poderoso chefão da cocaína Keith Moore.

Diferente do primeiro livro (O Recruta), onde temos um turbilhão de acontecimentos na vida do garoto, este segundo volume foca em apenas uma missão, mas nem por isso deixa de ter menos ação e aventura, diria mesmo que as coisas estão muito mais arriscadas e James mais do que nunca precisa ser inteligente e entrar totalmente em seu disfarce, precisa convencer que é uma criança comum, não um espião de primeira linha. Infiltrado em um bairro pobre, testemunha outras crianças vivendo situações tão complicadas como a sua antes de entrar no Cherub, ele vê jovens de sua idade sendo parte ativa do mundo do tráfico de drogas, sendo responsáveis pelas entregas, enquanto os adultos ficam nos bastidores faturando. Ele e os demais agentes ficam amigos dos filhos do chefão das drogas, para assim conseguir provas sólidas do envolvimento de Keith e desmantelar seu império do crime.

A narrativa em terceira pessoa focada em James é rica em detalhes e muito dinâmica, o autor apresenta uma trama inteligente, cheia de reviravoltas e coerente, e claro, divertida. Embora o protagonista viva situações de risco e bem sérias, ele é a vítima da zombaria da irmã mais nova e de toda a equipe de Cherub, então mesmo com pena dele muitas vezes, não pude deixar de dar boas risadas quando ele foi a piada da vez.

James começa merecendo aquele puxão de orelha, mostrando sinais de imaturidade, mas logo começa a perceber que Cherub foi sua salvação de uma vida delinquente e que deve aproveitar a oportunidade, logo torna-se o melhor espião da missão e mostra que não tem medo de nada. Eu acho o máximo o autor não poupar seus personagens, ele os coloca em situações que muitos adultos não enfrentariam, e isso aplica-se tanto para meninos, quanto meninas, todo mundo precisa ser durão e astuto. É isso aí! Não é só James que nos cativa e impressiona, os personagens secundários, muito bem construídos, têm participação importante na trama, estão ali com um propósito definido e são indispensáveis. Você cria uma relação forte com cada um e pode acompanhar suas trajetórias de vida enquanto a missão avança.

O James que começa a missão, não é o mesmo que termina, ele aprende muito e cresce, vive até mesmo suas primeiras experiências amorosas. Tão fofo!  Entre disfarces, nomes falsos, fugas, drogas, tiros e muita confusão, James Choke mais uma vez me deu deliciosas horas de diversão e muita vontade de mergulhar em mais uma missão ao seu lado.

O final é conclusivo, assim como do livro anterior, embora seja uma série, a cada livro vemos a evolução do menino em sua carreira. Sempre um novo caso, uma nova fase de vida. A série cheia de aventura e com diálogos espirituosos, trata as crianças de maneira respeitosa, mostra sua capacidade de lidar com situações complexas, onde adultos não acharam uma saída e mesmo com toda esta liberdade de ação, os jovens têm limites, devem satisfação para os mais velhos e recebem orientação adequada, é um enredo que trabalha com maestria os relacionamentos entre jovens, adultos e a sociedade. Nota dez, recomendo.




2leep.com

20 comentários:

  1. Oi Cida,
    não conhecia o livro e confesso que detestei a capa, mas sua resenha foi tão empolgada que fiquei curiosa.

    bjos

    http://blog.vanessauseroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Cida, ainda não comecei a ler esta série! Quero muito começar a ler, pois adoro os livros mais juvenis da Fundamento!

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles têm várias séries legais, queria ter tempo para ler todas.

      Excluir
  3. Cida, apesar da sua resenha tão boa não foi um livro que me chamou a atenção!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida!
    Gostei da resenha, mas o livro não faz muito meu estilo!
    De qualquer forma, ótima dica!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Oie Cida =)

    Ouço muitos elogios dessa série e assim que eu consegui colocar algumas das minhas séries em dia, essa é um que pretendo começar a ler. Devo confessar que meu interesse pela série começou depois que li a sua resenha de O Recruta rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary



    ResponderExcluir
  6. Oi Cida..
    Gostei da sinopse e nem sabia que era o segundo de uma série.
    Gostaria de ler essa história um dia. Você gostou tanto.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Realmente a capa deste livro deixa a desejar, mas a história parece ser interessante. Vou dar uma chance.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Bacana a premissa desse livro, bem diferente do que estou acostumada a ler e a me interessar.
    Beijos,

    Amanda
    Divã Literário
    Acompanhe o blog nas redes sociais:
    FACEBOOK|TWITTER|INSTAGRAM

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida!

    Adoro os livros da Fundamento! *-* Desde a época em que eu tinha livraria, e vendia praticamente só livros deles, conheci muuitas séries juvenis incríveis da Editora... e Cherub parece se encaixar bem nesse grupo! A capa realmente não chama muito a atenção, mas a história parece muito bem bolada... e, se os personagens evoluem bastante no decorrer dos volumes, melhor ainda! Não vejo a hora de ler essa série, pra ver se gosto tanto quanto você gostou! :)
    Bjus,
    Paty Algayer - patyalgayer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Cida!
    Eu realmente não conhecia essa série. Mas não fiquei interessado agora.
    Sinceramente me parece mais do mesmo. Você elogiou bem o livro e isso até me animou um pouco, mas não pretendo lê-lo no momento. :/
    E eu achei essa capa tão feia. Credo. rs
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  11. Menina, não conhecia essa série e achei que vc pontuou coisas importantes, como a abordagem do universo dessas crianças de maneira apropriada, o crescimento do personagem principal, cada livro encerrando um caso independente e a presença de personagens secundárias bem elaboradas. No perigo de se envolver com o tráfico e toda a arquitetura que o alimenta, nosso herói está correndo riscos e não vai faltar torcida para que ele cumpra sua missão dentro do prazo e com segurança.
    Se ganhou todas essas estrelinhas ficarei de olho e indicarei para o meu adolescente.
    Ótima resenha!
    Beijoooo.

    Resenha de Proibido: Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida!
    Tô de olho nessa série já, mas achei o preço tão salgadinho que decidi esperar um pouco mais. Essa é a primeira resenha que leio desse segundo volume e fiquei bem empolgada. Vc realmente curtiu a leitura, né?
    Acho que o fato do personagem principal ser bem novinho vai ser bem divertido. Sempre me empolgo mais, afinal eles são tão menos cautelosos, mais divertidos... e quando há um amadurecimento visível dele no decorrer da trama é melhor ainda.
    Beijocas
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  13. Oiee Cida!

    Eu gosto muitoo desse tipo de livro, pra ler entre leituras mais pesadas é ótimo e gostoso de ler!
    A história parece ser muito divertida e intrigante por mais que seja juvenil! Vou anotar a dica para uma futura leitura!

    A única coisa que não gostei nada foi a capa! Não é daquelas capas chamativas que dá vontade de ler, parece que não faz jus ao livro e a história! Uma pena!

    Beijo!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Esse livro parece ter tudo que eu gosto (e que não acho com facilidade) ação e espionagem, tudo em um pacote só! Eu certamente vou ler (depois que acabar os 5 livro que estou lendo no momento) e vou ver se realmente tem tudo que eu gosto, o que parece ser o caso. Já vou colocar o primeiro e esse no meu carrinho de compras.

    PS: Tomara que o James seja um grande espião!

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida!
    Não conhecia essa série mas confesso que não me interessei por ela agora que li a resenha, não gosto muito dessa coisas de crianças espiãs, pra mim já basta aqueles filmes ridiculos de pequenos espiões. A capa é bem feinha também.

    ResponderExcluir
  16. Oi Cida =)

    Você ainda vai me levar à falência kkk Sempre que entro aqui vejo uma dica de algum livro, e que entra para minha lista de desejados. Eu já vi muitos comentários bons sobre esta série e estou bem curiosa para ler. Só vou ter que esperar terminar algumas que já comecei, daí pretendo iniciar esta, que parece ser muito boa =)

    Dica anotada =)

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  17. Caramba não conhecia essa série, é uma surpresa agradável descobrir uma perola como essa Sou aficionado em histórias envolvendo adolescentes, os acho mais flexíveis permitindo que a história flua normalmente sem se prender a coisas como romances desnecessários, implicações que somente adultos veem, e todos os problemas que um adulto vê diante de uma missão ou aventura.
    Já irei adicionar as aventuras do James na minha listinha de desejados. Hehehe, só não sei quando irei comprar. aff desejar é tão diferente de conseguir.

    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li o primeiro livro dessa série, parece ser ótima, fiquei bastante interessada!

    ResponderExcluir
  19. Gosto muuuito de livros e falar sobre jovens seja em vida normal
    escola e fica perssoal ou cheias de aventura ! Ate livro de fato
    interessante, ainda não conhecia a serie ! Pois é pode acredita <3

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!