[Resenha] Gelo

Gelo
Título Original: Frost (Mist #2)
Autor(a): Kathryn James
Editora: Farol Literário       Páginas: 376
Lançamento: 2014             ISBN: 9788582770535
1013585_493988810723976_4903379446591010843_n
 ||Compare & Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
A névoa esconde alguma coisa bela como a luz das estrelas, feroz como um lobo, fria como o gelo. A floresta além da névoa é a casa dos Elfos e do belo e enigmático Evan. Nell se deixou seduzir por ele, mas o mundo dos Elfos está sendo devastado por terremotos, e somente Nell pode ajudar a salvá- lo. Para isso ela terá de ir muito além da floresta, onde um lago de gelo mortífero e um antigo inimigo a aguardam.
Gelo, continuação de Névoa, de Kathryn James, nos leva de volta ao mundo dos elfos e sua eterna disputa com os humanos por um lugar no mundo. No meio desta luta que dura décadas, estão Nell e Evan, de lado opostos, mas unidos por uma amizade improvável e quem sabe, em breve, por algo mais forte.

Quando Nell descobriu o mundo dos elfos e precisou ir até lá para resgatar a irmã, acreditou que tinha vivido a maior aventura de sua vida, contudo, com os novos acontecimentos, percebeu que aquilo havia sido apenas o começo de algo muito maior e mais perigoso. 

Hoje ela é uma exceção, a humana amiga dos elfos, aquela que ganhou sua confiança, tanto que neste momento,  quando o mundo deles mostra os primeiros sinais do fim, ela é quem recebe a missão de salvá-lo, mais uma vez terá que se unir a Evan numa corrida contra o tempo, enfrentar o desconhecido e lutar pela própria vida e o preconceito entre dois povos, para salvar seus novos amigos. Será que Nell terá forças para tanto?

Narrado em terceira pessoa, Gelo apresenta uma trama cheia de magia, aventura e um doce romance, é uma história que cativa tanto quanto o livro anterior. Eu gostei muito de Névoa e estava com saudades de Nell e Evan. Ela a garota teimosa, de personalidade forte e que não dava a mínima para o que os outros pensavam; ele, o garoto misterioso, arredio e as vezes perigoso, mas com um coração muito gentil.

O clima sombrio do livro anterior foi substituído pelo perigo, desta vez nossos protagonistas vão ter que enfrentar seu próprio povo, humanos e elfos, para cumprir sua missão. Kathryn James enriquece a história inserindo novas mitologias, ampliando  assim o mundo dos elfos e explorando ao máximo seu passado. Além de elfos da floresta, que são o povo de Evan, chegam os elfos do gelo, que são bem maldosos e ganham o papel de vilões da história.

Embora seja uma série, o primeiro livro trouxe um final fechado e agora temos algo novo acontecendo, passaram-se alguns meses e notamos o quanto Nell e Evan mudaram, ambos mais maduros e conscientes do que sentem um pelo outro, mas ao passo que Nell está mais forte, ousada e otimista, Evan está mais cauteloso e sombrio, senti certo desapontamento com a frieza que dedicou a garota em alguns momentos, poderia até ser no intuito de proteger, mas ao meu ver, foi uma ingratidão. Mas independente da maneira que estejam se relacionando, é certo que nasceram para agir lado a lado, e não sou só eu que acredito nisso, até os deuses acham, mais propriamente os Vanir, criadores do mundo dos elfos. Em suas profecias, está escrito que estes dois jovens precisam estar em sintonia para salvar o mundo. Fica claro o propósito do encontro de duas pessoas tão diferentes, agora sim entendemos a razão de Nell e Evan terem uma ligação tão forte.

A autora conseguiu mais uma vez apresentar um conteúdo criativo em sua obra, em uma narrativa ágil e detalhada na medida certa, que te faz viajar para outros mundos e sentir-se parte dele, eu me via em cada local que os personagens estavam, podia sentir a névoa me envolvendo e o gelo me entorpecendo com seu frio rigoroso. A história é dosada com momentos alegres e com outros mais sérios e comoventes, os elfos por mais poderosos que sejam, são criaturas que sofreram pela maldade dos humanos e foram machucados demais. Eu torci muito por estas criaturas e contei com Nell para fazer justiça, ela é uma jovenzinha determinada, que teve coragem de lutar até mesmo quando Evan estava desistindo. E claro, que não demorou para que Evan abrisse seu coração novamente e mostrasse que ele pertencia a Nell. 

Uma história linda de acompanhar, Gelo é um livro de fantasia para jovens, mas os leitores mais velhos serão facilmente encantados pela sua magia e doçura. Recomendo!






Novas regras, não precisa comentar todo dia.
Participe do Top Comentarista com Sorteio. 
Ganhe marcadores e escolha o livro que quer levar. 


2leep.com

19 comentários:

  1. Gelo! *-* Adorei Névoa, achei a história muito bem bolada e os protagonistas excelentes... não vejo a hora de ler Gelo, ainda mais depois de ler sua resenha! Pelo jeito a autora manteve a excelente narrativa, e criou uma história maravilhosa, né? Necessito!!
    Bjus,
    Paty Algayer - magicaliteraria.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa como eu queria ler Névoa..
    Fiquei mais curiosa ainda depois de sua resenha de Gelo. Parece incrível..
    Mas que recomendado Cida, estou querendo muito..

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie Cida =)

    Leio resenhas positivas do primeiro livro dessa série, mas ainda não tive oportunidade de ler ele.
    Gosto da premissa da história, que parece ser linda e encantadora mesmo.
    Espero conseguir conhecer essa história em breve!

    Beijos e uma ótima semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  4. É isso que eu considero importante em uma saga, dar uma continuidade sem ser chata. E pelo jeito que você fala, conseguiu né. Eu quero ler esta, não só pelas lindas capas, mas pela distopia inteligente que parece ser. Adoro os elfos desde O Senhor dos Anéis!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  5. depois de uma resenha tão elogiosa acho que o livro merece uma oportunidade!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Cida :D
    Eu sou apaixonada pela capa de Névoa *O* Mas a de Gelo não me conquistou tanto... enfim.
    Gostei muito da sua resenha, e de saber que a continuação continua boa :D É horrível quando gostamos do primeiro livro e vamos cheias de expectativas para o próximo e, quando chegamos lá.... uma porcaria. Felizmente este não parece ser o caso :D
    Quero ler Névoa logo, para poder ler a sua sequência :D
    Ótima resenha!
    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
  7. Uauu Cida, 5 estrelas? Já empolguei!
    Estou com Névoa aqui para ler e, nossa, a ansiedade para começar está a mil! Essa é a primeira resenha de Gelo que leio e fiquei empolgadíssima.
    Não sabia que o primeiro tinha um final fechado, gosto quando os livros, apesar de serem série, tem histórias completas e não terminam em partes críticas.Vou logo me preparar para comprar Gelo. \o/
    Beijocas
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida,
    caramba, não conhecia o livro e pelo visto a coisa é boa hein??
    Me animei para ler este livro.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida =)

    PRECISO começar a ler esta série. Só que e o tempo? kkk
    De verdade, só ouço bons comentários sobre o primeiro e este segundo livro, e minha curiosidade vai a mil. Parece ser realmente uma série encantadora para qualquer idade. Vou ler assim que tiver uma oportunidade.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  10. Oie!!!

    Eu gostei de Névoa e não vejo a hora de ler Gelo.
    Menina, só não sabia que o clima estava mais para a aventura pesada. Perigo é tudo!! Amei isso!!
    Pelo jeito a autora não caiu na maldição do segundo livro. Muito pelo contrário, pelo que entendi na resenha, ela melhorou ainda mais!!
    Já quero!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Cida,
    Taí uma série que resisto em pedir de parceria!
    Não sei te explicar o porque, mas lendo essa resenha em específico, comecei a achar que a continuação possa ser ainda melhor que o primeiro.
    As capas são lindas e adoro os lançamentos da Farol!
    Elfos, conheço tão pouco sobre eles e sobre as maldades dos seres humanos! Curti, você me convenceu!

    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida,
    Gosto de livros de fantasia e depois da sua recomendação da série, vou colocar na minha lista de desejados.
    As capas são lindas.
    bjs

    http://www.entrepaginasesonhos.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Cida!
    Não sei se leria esta série. :s
    Mesmo após ter lido algumas resenhas e todas serem positivas sobre o primeiro e agora segundo livro, ainda não me deixou interessado ou despertou minha curiosidade, sabe?
    Mas caso tenha oportunidade, darei uma chance. Seus elogios me convenceram um pouco e eu adoro romances doces. Haha
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Cida!
    Uau, 5 estrelas? Que bom que foi uma ótima leitura!
    Não conhecia o livro ainda, o primeiro eu já tinha visto mas não sabia do que se tratava. Fiquei meio perdida durante a resenha, por não saber nada do primeiro, mas tudo bem. rs
    Não faz muito o meu estilo de leitura, mas acredito que pra quem curte o gênero deve ser uma leitura ótima!

    Beijos,
    Fer - http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li nenhum dos dois livros, mas a premissa dessa série me chama muita atenção e espero ler em breve.


    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Cida, tudo bem?

    Ainda não consegui ler Névoa. Ganhei de aniversário, em março, mas até hoje não peguei para ler. Quero me encantar com esse universo também.

    beijos
    Kel
    www,porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  17. Depois dessa resenha tão fofa, deu até vontade de ler o livro.
    Me chamou a atenção e espero ler logo!

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia esses livros, mas parecem ser super interessantes. Adoro livros de fantasia e adoro elfos, primeiro passo pra esse livro me conquistar. Quero muito ler. bjs

    ResponderExcluir
  19. Sou apaixonada pelas capas desses livros (sou apaixonada por capas)
    e não tenho Nevoa, mas sou louca por ele, principalmente por terem Elfos no meio da historia!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!